Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Blog

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Fora do Eixo Letras realizou Sarau Literário na Hora do Planeta em Manaus-AM

26 de Março de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda


A escuridão tomou conta da sede do Coletivo Difusão por uma hora para participação do ato simbólico promovido em todo mundo pela WWF. Instituições e a sociedade demonstraram sensibilidade e preocupação com o aquecimento global apagando as luzes durante 60 minutos.

 

 

Aproveitando o escurinho, o primeiro Sarau Literário foi promovido pelo núcleo de literatura do Coletivo Difusão e o Fora do Eixo Letras - FEL com a participação calorosa e sedenta de um público amante de poemas, contos e músicas. O núcleo de Literatura já esta com outras atividades programadas para fortalecer ainda mais o seguimento da literatura na cidade de Manaus.

 

http://www.flickr.com/photos/coletivo_difusao/sets/72157626360699962/


 

 

 

 

 



Veja como foi o I Fórum da Universidade da Cultura Livre

25 de Março de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Foi realizado nos dias 19 e 20 de Março em Salvador - BA, no belo Palácio da Aclamação, sede do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, o I Fórum da Universidade da Cultura Livre, criada no Fórum da Cultura Digital Brasileira, em novembro de 2010, por um grupo heterogêneo de instituições e grupos que discutem e trabalham práticas culturais de formação continuada.

Universidades públicas como a UFRJ, UFBA, UFRB e UFSCar, o Circuito Fora do Eixo, Pontos e Pontões de Cultura, universidades livres, coletivos, grupos, agentes culturais se reuniram para debater a continuidade da formação da Unicult enquanto chancela nacional que sistematize todas estas práticas culturais formativas que estão transformando toda a sociedade.
A extensão universitária, a certificação de práticas não-formais, a pesquisa e a capacitação de agentes culturais, as possibilidades de consórcios entre estas instituições e a aproximação e compartilhamento de governança entre sociedade civil organizada e governo e universidades foram os temas deste projeto ousado de transformação cultural, social e política que vem sendo discutida mais profundamente, no intuito de expandir mais este debate.


Veja como foi o I Congresso Fora do Eixo Latino América

24 de Março de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda
Agentes de cultura conectados durante o I Congresso Fora do Eixo Latino America
Entre 21 e 23 de março, a casa noturna Niceto Club, de Buenos Aires, recebeu agentes culturais do Brasil, da Argentina, da Costa Rica, entre outros, para o primeiro encontro oficial do Circuito Fora do Eixo em terras estrangeiras.
.
Cerca de 50 pessoas ligadas a bandas, casas de shows, selos, associações, rádios e jornais participaram dos debates, que passaram pela apresentação do histórico do Circuito Fora do Eixo, da Abrafin e das Casas Associadas, pela discussão a respeito das políticas públicas brasileiras e pelo sistema de organização do Fora do Eixo.
.
Durante os três dias, os participantes do congresso trocaram intensamente interesses, dúvidas e conceitos, construindo em conjunto um programa de intercâmbio cultural entre os países latinos e traçando o planejamento de um embrião de arranjos criativos locais que estimularão as trocas solidárias nos países presentes.

Nos próximos dias, o Circuito Fora do Eixo compartilha a sistematização do programa construído por lá. Por enquanto, fique com fotos do Grito Rock Buenos Aires, festival que deu início ao I Congresso Fora do Eixo Latino América, no último dia 20.
Grito Rock Buenos Aires 2011

Proyeto Gomes (ARG)
Fútbol (ARG)
Michael Mike (ARG)
Pata de Elefantes (BRA)
Porcas Borboletas (BRA)
Morbo y Mambo (ARG)
Mombojó (BRA)
Anetol del Monte (ARG)
Falsos Conejos (ARG)


E o Rio Guaíba abraça o Grito Rock Porto Alegre

22 de Março de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Grito Rock Porto Alegre 2011

