Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Tela cheia

Boletim das Finanças Solidárias

16 de Março de 2015, 11:26 , por Boletim Finanças Solidárias - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Licenciado sob CC (by-nc-sa)

O Boletim Informativo das Finanças Solidárias trará notícias, informações e reflexões sobre os Bancos Comunitários de Desenvolvimento, as Cooperativas de Crédito Solidário e os Fundos Solidários pelo Brasil. O Boletim também trará notícias sobre as reflexões e ações do Comitê Temático de Finanças Solidárias e Crédito do Conselho Nacional de Economia Solidária.


2º Encontro de Finanças Solidárias da Amazônia.

18 de Maio de 2015, 16:03, por Boletim Finanças Solidárias - 0sem comentários ainda

 

Aconteceu nos dias 29 e 30 de abril 2015 o Encontro de Bancos Comunitário Pará e Amapá e o 2º Encontro de Finanças Solidárias da Amazônia, em Belém (PA). Organizado pelo Instituto Capital Social da Amazônia

Além de discussões conjuntas entre SENAES, Fundos Solidários e Bancos comunitários de Desenvolvimento, discutiu-se a conjuntura dos bancos comunitários do Pará e do Amapá. Também discutiu-se sobre a Rede Brasileira de Bancos Comunitários e novas formas de potencialização dos bancos comunitários, como o E-dinheiro.

No Encontro das Finanças Solidárias houve painéis sobre as expressões das Finanças Solidárias: Bancos comunitários de Desenvolvimento, Fundos solidários e Cooperativas de crédito solidário. Um dos pontos importantes no debate realizado foi a respeito do financiamento de políticas públicas de Finanças Solidárias da Amazônia, Pará e Amapá, bem como as diretrizes para PPA 2016-2019 para Finanças Solidárias na região. Participaram da discussão SENAES, SEASTER, SEPLAN e o Vice-Governador do Estado do Pará.

Mais informações: http://www.institutovitoriaregia.org.br/site/noticias.php?id=547

 

 

Ainda foram convidadas experiências de finanças solidárias para falarem sobre as perspectivas das finanças solidárias no Brasil. Participaram desse momento o Banco Palmas, a Cresol, o Instituto Vitória Régia, o Instituto Capital Social e o Nesol-USP.

 



I Intercâmbio técnico de Finanças Solidárias

18 de Maio de 2015, 15:30, por Boletim Finanças Solidárias - 0sem comentários ainda

Durante os dias 20, 21 e 22 de Maio, acontece o I Intercâmbio Técnico de Finanças Solidárias. Essa atividade está prevista no “Projeto Nacional de Finanças Solidárias – Apoio e fomento às iniciativas de finanças solidárias com base em bancos comunitários de desenvolvimento, fundos solidários e cooperativas de crédito solidário”, convênio 00039/2013, financiado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE). Participarão desse primeiro intercâmbio representantes Fundos Solidários, Bancos Comunitários e Coooperativas de Crédito Solidário, entre eles Banco Palmas, Banco Bem, Banco Tupinambá, Cáritas, Centro de Estudos e Assessoria, Ascoob, Crehnor, Nesol-USP .

A ideia do intercâmbio surgiu com o intuito de constituir um processo de produção conjunta de conhecimento ligado ao tema das finanças solidárias a partir do cotidiano de trabalho, suas dinâmicas, ferramentas, desafios e potencialidades de cada uma das iniciativas de finanças solidárias.

Esta atividade do intercâmbio técnico é parte de um processo mais amplo de encontros e articulações entre as três iniciativas de finanças solidárias que vem acontecendo de forma mais sistemática desde início de 2014.

Embora há muito tempo as iniciativas se reconheçam e são reconhecidas como finanças solidárias e como economia solidária, participem e se encontrem nos fóruns e conferências, realizem atividades conjuntas, não havia um processo sistemático de diálogo e construção de pautas e agendas comuns entre as três iniciativas. Com esse sentido de constituir uma dinâmica mais integrada das finanças solidárias, o Nesol, via projeto financiado pela Senaes/MTE, tem dado suporte à diversas atividades de articulação e integração dos bancos comunitários, cooperativas de crédito e fundos solidários.

