Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia

Blog

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Buscapé

20 de Agosto de 2009, 21:00, por Berg Campos - 1Um comentário

Crianças do Buscapé emocionam público durante a VII Conferência
Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Salvador


Meninos e meninas com idades entre 10 e 14 anos do grupo Pandeirada, do Projeto Buscapé, subiram ao palco durante a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e emocionaram uma platéia de aproximadamente 150 pessoas. A apresentação foi marcada pela diversidade de ritmos e instrumentos musicais. O evento aconteceu na última sexta-feira (31/07), no Colégio das Mercês, em Salvador.

Ansiedade, “frio na barriga” e nervosismo não faltaram às crianças quando se depararam com o auditório cheio. Mas, assim que pisaram no palco e pegaram os seus instrumentos, essas sensações foram mandadas para bem longe e o que as crianças queriam mesmo era mostrar o que sabiam. E mostraram muito bem. “No começo, eu fiquei com medo, nervosa, mas depois me soltei”, contou Rebeca Cerqueira, 10 anos. Para Jeferson Brito, 10 anos, o motivo foi simples: “eu estava muito sério, mas as pessoas foram tão gentis que eu relaxei”. Seja com aplausos, seja cantarolando canções o público participou a todo o momento da apresentação musical.Dscf5108

No repertório do grupo, uma variedade de ritmos: funk, baião, samba, capoeira, xodó, coco e ritmos latinos. Além dos pandeiros, claves e flautas, a Pandeirada apresentou um novo instrumento percussivo apelidado pelo grupo de pet-chique. O instrutor de música, Berg Campos, explica que o instrumento é feito com garrafas pet recicladas. “O que queremos mostrar é que arte e consciência sócio-ambiental podem e devem andar lado a lado”, ressaltou o educador responsável por ministrar as oficinas de música para um grupo de cerca de 20 crianças e adolescentes moradores de Cosme de Farias, bairro popular de Salvador.

Diane, presidente da Rede Social do Adolescente e da Juventude da Associação Unidos de Periperi adorou a invenção. “O som é muito legal e é fácil de aprender, repare, já estou quase aprendendo”, disse a jovem animada com os pet-chiques nas mãos. Diane contou que está desenvolvendo um trabalho de arte-educação na comunidade onde mora e ficou encantada com o trabalho do Buscapé. “Quero fazer algo parecido lá em Periperi!”, concluiu.

A VII Conferência Municipal – O evento, que aconteceu durante os dias 29 e 31 de julho de 2009, teve como objetivo deliberar sobre a Política Municipal de defesa e garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. O tema desta edição da Conferência foi “Construindo Diretrizes da política e do Plano Decenal”. Após palestras e debates em grupos os delegados e delegadas elegeram as propostas que serão apresentadas ao Poder Municipal. Durante o evento também foram escolhidos através de votação as pessoas que irão representar a Bahia na Conferência Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

Sobre o Buscapé - Criado em 1997, o Buscapé é um projeto de arte-educação inclusiva e cidadania composto por cinco instituições: Associação Vida Brasil; OIMBA – Oficina de Investigação Musical da Bahia; CRPD – Centro de Recuperação e Prevenção das Deficiências; CAMA – Centro de Arte e Meio Ambiente e Organização Sementes do Amanhã.

O Buscapé oferece oficinas de artes cênicas, artes visuais, percussão, pandeiro e confecção de instrumentos para crianças e adolescentes (incluindo pessoas com deficiência), moradores de bairros populares de Salvador, entre eles Alagados/Uruguai, Cajazeiras, Ilha Amarela, Cosme de Farias e Centro Histórico.

Além dessas atividades, os meninos e meninas participam de formações nas áreas de cidadania, direitos humanos, equidade, comunicação, entre outras temáticas. O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA é a grande base de todo o trabalho desenvolvido. Com o ciclo de seminários temáticos, objetivamos ampliar entre as crianças e os adolescentes as discussões sobre a promoção e garantia dos direitos humanos.



0 comunidades

Nenhum(a)

Empreendimentos Favoritos

Nenhum(a)