Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia

Banco Sol/ Banco Comunitário de Desenvolvimento

14 de Junho de 2012, 21:00 , por Casa Sol/ Cariacica, ES - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 478 vezes

O Banco Sol nasce em 2008 através do trabalho da Associação Costumes Artes com moradores/as da região 10 e 13 do município de Cariacica/Espírito Santo. Que durante os anos de 2006 e 2007 iniciou processo de sensibilização e mobilização dos moradores e instituições que atuam na região.

Na tentativa de envolver os moradores qualificados, em empreendimentos econômicos solidários e despertar ao exercício da Economia Solidária, com foco nas finanças solidárias. Deste processo através da parceria com a Prefeitura de Cariacica/Secretaria Desenvolvimento Econômico e Turismo/Gerencia de Economia Solidária, Ateliê de Idéias/Banco Bem, Comitê de Voluntariados do banco do Brasil no Espírito Santo, moradores/as e lideranças comunitárias criam coletivamente o Banco Sol/Banco Comunitário de Desenvolvimento.

O Banco Comunitário de Desenvolvimento é um sistema integrado de crédito, produção, comércio e consumo, que promove o desenvolvimento local e busca a melhoria da qualidade de vida, na perspectiva da Economia Solidária.

O Banco Sol é um Banco Comunitário de Desenvolvimento gerido pela Associação Costumes Artes e pelos moradores do Território do Sol/região 10 e 13 do município de Cariacica com objetivo de oferecer serviços financeiros solidários para geração de trabalho e renda, melhoria de moradias e o desenvolvimento local sustentável em Economia Popular Solidária.

A forma de atendimento do Banco e os serviços oferecidos por ele foram construídos pelos moradores e todo este fluxo de funcionamento integra a Política de Atendimento do Banco Sol que é revisada semestralmente pelos moradores do Território do Sol na plenária do Fórum de Desenvolvimento Comunitário. Banco Sol é uma das formas de organização e experimentação da economia solidária, essas diferentes maneiras (bancos comunitários, coletivos de produção, cooperativas, associações, clubes de trocas, dentre outras) de viver e fazer a economia solidária estão em seus municípios, estados e no Brasil articuladas em redes e fóruns. Os Bancos Comunitários possui a Rede Nacional de Bancos Comunitários, onde o Banco Sol e tantos outros estão integrando esta rede.

PRODUTOS DO BANCO SOL

Linhas de crédito

• Crédito Produtivo no valor de até R$500,00. • Crédito Habitacional no valor de até R$ 800,00. • Crédito de Consumo no valor de até G$ 50,00 (Cinqüenta Girassol).

GIRASSOL

É uma moeda social/circulante local que circula somente nos comércios do Território Sol, onde os mesmos são credenciados pela Associação Costumes Artes e estes assinam um Termo de Compromisso com objetivo de fazer o Girassol circular, ou seja, as riquezas circulam e com isso aquece a economia local, a geração de trabalho e o aumento da qualidade de vida dos moradores do Território do Sol.

Após assinatura do termo de compromisso o comerciante recebe adesivo de identificação que visualiza que o estabelecimento recebe a moeda Girassol.

FUNCIONAMENTO

COMITÊ DE ANALISE DE CRÉDITO

Formado por lideranças comunitárias e pela equipe do Banco Sol, onde o agente de crédito apresenta os pedidos de crédito e todos discutem e deliberam ou não a concessão do crédito.

FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO

Espaço coletivo de discussão e deliberação dos moradores do Território do Sol, criado no processo de implementação do Banco Sol em 2008, onde se debate diferentes assuntos relevantes para o desenvolvimento sustentável do Território do Sol envolvendo moradores, instituições públicas ou privadas que atuam no Território.


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    2 amigos

    0 comunidades

    Nenhum(a)

    Empreendimentos Favoritos

    Nenhum(a)