 

 



Rede de Fundos Rotativos Solidários da Bahia realiza 1° Encontro de Articulação

18 de Maio de 2015, 15:05, por Boletim Finanças Solidárias - 0sem comentários ainda

[Do site da Cáritas: http://caritas.org.br/rede-de-fundos-rotativos-solidarios-da-bahia-realiza-1-encontro-de-articulacao/29217]

O Projeto de articulação da Rede de Fundos Rotativos Solidários (FRS) do estado da Bahia, convênio entre Cáritas Regional Nordeste 3 e governo do estado da Bahia, por meio de edital da Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (SETRE), teve a sua primeira ação realizada nos dias 29 e 30 de abril de 2015.

O 1º Encontro para Articulação da rede de FRS da Bahia aconteceu na Casa Kolping, localizada em Salvador, e contou com a presença de representações de 9 empreendimentos/instituições, que atuam no âmbito da Economia Solidária desenvolvendo a metodologia de Fundos Rotativos Solidários, além de assessoras da Cáritas Regional NE3.

Esse evento buscou trabalhar a coesão grupal e apresentar os conceitos relevantes para a construção da Rede de FRS. Para isso, no primeiro dia, os participantes trocaram experiências por meio do diagnóstico da situação atual dos empreendimentos, identificando quais as ameaças, potencialidades, fragilidades e fortalezas de cada grupo; conheceram a realidade da Rede Gavião, da região de Vitória da Conquista, apresentada por Denilson Rocha Moura, que expôs sobre a criação da rede, quais as cooperativas e associações que a compõem, como se organizam, as principais ações e projetos desenvolvidos e a importância do trabalho em rede. 

No segundo dia, as reflexões continuaram e, após assistir o vídeo “O mundo em rede – Redes de cooperação e Produção sustentável”, o grupo debateu sobre o conceito do termo Redes e capital social, além de levantar quais os desafios e as vantagens da atuação em rede. Também foram pensadas as expectativas e o porquê das organizações/empreendimentos de Economia Solidária atuarem em formato de rede, ressaltando que manter um canal de comunicação entre os empreendimentos de economia solidária e participar de outros espaços de debate sobre essa temática são ações importantes para manter a rede ativa.

Por fim, as assessoras da Cáritas Regional NE3, Amanda Silva e Maíra Silva, apresentaram a proposta do Projeto de articulação da Rede de FRS, destacando o papel da Cáritas como agente de animação da rede, oferecendo espaços de formação e articulação dos grupos envolvidos. 

O próximo encontro da Rede de FRS Bahia foi agendado para o segundo semestre desse ano.

Por Iasmin Santana :: Assessora de Comunicação da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3



Centrais de Cooperativas de Crédito realizam Seminário Nacional

18 de Maio de 2015, 14:54, por Boletim Finanças Solidárias - 0sem comentários ainda

[Do site da Confesol: http://www.confesol.com.br/notindividual.php?id=NDQ=#.VVokSvlViko]

O III Seminário Nacional do Cooperativismo de Crédito Solidário reuniu mais de duzentas lideranças do cooperativismo de crédito solidário de todo o Brasil para discutir os avanços e desafios do crédito solidário para a Agricultura Familiar.

Na abertura oficial do evento ocorrido em 14 de abril, no Hotel Nacional em Brasília foi realizada uma mesa de honra com a presença do Presidente da Confesol, Ailton Croda, Presidente da Unicopas, Luiz Possamai, o Ministro do Desenvolvimento Agrário – MDA, Patrus Ananias, Ministro do Trabalho e Emprego, Manuel Dias, Senador da República/TO, Donizete Nogueira, Diretor Executivo FGCoop, Lucio Faria, Diretora Técnica do Sebrae, Heloisa de Menezes, representante da Contag, Alessandra Lunas, representante da Assessoria da Presidência da Caixa Econômica Federal, Eliane Mattioli, Gerente de Negócios Cooperativistas do Banco do Brasil, Álvaro Tosetto, além de deputados federais e homenageados.

O evento também contou com a presença dos diretores das cooperativas filiadas a Confesol, pertencentes às Centrais de Crédito Ascoob, Crehnor, Cresol Central, Cresol Sicoper e Central Cresol Baser.

