Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Blog

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Seja bem vindo(a) a nossa página! Aqui voce fica sabendo de todas as atividades formativas do Centro de Formação em Economia Solidaria do Centro Oestes

Oficina dos Cirandas e Fluxos em Parceria com CFES-C.O.

6 de Abril de 2011, 21:00, por Rutiléia de Sá Arruda - 0sem comentários ainda

Aconteceu nos dias 21 e 22 a Oficina Regional do Cirandas e Fluxos uma parceria do IBASE com o CFES-C.O. Nesta atividade contamos com presença de 40 pessoas  sendo 10 pessoas dos quatros estados: GO, MS, MT e DF da regiao  Centro Oeste.

A Oficina teve como obejtivo a capacitação de formadores no software do Cirandas e nas discussões sobre fluxos de saberes.

 

 

Relatorio da atividade

a)      Apresentação dos participantes

b)      Visão geral sobre o projeto e a metodologia utilizada.

c)      Metodologia e programação

d)      Conteúdos sobre redes e cadeias, fluxos, informações e relações com os princípios de ecosol. Apresentação da Cartilha um IBASE)

Formação em economia solidária

       Construção participativa

      Metodologia de formação

      Redes e fluxos

05 oficinas para 200 formadores

 4 cartilhas e vídeo participativos

Distribuição nacional de materiais.

Distribuição de materiais didáticos e programação

Apresentação dos participantes

 Ibase, FBES eCFES-CO

Apresentação dos participantes do curso da ciranda e fluxo

Usado uma dinâmica do mural: 3tarjetas nomes, empreendimento, rede ou fórum.

O projeto foi pensado em 2007 e  o dialogo foi feito com o CFES, ninguém mais vai inventa a roda a roda já esta criada. Esse projeto é um projeto financiado pela Petrobras, e essa é a primeira oficina, e queremos fazer o registro de toda metodologia, temos um grupo de empreendedor individual La no moro do alemão.

Vamos trabalhar o tema do instituto; nº 1 cartilha  Um novo olhar sobre a pratica.

Três cartilhas que vai ser distribuídas para o trabalho nas oficinas.

Objetivo da oficina da ciranda é familiar com as ferramentas e amanha voltar com a estratégia.

Só vai receber certificação quando for criados os pontos de paio para formar os 10 empreendimentos de cada estado. É uma oficina de formação de formadores e tem um prazo de 06 meses a um ano. Não estamos aqui pra dar uma receita, mas que cada ver a sua realidade e a idéia é ser reflexível. O papel do fórum é validar esse ponto de apoio da ciranda ele é permanente, e esse ponto pode ser aumentado e multiplicado, pode ser uma pessoa que da uma hora de seu tempo pra trabalhar com esses empreendimentos e o FBES vai ter um farejador.

O que são redes e cadeias solidarias?

Temos que pensar no empreendimento como ele esta se movendo e não como uma caixinha fechada. Temos que ver como esta se estabelecendo relações e fluindo ali, o que os participantes estão pensando. E essa cartilha é um novo olhar sobre a prática.

Na cartilha tem um exemplo de fluxo que é o rio. A imagem do rio é sempre a água correndo, ver o que esta mexendo e que não esta parada. Uma coisa é olhar a estrutura, outra coisa é ver como as coisas fluindo dentro dessa estrutura.

Quando falamos de fluxo de saberes falamos dos artesanatos, do fluxo do poder, de auto gestão,fluxo de materiais porque entra energia entra materiais primas.

O que estamos propondo é ter esse olhar nesses tipos de fluxos diferentes. Sempre quando falamos de fluxo temos que mexer com a informação. O que é informação?

Surgiu varias reflexões sobre informações. Informação nada mais é do que um dado, só que a construção de dados não é mais informação, já é conhecimento, EX. sentimos calor com o sol, isso é conhecimento. Conhecimento é informação processada. Para consolidar a informação é preciso sistematizar para ganhar conhecimento Comunicação é o meio, a propaganda é esperar algo de alguém, a comunicação popular. O que é informação na área de fluxo em economia solidária.

Quatro princípios que criamos para fluxo e informação:

      Cooperação- quando a coleta de informação se faz em cooperação. (padigma da Coop.é competição)uma grande catrastofe é a patente, uma estupidez, não existe idéias originais, tudo vem La detrás). 

      Principio do conhecimento-

      Autogestão- tomada de condições de igualdade pelos diferentes atores envolvidos.

      Principio circulação sem concentração- Fluxo não concentrador- é aquele que tem um ciclo fechado e fluxo concentrador- fluxo de poder.

 

Cirandas- é uma rede social, é uma ponta do Iceberg, site dos empreendimentos.   O sistema vai fazer a ponte de um empreendimento com o outro, Ex. MT Katia-Goias Joelma, ambas fazem bolo de fubá e os ingredientes os mesmos e entra na ciranda e ver produtos que são orgânicos e podem ser comprados nos coletivos.