Domingo, 20 de Março, Palco Externo da Usina do Gasômetro

grito01.jpg

Foto: Banda Calibre (Porto Alegre) por Roberta Azevedo

Num dia de sol e apreensão, com a expectativa do clima louco, que sempre pode virar por estes pagos – uma constante por estarmos cercados pelo frio austral que vem lá da Patagônia e sobe para, aqui, encontrar-se com o calor semiárido vindo del Chaco paraguayo – um calor digno de penúltimo dia de verão se apresentou na beira do Guaíba, bem na Usina do Gasômetro, palco da 4ª edição do Festival Grito Rock na capital gaúcha. Um evento que primeiramente estava marcado para o dia 12 e foi adiado para o ensolarado 20 de Março.

grito03.jpg

Foto: Banda Velho Junk (Florianópolis) por Roberta Azevedo

A função começou cedo para os integrantes e parceiros da Associação Sonar Cultural e seu braço musical, o ExtremoROCKsul, que juntamente com os músicos das bandas, descarregaram equipamentos e escolheram a melhor posição para os instrumentos, que desta vez ficariam virados para o pôr-do-sol, para Água e para o público, que mais tarde lotaria os degraus e o gramado do anfiteatro.

grito05.jpg

Foto: Banda Big Zen Voodoo (Porto Alegre) por Roberta Azevedo

Com um atraso natural, que até parecia cronometrado com a chegada de mais e mais pessoas, por volta das 16h os primeiros acordes soaram no palco a céu aberto com a banda porto alegrense Calibre.

grito07.jpg

Foto: Banda Big Zen Voodoo (Porto Alegre) por Roberta Azevedo

A cada minuto de rock, mais gente se aglomerava para prestigiar o Grito, neste espaço urbano que é um reconhecido roteiro de lazer, costumeiramente recheado de atrações culturais e muito democráticas.

grito04.jpg

Foto: Interação bandas na Tenda/camarim por Roberta Azevedo

Antes mesmo da banda Velho Junk (diretamente de Florianópolis) subir ao palco, o microfone foi passado para os integrantes do Greenpeace que prontamente divulgaram as muitas causas pelas quais lutam, em destaque, a mobilização contra o uso de energia nuclear. Recado dado, mais Rock, e assim seguiu com as bandas Big Zen Voodoo e Alcaphones, de Porto Alegre, tocando durante um belíssimo pôr-do-sol até o encerramento dos trabalhos, já á noite, com a banda Devisionsex de Novo Hamburgo.

grito08.jpg

Foto: Banda Alcaphones (Porto Alegre) por Roberta Azevedo

Foi uma tarde (e noite!) especial.  A cena das bandas confraternizando e prestigiando a produção, todo o apoio e presença de parceiros do FDE (os coletivos Macondo, Soma e Tomada) um número enorme de pessoas sempre aplaudindo e sorrindo para a iniciativa de levar música autoral ao vivo para ruas.

grito10.jpg

Foto: Banda Devisionsex (Novo Hamburgo) por Roberta Azevedo

Todo o esforço valeu a pena.

grito09.jpg

Foto: Parceiros FDE (da esquerda para a direita) Ricardo (Tomada), Atílio (Macondo), Moysés e Neo (SOMA), Brawl e Roberta (extremo) por João Paulo Gonçales


Adelante!

Texto: Leonardo Brawl



I Congresso Fora do Eixo Latino America

16 de Março de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

articulações

Congresso na Argentina debate rumos da música independente na América Latina e programas de intercâmbio cultural

Acontece em Buenos Aires entre os dias 21 e 23 de março evento que recebe produtores do Brasil, Argentina, Uruguai e Costa Rica. Uma carta de princípios e o Programa Música Latina Fora do Eixo serão apresentados na ocasião.


Temas >
#Sustentabilidade #Redes Cullturais #Colaboração #Políticas Culturais #Tecnologias Sociais #Economia criativa  #Mobilização #Articulação política  #Intercâmbio cultural #Turnês #Eventos #Festivales #Fiestas #Casas y Salas #Nacional #Internacional #Selos #Gravadoras #Estúdios #Lojas #Productos culturales #Merchandising #Distribuição física #Distribuição virtual #Cultura Digital #Mídias Livres #Internet #Radios #Prensa #Revista Especificas #Jornalismo Cultural
da Agência Fora do Eixo

 

Será realizado de 21 al 23 de março, en Buenos Aires, a primeira edição do Congresso Fora do Eixo Latino América, com o intuito de debater os rumos do cenário cultural latino-americano ligado  ao campo da música. O encontro acontecerá no Niceto Club - palco argentino famoso anfitrão de artistas e bandas brasileiro, e reunirá agentes culturais do Brasil, Argentina, Uruguai e Costa Rica. Artistas, produtores e outros profissionais  interessados no debate poderão participar gratuitamente. Inscrições podem ser realizadas através do site doToque no Brasil.

