Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia

Qual linguagem de programação usar para aprender algoritmos e programação orientada a objetos?

2 de Dezembro de 2017, 13:47 , por Caio - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 55 vezes
Licenciado sob GNU FDL

Tenho me debruçado sobre os desafios do processo de aprendizagem de linguagem de programação à cerca de alguns meses, quando estive como professor desse temática na Universidade Federal do Sul da Bahia. Durante as vivências que desenvolvi com estudantes no período, ficou evidente que o uso da linguagem C era repleto desafios, como: detalhes sobre alocação de memória, tipificação de dado estática com diversos tipos númericos (int, float, double, long) alem de suas variações de tamanho (long e short) e, por fim, mas não menos complexo, a sintaxe C, que não é tão intuítiva. Apesar dos detalhes de baixo nível que a linguagem C necessita serem essenciais para um conhecimento aprofundado do tema, tornam-se barreiras estruturantes para estudantes que estão iniciando seus estudos sobre essa temática.

Em virtude desses desafios tenho pensado em usar outras abordagens. Nessa busca, observo que linguagem Python pode apresentar alguns caminhos! Alguns motivos me apoiam nessa decisão são: a linguagem de programação possui uma comunidade ativia de solicita; abordagem simples e efetiva para a programação orientada a objetos; sintaxe elegante e tipagem dinâmica; ideal para o desenvolvimento rápido de aplicações em diversas áreas.

O objetivo dessa escolha por Python deve-se ainda a sua caracteristica multiparadigma, que permite iniciar com conceitos básicos da programação estruturada (sequência, decisão e repetição), úteis para escrita de algoritmos, e depois abordar os fundamentos da programação orientada a objetos, afim de utilizar suas vantagens: baixo acoplamento e alto reuso. Essa decisão assume que nenhum paradigma é capaz de resolver todos os problemas da maneira mais elegante ou eficiente.

Poderia ter optado por outras linguagens como  C++ ou Ruby, mas observando as tendências do desenvolvimento de software, escolhi Python. De acordo com o blog CodeEval, em sua pesquisa "as mais populares linguagens de programação", que analisa mais de 600 mil testes de codificação enviado por mais de 2 mil empresas, Python é a linguagem mais utilizada pelo 5º ano seguido.

 

 

Sugiro que aquelas e aqueles que estiverem começando a aventurar-se pelo incrível mundo da programação, dediquem algum tempo para aprender essa linguagem. Para ajudá-los segue alguns links que organizei recentemente:

 

Instalando Python no Windows (link) e no Linux (link)

Lista de IDE para programar em Python? (link) e quais as mais usada (link)

Qpython 3 IDE para usar Python no Android (link)

Versão comunitária do Pycharm (link)

Tutorial Python (link)

Mini-curso introdutório de Python desenvolvido pela Code Academy – em português (link)

Aprendendo a Programar com Python - Luis Felipe de Araujo Zeni – em português (link)

Curso introdutório de Python desenvolvido pela Google para seus funcionários - em inglês (link)


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar