Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Empreendimento de Economia Solidária

Colivre Empreendimento de Economia Solidária

Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Software Livre, cultura colaborativa e ativismo marcam terceira edição do Conexões Globais

23 de Janeiro de 2014, 16:30 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 418 vezes

 

Foto: Divulgação/Conexões Globais

Nos próximos dias 24 e 25 de janeiro acontece na Casa de Cultura Mário Quintana, na cidade de Porto Alegre a terceira edição do Conexões Globais, evento que procura agregar os diferentes atores da sociedade em rede para discutir temas como Democracia 2.0, ciberativismo, cultura digital e livre circulação do conhecimento. 

 

O evento dispõe uma série de oficinas voltadas para a capacitação de ativistas sociais, todas baseadas no uso de tecnologias livres. Diversos membros da Associação Software Livre.org irão participar do evento facilitando oficinas e compartilhando seus conhecimentos sobre edição de vídeo, edição de imagens e instalação de softwares GNU/Linux.

 

Além das oficinas a programação do Conexões Globais ainda inclui os Diálogos Globais e o Encontrão Hacker. Os Diálogos Globais são momentos de debates que reúnem ativistas e pesquisadores de diversos países para discutir temas como mobilizações populares ao redor do mundo, as jornadas de junho de 2013 no Brasil e o direito à privacidade e à liberdade de expressão. Serão seis Diálogos Globais com os temas As Jornadas de Junho e o Futuro da Democracia no Brasil, Cultura de Rede Colaborativa e Digital, Espaço Público e Sociedade em Rede, Soberania Digital e Vigilância na Era da Internet, Tecnopolítica dos #ProtestosBR e um Enfoque Global e Três Anos de Revoltas Interconectadas – de Túnis ao Brasil. Esses bate-papos serão transmitidos ao vivo via internet e serão divulgados através do Twitter, Google + e Facebook.

 

Encontrão Hacker

 

Pensado para ser um espaço para fomentar o ativismo e a luta pelos direitos civis em rede, o Encontrão Hacker inclui uma Criptoparty (festa de criptografia), momento que discute a importância do uso da criptografia para combater a vigilância na internet e garantir a privacidade das comunicações virtuais de ativistas. Outro momento do Encontrão Hacker é Hackatona, a maratona hacker, que tem foco na construção de tecnologias para facilitar a participação social e a transparência pública. A desenvolvedora da plataforma Noosfero e integrante da Colivre Daniela Feitosa também irá participar como convidada da Hackatona.

 

Ao todo serão 32 horas de de programação construída colaborativamente, entre debates, oficinas, hackatona e programação cultural. Confira aqui a programação do evento: http://okfnpad.org/p/ProgramacaoEncontraoHacker

 

 

 

 

 

 

 

 


Fonte: http://softwarelivre.org/colivre/blog/software-livre-cultura-colaborativa-e-ativismo-marcam-terceira-edicao-do-conexoes-globais

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar