Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

I Congresso Fora do Eixo Latino America

16 de Março de 2011, 21:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 50 vezes

articulações

Congresso na Argentina debate rumos da música independente na América Latina e programas de intercâmbio cultural

Acontece em Buenos Aires entre os dias 21 e 23 de março evento que recebe produtores do Brasil, Argentina, Uruguai e Costa Rica. Uma carta de princípios e o Programa Música Latina Fora do Eixo serão apresentados na ocasião.


Temas >
#Sustentabilidade #Redes Cullturais #Colaboração #Políticas Culturais #Tecnologias Sociais #Economia criativa  #Mobilização #Articulação política  #Intercâmbio cultural #Turnês #Eventos #Festivales #Fiestas #Casas y Salas #Nacional #Internacional #Selos #Gravadoras #Estúdios #Lojas #Productos culturales #Merchandising #Distribuição física #Distribuição virtual #Cultura Digital #Mídias Livres #Internet #Radios #Prensa #Revista Especificas #Jornalismo Cultural
da Agência Fora do Eixo

 

Será realizado de 21 al 23 de março, en Buenos Aires, a primeira edição do Congresso Fora do Eixo Latino América, com o intuito de debater os rumos do cenário cultural latino-americano ligado  ao campo da música. O encontro acontecerá no Niceto Club - palco argentino famoso anfitrão de artistas e bandas brasileiro, e reunirá agentes culturais do Brasil, Argentina, Uruguai e Costa Rica. Artistas, produtores e outros profissionais  interessados no debate poderão participar gratuitamente. Inscrições podem ser realizadas através do site doToque no Brasil.

 

Composta por mesas, observatórios, grupos de trabalhos e reuniões livres, a programação prevê debates relacionados às formas de gestão de empreendimentos e redes culturais que vem se articulando no campo da música independente brasileira, tais como a Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin), o Circuito Fora do Eixo e as Casas Associadas.

 

O principal objetivo do Congresso é ampliar os processos de intercâmbios de artistas e produtores nos países latinos envolvidos, estimulando parcerias e os intercâmbios de atores sociais atuantes nos mais diversos arranjos criativos da música latina. É também debater estratégias de ações que articulem em rede as mais diversas iniciativas atuantes no campo da música argentina.

 

Ao final do evento, uma carta reunindo diretrizes de trabalhos relacionadas a partir dos debates desenvolvidos, assim como, o Programa da Música Latina Fora do Eixo serão compilados e apresentados a comunidade cultural dos países envolvidos.

 

Articulações - Há alguns anos, o setor da cultura no Brasil vem sendo marcado fortemente pela atuação de organizações articuladas em redes de trabalho agregadoras de coletivos, festivais, produtoras e outros empreendimentos ecônomicos, que associados fazem circular mais de 10 mil artistas e grupos de toda a América Latina. Além de promover a circulação, as redes vem possibilitando a ampla divulgação dos conteúdos gerados, bem como a distribuição de produtos culturais e também de projetos de formação e qualificação de toda a rede.

 

Congresso - No Brasil, o Congresso Fora do Eixo já teve três edições: em 2008 em Cuiabá(MT) no Festival Calango; 2009 em Rio Branco(AC) durante o Festival Varadouro; e 2010 em Uberlândia(MG), no Festival Jambolada.

 

Em 2008 em Cuiabá o congresso contou com quase 100 agentes culturais integrados à rede Circuito  Fora do Eixo. Foi também nesse ano que o evento teve a participação de Paul Singer, grande referência da Economia Solidária em todo o mundo. De lá pra cá, a rede se fortaleceu com a formalização de pontos FdE em cada cidade,  que aos moldes do Programa Cultura Viva – do Ministério da Cultura, insere a localidade na rota dos programas promovidos pela rede. Hoje são 73 coletivos integrados oficialmente à movimentação, um número que promete crescer ainda mais com a perspectiva de integração com outros países. O III Congresso Fora do Eixo em 2010 foi um dos projetos contemplados pela seleção pública de debates presenciais do Programa Cultura e Pensamento, realizado pela FAPEX e Ministério da Cultura, com patrocínio da PETROBRAS.

 

Agenda - O Festival Grito Rock antecede o Congresso, preenchendo a programação do dia 20/03 com 09 bandas (03 brasileiras e 06 argentinas). O encontro acontecerá dia 21/03, das 14h às 18h, no Niceto Club. Dia 23 ocorre a festa de encerramento no Sítio Plasma.

 

Rede de trabalhos concebida por produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul  do Brasil no final de 2005. Começou com uma parceria entre produtores das cidades de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR), que queriam estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos nesta rota desde então batizada de Circuito Fora do Eixo.  Quando começou agregou 03 coletivos que trabalham no setor da cultura em seus estados. Com o passar dos anos, mais e mais pontos se agregaram e agora a rede já conta com 70 pontos em 26 estados brasileiros, que trabalham no campo da música, audiovisual, teatro, literatura, artes visuais e meio-ambiente.

 

Para conhecer mais sobre a rede, basta acessar o link a seguir e navegar pelo MODO DE ORGANIZAÇãO do Fora do Eixo >  http://prezi.com/dydruaf1hev7/modo-de-organizacao-fde-frentes

 

I Congresso Fora do Eixo
Entre os dias 21 e 23 de março
Niceto Club (Buenos Aires -Arg) . Niceto Vega 5510
Gratuito
Mas informações - www.foradoeixo.org.br


Fonte: http://foradoeixo.org.br/institucional/i-congresso-fora-do-eixo-latino-america

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    Cicuito Fora do Eixo

    2 integrantes