Formação de fluxo pode se casar com a formação de cirandas. 21.000 empreendimentos mapeados, e apenas só 230 ativados no ciranda. São aqueles aprovados na quarta plenária.

O que o fluxo da informação pode ajudar na economia solidária-

 - Compartilhar informação;

- Fortalecer com compras em comum;

- Perceber que a informação é um patrimônio vivo.

Com a tenção nos fluxos, pode se avaliar como ela funciona e onde estamos, qual precisa melhorar e onde pode fazer.

Cadeias- um olhar sobre as informações que  podemos ou não partilhar com os consumidores nos perante avaliar como esta a nosso  empreendimento nossas redes.

O que é legal de falar sobre empreendimento e o que não é legal.

Processo auto critico de avaliar o empreendimento.

O empreendimento tem que esta conectado com toda a comunidade, prefeitura, governo.

Estar ligado no espaço físico e todos que esta ligada ao seu redor, perceber que não esta só na parte econômica, esta aqui nosso fluxo de saber.

Fazer mapas que não seja só dos empreendimentos, mapa para gerar conhecimentos e forças políticas, pensarem como fluxos e ver pra que serve esse olhar sobre fluxos.

Podemos trilhar três caminhos- olhar de uma forma sistêmica.

Treinar o olhar que permite ver coisas que agente não, treinar a fala, e a oficina e mexer nisso e como faço para trabalhar isso.

Precisamos ter um jeito, mas fácil de treinar essa fala.

Precisamos sistematizar de uma forma de se multiplicar, comunicar e fazer um acumulo dessas experiências.

Falas significativas de como podemos avançar na tecnologia que é a ciranda, pois e ele não esta pronto:

- Cada vez que conversamos aparecem idéias novas.

- Um elemento lição aprendida.

-  Avaliar a proposta do curso.

- Ver a necessidade de cada empreendimento.

-E que o curso não seja uma camisa de força.

- Pensar num sistema pras redes. Temos muita dificuldade de levar os empreendimentos para fazer a formação no ramo da informática, às vezes falta motivação, quando percebe que é bom pra vida da pessoa e ai interessa fazer.

- Tem pessoas que já consegue acessar e alimentar o site. Talvez fazer com que os jovens se interesse pelo sistema da ciranda e gerar novas lideranças para estar mexendo nesses instrumentos.

Como podemos aproveitar essa massa que esta ai desses empreendimentos? Porque não criar empreendimentos de jovens para trabalhar na ciranda.

Criar um site para as pessoas se comunicarem virtualmente e andar dentro da construção do processo para não se perder.

 

 

 Atenciosamente,

Equipe do CFES

 



I CURSO ESTADUAL DE FORMAÇÃO DE ECONOMIA SOLIDARIA DO MS

15 de Agosto de 2010, 21:00, por Rutiléia de Sá Arruda - 0sem comentários ainda
de 16 até 18 de Agosto de 2010 http://CFES/ECOCUT [email protected]

Acontecerá nos dias 17 a 19 de Agosto no Municipio de Dourados- Mato Grosso do Sul o I Curso Estadual de Formação em Economia Solidaria nesta segunda etapa do Projeto do Centro de Formação de Economia Solidaria do Centro Oeste.
O curso contara com participantes de todo o Estado. Pessoas ligadas aos Forus e empreendimentos de economia solidaria, gestores publicos e entidades de apoio.
 
Encaminharemos mais noticias posteriormente...
 



OFICINA LOCAL DE FORMAÇÃO EM ECONOMIA SOLIDARIA MUNICIPIO DE NAZARIO

15 de Agosto de 2010, 21:00, por Rutiléia de Sá Arruda - 0sem comentários ainda
de 12 até 14 de Agosto de 2010 http://cfes/ecocut www.ecocut.org.br

Acontecerá nos dias 13 e 14 a terceira oficina local de formação em Economia Solidaria do Estado de Goiás que será no mucipio de Nazario. qume tem como objetivo discutir sobre as questoes de comercialziação dos produtos da agricultura familiar no Pnae, oficina pratica de panificação e a I MOSTRA dos produtos da Economia solidaria no municipio e cidades vizinhas. A oficina contará com participantes de todo o municipios e cidades proximas bem como gestores ligados a merenda escolar daquela regiao.



Seminário de Assistência Técnica

3 de Setembro de 2009, 21:00, por rosagoes - 0sem comentários ainda
de 1 até 3 de Setembro de 2009

O Seminário Regional  de Assistência Técnica em Economia Solidária, Tem por objetivo contribuir com a formulação de uma Política Nacional de Assistência Técnica em Economia Solidária.



0 integrantes

Nenhum(a)

Fotos do CFES

Por favor, edite este bloco e selecione uma galeria de imagens.