Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a BAZART- ateliê de costura e artes manuais
Tela cheia

CIRANDAS.NET - Econoima Solidária na Rede - modelo para oficina

5 de Dezembro de 2013, 21:35 , por Déborah - 33 comentários | 1 pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 112 vezes

O planejamento de uma Oficina se fez necessário pois vários EES estão com dficuldades em manter sua própria página no Cirandas.NET. Segue a ideia base para a realização de uma Oficina:

 

CIRANDAS.NET – Economia Solidária na rede

Objetivo: Possibilitar aos EES acesso à informações sobre ações de Economia Solidária que acontecem pelo mundo afora, incentivando-os a darem opinião sobre os assuntos, interagir com EES de outras localidades, trocar experiências, comercializar seus produtos e serviços através da Internet. A ideia principal é que o acesso à essas informações possam levar à transformação social dos atores envolvidos no processo.

Carga horária: 4 encontros de 3h/cada, totalizando 12h

Local e infraestrutura: inicialmente, será utilizado um dos postos digitais instalados na cidade, mantido pela Fundação Ulisses Guimarães (Posto do Gabinete de Leitura). Infelizmente, não é possível modificar a posição dos computadores na sala. Todos estão encostados na parede. Em 2014 está prevista a instalação de uma Sala de informática no Centro Público de Economia Solidária, onde as oficinas poderão acontecer posteriormente.

Parcerias: Programa de Economia Solidária , Fundação Ulisses Guimarães, Gabinete de Leitura, EES da cidade de Rio Claro

Participantes: inicialmente, 10 pessoas de EES diferentes que já tenham noção básica de informática e internet. Se houver vaga disponível, poderá ser mais de um participante por EES.

Responsabilidades:

- Facilitador: desenvolver material pedagógico, realizar os encontros

- Parceiro Programa de Economia Solidária:  reproduzir material pedagógico a ser entregue para as(os) participantes, convidar os EES para participar das oficinas e realizar inscrições,

- Parceiro Fundação Ulisses Guimarães e Gabinete de Leitura: ceder o espaço para a realização dos encontros e os equipamentos e a Internet em perfeitas condições para uso

- EES – escolher um representante do grupo para participar dos encontros, incentivando-o sempre a estar presente nas atividades e a compartilhar com o grupo posteriormente

Conteúdo / Plano:

Nos encontros, serão utilizados vídeos,  músicas e atividades lúdicas que ajudarão na compreensão e na fixação dos assuntos abordados, que serão:

- Princípios da Economia Solidária: discurso e prática no dia-a-dia dos EES

- Software Livre, liberdade cultural e econômica

- Conhecendo e entendendo o que é uma plataforma virtual: o Cirandas.net

- Consumo responsável, sustentabilidade e comercialização pela Internet

- Blog: uma ferramenta do mundo virtual

- Gerenciando página no Cirandas.NET

Avaliação:

As pessoas participantes responderão dois questionários estrategicamente elaborados – um no início e um no final, que gerarão informações suficientes para que se possa fazer uma avaliação da Oficina.

Planejamento_de_oficinas-detalhado.doc


33 comentários

  • Eu minorrosana kirsch
    12 de Dezembro de 2013, 12:24

    Análise do planejamento

    Oi Deborah,

    O FBES, Petrobrás e a cooperativa EITA estão responsáveis por dar um retorno sobre os planejamentos da atividade presencial, que foi o exercício do módulo 8 do EAD Cirandas. Então, abaixo seguem algumas considerações.

    Planejamento bem estruturado e refletido a partir do curso, inclusive considerando que o espaço onde acontecerá a atividade não permite que se altere a disposição das mesas/ computadores para que as pessoas possam fazer mais trocas. Importante que se perceba e que já se indique que com um espaço para a economia solidária, talvez isto seja superado.

    Em relação à articulação, existe Fórum de Economia Solidária em Rio Claro ou na região? Se sim, será importante incluí-lo na articulação, se não existe, veja como o Fórum Paulista poderia contribuir, ainda que seja na divulgação da atividade.

    Com relação aos conteúdos, será importante incluir a reflexão com os empreendimentos de qual o objetivo de cada um em ter um site na internet. Quando seria o momento para esta reflexão? Ainda sobre o conteúdo, no item Consumo responsável, sustentabilidade e comercialização pela Internet, o ambiente de Aprendizagens traz muito material que pode ajudar, inclusive abordando legislação, como o código de defesa do consumidor. Vale a pena detalhar mais este item, com estes elementos. Veja aqui: cira​ndas​.net​/apr​endi​zage​m

    Como a atividade será para empreendimentos de Rio Claro, inclua na preparação da atividade a lista dos empreendimentos que irão participar e já solicite ao FBES o código de ativação dos sites. Só não precisam de código de ativação aqueles empreendimentos que entraram no Cirandas pela indicação do Fórum Estadual, pois estes receberam um e-mail com as orientações.

    A partir destas considerações, pedimos que edite seu post até dia 20/12, incluindo:
    - O Fórum Local ou o Fórum Paulista nas articulações da atividade.
    - Entre as responsabilidades da facilitadora, incluir a elaboração da lista com os sites no Cirandas dos empreendimentos que participarão da atividade e solicitar ao FBES os códigos de ativação.
    - No conteúdo, incluir o debate sobre o objetivo de cada um em ter um site na internet e itens que considera importante serem abordados dentro de Consumo responsável, sustentabilidade e comercialização pela Internet.

    Caso considere que algumas das indicações de alteração acima não se adequam à sua realidade, deixe um comentário aqui até o dia 20/12.

    Abraços!
    Rosana


    • Eu minorrosana kirsch
      18 de Dezembro de 2013, 12:40

      Atenção: 20 de dezembro

      Olá Deborah!

      Você tem até dia 20 de dezembro para fazer os ajustes no seu planejamento e/ou comentar a análise do seu planejmento.

      Fico no aguardo,
      Rosana


  • Rosto minorDébby
    19 de Dezembro de 2013, 5:35

     

    Olá, Rosana!
    Agradeço muito seus comentários.
    Sobre alteração no planejamento que está no blog, não vejo necessidade, pois;
    1) O Fórum Local tem reuniões mensais e se articula dentro do Programa de Economia Solidária que existe na cidade. Eu mesma faço parte dessa equipe de articulação.
    2) Os empreendimentos que participarão da atividade ainda não possuem site no Cirandas, portanto, não tem como pegar código de ativação com o FBES. Já foi solicitada uma Loja Virtual no Cirandas para os EES apoiados pelo Programa de Economia Solidária. Assim que for aprovada, será possível os EES incluirem seus produtos no site. Hoje, dos 5 EES de Rio Claro que existem no Cirandas, 2 não existem mais (cooperativa de panificação e de costura), 1 está em reforma (loja de artesanato solidário), 1 não tem participado das atividades de economia solidária (rota da arte), e 1 não comercializa pelo Cirandas (cooperativa de recicláveis - negocia com empresas grandes, que não fazem parte da rede).
    3) O debate sobre consumo responsável, sustentabilidade e comercialização pela Internet acontecerá na AULA 3, conforme já consta no Plano de Aula

    Um abraço,
    Déborah


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Cancelar