 

Composta por mesas, observatórios, grupos de trabalhos e reuniões livres, a programação prevê debates relacionados às formas de gestão de empreendimentos e redes culturais que vem se articulando no campo da música independente brasileira, tais como a Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin), o Circuito Fora do Eixo e as Casas Associadas.

 

O principal objetivo do Congresso é ampliar os processos de intercâmbios de artistas e produtores nos países latinos envolvidos, estimulando parcerias e os intercâmbios de atores sociais atuantes nos mais diversos arranjos criativos da música latina. É também debater estratégias de ações que articulem em rede as mais diversas iniciativas atuantes no campo da música argentina.

 

Ao final do evento, uma carta reunindo diretrizes de trabalhos relacionadas a partir dos debates desenvolvidos, assim como, o Programa da Música Latina Fora do Eixo serão compilados e apresentados a comunidade cultural dos países envolvidos.

 

Articulações - Há alguns anos, o setor da cultura no Brasil vem sendo marcado fortemente pela atuação de organizações articuladas em redes de trabalho agregadoras de coletivos, festivais, produtoras e outros empreendimentos ecônomicos, que associados fazem circular mais de 10 mil artistas e grupos de toda a América Latina. Além de promover a circulação, as redes vem possibilitando a ampla divulgação dos conteúdos gerados, bem como a distribuição de produtos culturais e também de projetos de formação e qualificação de toda a rede.

 

Congresso - No Brasil, o Congresso Fora do Eixo já teve três edições: em 2008 em Cuiabá(MT) no Festival Calango; 2009 em Rio Branco(AC) durante o Festival Varadouro; e 2010 em Uberlândia(MG), no Festival Jambolada.

 

Em 2008 em Cuiabá o congresso contou com quase 100 agentes culturais integrados à rede Circuito  Fora do Eixo. Foi também nesse ano que o evento teve a participação de Paul Singer, grande referência da Economia Solidária em todo o mundo. De lá pra cá, a rede se fortaleceu com a formalização de pontos FdE em cada cidade,  que aos moldes do Programa Cultura Viva – do Ministério da Cultura, insere a localidade na rota dos programas promovidos pela rede. Hoje são 73 coletivos integrados oficialmente à movimentação, um número que promete crescer ainda mais com a perspectiva de integração com outros países. O III Congresso Fora do Eixo em 2010 foi um dos projetos contemplados pela seleção pública de debates presenciais do Programa Cultura e Pensamento, realizado pela FAPEX e Ministério da Cultura, com patrocínio da PETROBRAS.

 

Agenda - O Festival Grito Rock antecede o Congresso, preenchendo a programação do dia 20/03 com 09 bandas (03 brasileiras e 06 argentinas). O encontro acontecerá dia 21/03, das 14h às 18h, no Niceto Club. Dia 23 ocorre a festa de encerramento no Sítio Plasma.

 

Rede de trabalhos concebida por produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul  do Brasil no final de 2005. Começou com uma parceria entre produtores das cidades de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR), que queriam estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos nesta rota desde então batizada de Circuito Fora do Eixo.  Quando começou agregou 03 coletivos que trabalham no setor da cultura em seus estados. Com o passar dos anos, mais e mais pontos se agregaram e agora a rede já conta com 70 pontos em 26 estados brasileiros, que trabalham no campo da música, audiovisual, teatro, literatura, artes visuais e meio-ambiente.

 

Para conhecer mais sobre a rede, basta acessar o link a seguir e navegar pelo MODO DE ORGANIZAÇãO do Fora do Eixo >  http://prezi.com/dydruaf1hev7/modo-de-organizacao-fde-frentes

 

I Congresso Fora do Eixo
Entre os dias 21 e 23 de março
Niceto Club (Buenos Aires -Arg) . Niceto Vega 5510
Gratuito
Mas informações - www.foradoeixo.org.br



Cicuito Fora do Eixo

2 integrantes