Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Empreendimento de Economia Solidária

ATUROI Vitória Empreendimento de Economia Solidária

Tela cheia Sugerir um artigo

Nossas Conquistas

9 de Abril de 2013, 21:00 , por rosana kirsch - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Um pouco das nossas conquistas

9 de Abril de 2013, 21:00, por rosana kirsch - 0sem comentários ainda

 

A ATUROI participou ativamente da discussão do modelo de coleta seletiva para São Leopoldo, seja por meio de reuniões, seja com participações em conferências locais.

Atualmente, a Aturoi recebe os resíduos do bairro Rio Branco e do bairro Morro do Espelho e de mais de dez empresas, que estão ingressando automaticamente na cadeia. Estas mudanças trouxeram um aumento da entrada de recursos financeiros.

Para participarmos da coleta seletiva da cidade, as/os associados/as tiveram uma capacitação, juntamente com associadas/os de outro grupo legalmente constituído e que também trabalha com reciclagem. Nesta capacitação realizada pelo poder público foi feita uma preparação das/os recicladoras/es para irem nas moradias do bairro e desenvolverem um trabalho de conscientização das pessoas para separar os resíduos.

Assim, foi instituída a coleta porta-a-porta, quando a/o catador/a vai passando de casa em casa, uniformizado/identificado e com os materiais necessários, fazendo um trabalho de educação para a reciclagem/educação ambiental e a entrega dos sacos para que os resíduos sejam separados. Dias mais tarde, ele/a retorna para coletar estes sacos, levando-os até o caminhão da prefeitura que distribui o material no galpão de triagem da Associação.

A Aturoi vem construindo uma rede de parcerias em sua caminhada, fortalecendo sua integração ao sistema de coleta/reciclagem:

  • relaciona-se com outros grupos e associações, como, por exemplo, a Associação dos Recicladores de Dois Irmãos;
  • participa do Fórum da Economia Solidária de São Leopoldo e de outros fóruns e conferências locais de discussão de economia solidária e reciclagem;
  • tem como parceiros o Projeto Tecnologias Sociais para Empreendimentos Solidários, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo, o Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) e a Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol).

Atualmente, trabalhamos em um galpão alugado bastante mais amplo e o volume de ganhos foi ampliado em aproximadamente 100%.