Em sua abertura o Seminário realizou o lançamento da pauta institucional do Cooperativismo Solidário é um marco histórico do Cooperativismo no Brasil, onde os sistemas Unicafes – União Nacional das Coop da AF e Economia Solidária, a Unisol – Central das Coop e Empreendimentos Solidários e a CONCRAB – Confederação das Cooperativas da Reforma Agrária do Brasil, reúnem forças e constituem a Unicopas – União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias, que juntas através da sua base social, está presente em todos os Estados Brasileiros e representa mais de 2 mil cooperativas com atuação nos mais diferentes setores da economia e engloba um público de aproximadamente 550 mil organizados segundo os princípios do cooperativismo e da economia solidária.

“A pauta política da UNICOPAS representa a síntese de demandas e proposições dos trabalhadores do campo e da cidade que, organizados em cooperativas buscam a inserção nos processos de desenvolvimento local com geração de renda e trabalho de forma justa e solidária, promovendo a democratização das oportunidades na busca de qualidade de vida para todos e todas”, destacou o Presidente da Unicopas, Luiz Possamai.

Na oportunidade também foi realizado a assinatura de convênios entre a Confesol e o Sebrae Nacional, e entre a Unicafes e o Trias e o estado de Minas Gerais, em prol ao desenvolvimento do cooperativismo de crédito e da economia solidária.

Finalizando as falas, o Presidente da Confesol, Ailton Croda, destacou a importância do momento que contou com presenças representativas para o crescimento e desenvolvimento do Cooperativismo Solidário da agricultura Familiar, “Esse Seminário é um marco para que possamos cada vez mais avançar junto aos parceiros estratégicos e nos pautar nos desafios atuais do cooperativismo, voltando a promover a inclusão social, desenvolvendo produtos e serviços adequados articulando os diferentes ramos cooperativistas. Esses avanços dependem de cada um de nós: ministros, autoridades, diretores, colaboradores, nos desafiando na busca de novas oportunidades, superando os desafios a cada dia”, concluiu.

Homenagens:

Durante a primeira noite do evento o Seminário também contou uma homenagem aos grandes lutadores e defensores da Economia Solidária, do direito a Cidadania e do Cooperativismo, o ex-senador e Secretário de Direitos Humanos, Eduardo Suplicy, o Deputado Federal e fundador do Sistema Cresol, Assis do Couto e o Secretário da Economia Solidária, Paul Singer. A homenagem foi realizada pelo Presidente do Instituto Infocos, Vanderley Ziger, que lembrou a importante caminhada e cada um dos homenageados.

Painéis:

O Seminário também apresentou uma programação envolvendo discussões e painéis com atores e parceiros do cooperativismo solidário, dentre eles BACEN, BNDES, Banco do Brasil, FGCoop, Sebrae e especialistas em Cooperativismo e Economia Solidária. Durante o dia 15 de abril foram realizados os painéis, com temas focados nas políticas públicas e o papel do cooperativismo solidário para promover o desenvolvimento rural sustentável, além de temas como os desafios da inclusão sócio financeira no Brasil e ainda a relação do cooperativismo de credito e órgãos reguladores.

Assembleia Geral:

O Seminário contou ainda com os trabalhos em grupos que apresentou as discussões sobre os desafios e perspectivas, encerrando com a realização da Assembleia Geral da Confesol.



I Encontro de Políticas Integradas de Economia Solidária do Distrito Federal

18 de Maio de 2015, 8:03, por Boletim Finanças Solidárias - 0sem comentários ainda

Estão abertas as inscrições para o I Encontro de Políticas Integradas de Economia Solidária do Distrito Federal. 

A atividade é uma realização do Fórum de Economia Solidária do DF e Entorno e da Secretaria Nacional de Economia Solidária/MTE

DATA: 20 de maio de 2015 (quarta-feira)
HORA: 8h30 às 17h
LOCAL: Auditório MTE - Brasília/DF

Inscrições: http://cirandas.net/fesdfe/noticias/i-encontro-de-politicas-integradas-de-economia-solidaria-do-distrito-federal