Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
ou

Tela cheia

Ano 2012

11 de Setembro de 2012, 21:00 , por Aurélio A. Heckert - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 309 vezes

2012 Ano Internacional das Cooperativas

O cooperativismo acaba de alcançar um dos seus grandes marcos na história: recentemente, a ONU declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. O reconhecimento, da importância do cooperativismo para o mundo, é frutoda estreita relação entre a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e a Organização das Nações Unida (ONU), que têm como objetivo comum buscar o desenvolvimento econômico sustentado, a mitigação da pobreza e a intercooperação.

Para nortear as ações que serão realizadas ao longo do ano, foi escolhido o slogan “Cooperativas constroem um mundo melhor”, com o intuito de refletir o espírito cooperativista (de democracia, solidariedade, participação, colaboração, honestidade e responsabilidade social) e também firmar o compromisso com o desenvolvimento mundial. Além de visar aproximar os jovens do mercado de trabalho, mostrando o cooperativismo como importante instrumento para geração de renda e redução da pobreza, a ONU objetiva ainda, mostrar o que o cooperativismo representa para a sociedade brasileira, ou seja, o que ele agrega na economia, na área social e na ambiental.

De acordo com Dados do Relatório Global Business Ownership 2012 – Encomendado pela Organização das Cooperativas do Reino Unido, Coopeeratives UK - hoje, o setor já reúne 1 bilhão de pessoas em mais de 100 países, número bem acima do de acionistas de empresas com capital, que é de 328 milhões. Entre os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), existem quatro vezes mais sócios de cooperativas do que acionistas diretos. Uma média de 15% da população são membros de cooperativas, enquanto que 3,8% são acionistas. Além disso, este é responsável pela geração de mais de 100 milhões de empregos. No Brasil, dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) revelam que, em 2011, o total de associados nesse segmento cresceu 11% em relação ao ano anterior, ultrapassando 10 milhões de pessoas. Quando o assunto é geração de emprego, foram registradas 296 mil pessoas empregadas em 6.586 cooperativas, ou seja, 9% a mais que em 2010. A tendência é que esse número aumente ainda mais nos próximos anos.