Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

INFORMAÇÕES DA CCES-MS

4 de Abril de 2011, 21:00 , por TEREZINHA - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 257 vezes

CENTRAL DE COMERCIALIZAÇÃO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DE MS- CCES-MS

           

Os Objetivos da CCES:

- Proporcionar um espaço de comercialização dos produtos da Economia Solidária, promovendo a formação para os próprios empreendimentos, além de dar visibilidade ao movimento no estado, servir de referência.

- Proporcionar aos trabalhadores (as) integrantes do movimento, espaço digno de comercialização de seus produtos, garantindo a participação dos mesmos na gestão.

- Divulgar a Economia Solidária no Estado, realizando ações voltadas para a conscientização do consumo consciente, bem como, para a criação/organização de novos núcleos de base da Economia Solidária.

- Proporcionar espaço para a organização da Secretaria Executiva do FEES/MS, para servir de referencia do movimento aos empreendimentos e público em geral, garantindo a articulação, a socialização de informações e a organização dos assuntos referentes à Economia Solidária.

 

Um pouco da história da CCES-MS

 

A Central de Comercialização de Economia Solidária de MS (CCES-MS), inaugurada em 13 de novembro de 2006, é um projeto do Fórum Estadual de Economia Solidária (FEES/MS), em parceria com o governo do estado através da Fundação do Trabalho e Qualificação Profissional (FUNTRAB).

            A CCES-MS está localizada na capital, na Rua Marechal Cândido Mariano Rondon, 1.500 – Centro, Campo Grande-MS Brasil

Os componentes da CCES são grupos de produção organizados nos bairros, da capital em forma de Núcleos de Economia Solidária e Núcleos organizados  em mais 24 municípios do Estado.

             A população envolvida são pessoas de baixa renda, que em sua grande maioria possuem ensino fundamental e ou ensino médio. A faixa etária dos envolvidos é bastante variada, porém a predominância é de mulheres acima dos 40 anos.

            Dentre os membros da Central, há comunidades rurais (agricultores (as) familiares da reforma agrária e pequenos produtores rurais), comunidades quilombolas e comunidades indígenas e os artesãos (ãs), costureiras e trabalhadoras da alimentação moradores das áreas urbanas.

             A CCES-MS vem propiciando cada vez mais, a aproximação entre os empreendimentos da capital e do interior do estado, fortalecendo assim, a interiorização do FEES.

            Com o objetivo de fortalecer a produção e a comercialização oriunda da economia solidária, a implantação deste novo jeito de comercializar, onde todos (as) são donos (as) da loja, e como donos (as) todos devem assumir o trabalho na loja, buscando novos mercados e dando visibilidade aos produtos da economia solidária, a CCES-MS vem se tornando referência para o movimento no estado, contribuindo muito com a interiorização do FEES-MS, através da criação dos núcleos de base do movimento.

            A forma de organização é baseada em núcleos nos bairros, municípios, onde deve haver reuniões mensais, não só com produtores (as), mas com outros membros da comunidade que queiram se integrar ao movimento. Neste Núcleo o grupo de produção escolhe um Coordenador (a) e um (a) Vice, que são os responsáveis, direto, com a loja, são eles (as) que dão entrada em produtos, recebe o valor vendido na quinzena e repassam ao grupo, organizam a escala dos membros para estarem na loja cuidando da limpeza, embalagens, vendas, enfim do que for necessário a cada dia.

            As decisões são tomadas no coletivo, através de Assembléia anual, Conselho Gestor com 10 membros, Reuniões de Coordenadores e Gerentes - mensal, ou  mesmo reuniões ampliadas quando necessário.

            Cada dia da semana, de segunda a domingo, tem uma pessoa que assume o papel de Gerente da loja, e com ela uma Equipe que realizam o atendimento na loja, cuidando de tudo o que for necessário para o funcionamento da loja (limpeza, organização, embalagens, caixa, pacotes, vendas, atendimento ao cliente, etc.). A Equipe diária é formada por 04 a 05 pessoas por período, das 07h30minh as 13h30 a primeira turma, das 13h30minh as 18h30minh segunda turma, porém tem pessoas que por decisão própria ficam o dia todo. A escala é feita nos grupos de acordo com a possibilidade de cada um (uma), o importante é que todos os grupos indiquem quem vai para a loja, e que na medida do possível todos os membros do grupo passem pela escala. As pessoas envolvidas nessa dinâmica diária da loja são dos Núcleos de Campo Grande, porém aberto aos membros do interior quando vêem a capital.

            Na parte administrativa, mais diretamente, tem duas pessoas que recebem uma ajuda de custo (também são integrantes da loja), e se dedicam ao controle de estoque e controle financeiro (controle de vendas, pagamentos, compras), sendo que uma delas responde pela Gerencia administrativa financeira, fazendo o papel de gerencia geral.

            Em relação aos grupos do interior, por não poderem auxiliar no cuidado diário da loja, deixam uma contribuição maior na taxa de manutenção, compensando assim os colegas de Campo Grande que cuidam no dia-a-dia a loja, com a compra de parte da alimentação de quem esta trabalhando na loja com esta diferença da taxa. Os de Campo Grande deixam 25% e os do interior 30%. Sendo que 20% são para a manutenção/funcionamento da loja, 5% é uma contribuição para o FEES/MS, que utiliza este recurso para visitas e reuniões com os grupos integrantes da Central, pequenas formações, comunicação...

            A participação do poder público estadual é com a cedência do prédio, com luz, água e agente patrimonial e assessorias esporádicas.

            Os produtos que vem sendo comercializados são muitos variados: o artesanato em suas várias ramificações, confecção, alimentação embalada, produtos da agricultura familiar, material de limpeza, extrativismo do cerrado, reciclagem...

           

 

Sebastiana Almire de Jesus (Tiana)

Coordenadora do Conselho Gestor da CCES e membro da Coordenação Executiva do FEES/MS.

 


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    Nenhum artigo selecionado ainda.

    CCES-MS

    Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Brazil

    fotos da central

    EMPREENDIMENTOS

    MUNICIPIOS C/PRODUTO

    CENTRAL DE COMERCIALIZAÇÃO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DE MS- CCES-MS Os Objetivos da CCES: - Proporcionar um espaço de comercialização dos produtos da Economia Solidária, promovendo a formação para os próprios empreendimentos, além de dar visibilidade ao movimento no estado, servir de referência. - Proporcionar aos trabalhadores (as) integrantes do movimento, espaço digno de comercialização ...