Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Conservas10 Empreendimento de Economia Solidária

Tela cheia

Histórico COnservas 10

19 de Junho de 2017, 21:43 , por Alexander André Schoeninger - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 32 vezes

 

Histórico e Área de Atuação

 

A partir de novembro de 2000, a “Agroindústria Conservas 10” do casal de jovens agricultores familiares, Jair e Mônica Schoeninger, começou a operar com a produção, processamento e comercialização de conservas de vegetais (legumes e frutas) em vidros, na localidade de Linha São Martinho, interior de Santa Cruz do Sul.

O casal de agricultores iniciou as atividades de processamento de vegetais devido a frustação e insatisfação com o SIPT (Sistema Integrado de Produção de Tabaco), causado principalmente por ocasião de um granizo na safra; para a diversificação rural e pelo empreendedorismo dos cônjuges.

O nome “Conservas 10” foi escolhido pelo casal pois é simples e demonstra que o foco principal é em qualidade das conservas “nota 10” e em atendimento confiável e eficiente ao cliente.

Jair e Mônica contaram com o apoio de agricultores vizinhos e estes começaram a produzir vegetais para processar em conserva. A primeira estrutura física provenho de um financiamento, através da prefeitura municipal, de uma casa popular pré-moldada, servindo de sede para o empreendimento. O processo de aprendizado prático (de como se faz a produção de conservas) aconteceu por intermédio principal de uma agroindústria da região, chamada “Arte & Sabor Conservas Caseiras” (depois de alguns anos de parceria a empresa foi a falência, deixando uma grande fatia da receita de alguns anos da Agroindústria “Conservas 10” em haver).

Ao longo da história, foram muitas lutas e trabalho duro. Fez-se e buscou muitos parceiros e verdadeiros amigos. Houveram também alguns golpes de compradores que abalaram o casal, e grandes empecilhos com a busca desenfreada por legalização da produção. O primeiro registro legal da agroindústria foi em julho de 2002, quando os produtos foram registrados em um órgão estadual e obtivemos o primeiro alvará sanitário.

A “Agroindústria Conservas 10” foi um dos primeiros empreendimentos a fazer parte do Programa Estadual de Agroindústrias Familiares, com o Selo “Sabor Gaúcho” em 2002 (renovado em 2014) que permite que agricultores familiares comercializem sua produção própria através do Bloco de Produtor, ou seja, seu CPF e Inscrição Estadual.

A comercialização iniciou de porta em porta nas casas das famílias do interior e das cidades de Santa Cruz do Sul e Sinimbu. Aos poucos, criaram-se laços com bares, lancherias e festas comunitárias. Após se iniciou a venda em mercados e pequenos e médios supermercados destes dois municípios, que são o principal ponto de comercialização até hoje. Também, empresas de alimentação, distribuidoras e restaurantes são atraídos pelo preço competitivo e qualidade dos produtos.

O prédio da agroindústria necessitou de várias ampliações e reformas durante sua história, em 2002, 2005, 2009 e 2015, para se adequar às legislações. A produção e as vendas, das conservas de vegetais foram aumentando ao longo do tempo.

Atualmente o casal de agricultores e seus três filhos, na Unidade de Produção Familiar de 13,7 hectares, onde se localiza a agroindústria, processa aproximadamente 70.000 Kg de vegetais em conserva, destes produz 20% em terras próprias (e 75% em terras de agricultores parceiros) além disso produz ainda 200 arrobas de tabaco e plantam e criam diversos produtos de subsistência como bovinos, suínos, galinhas, milho, mandioca, batata-doce, frutíferas, olerícolas, entre outros.

 

[1] “(...) I - agroindústria familiar: o empreendimento de propriedade ou posse de agricultor(es) familiar(es) ou pecuarista(s) familiar(es) sob gestão individual ou coletiva, localizado em área rural ou urbana, com a finalidade de beneficiar e/ou transformar matérias-primas provenientes de explorações agrícolas, pecuárias, pesqueiras, aquícolas, extrativistas e florestais, abrangendo desde os processos simples até os mais complexos, como operações físicas, químicas e/ou biológicas. II - agroindústrias familiares de pequeno porte de processamento artesanal: os estabelecimentos agroindustriais com pequena escala de produção dirigidos diretamente por agricultor(es) familiar(es) ou por pecuarista(s) familiar(es) com meios de produção próprios ou mediante contrato de parceria, cuja produção abranja desde o preparo da matéria-prima até o acabamento do produto, seja realizada com o trabalho predominantemente manual e agregue aos produtos características peculiares, por processos de transformação diferenciados que lhes confiram identidade, geralmente relacionados a aspectos geográficos e histórico-culturais locais ou regionais. (ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, p.01, 2012)

P15 04 13 15.31


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    Conservas10

    Santa Cruz do Sul - Rio Grande do Sul - Brazil

    História

    Quem somos

    Esta é a Agroindústria Familiar Conservas 10, somos de São Martinho, comunidade do interior de Santa Cruz do Sul - RS, na região conhecida como Vale do Rio Pardo.

    Produzimos vegetais em conserva, principalmente pepino, além de mini-milho, beterraba, rabanete, picles, cebola, vagem, cenoura e couve-flor.

    A produção desses vegetais é feita praticamente toda por agricultores familiares do interior de Santa Cruz do Sul.

    Atualmente temos nossa própria comercialização, diretamente com os consumidores, em festas comunitárias e em mercados, bares e restaurantes parceiros de Santa Cruz do Sul e Sinimbú.

    Nossa missão é produzir conservas de qualidade e criar confiança com o consumidor!

    Ligue (0xx51)99908-6622

    O pepino em conserva Tradicional mais crocante que você conhece!

     11043229 448128355349910 7860452213605905969 n

     

    15259653 726172900878786 7815813284980949919 o

    Logística Reversa: reaproveitamos nossos vidros e caixas e ainda pagamos você por isso!

    Política de garantia: qualquer produto que não estiver consumível e de qualidade, sem que o vidro tenha sido aberto, ocorrerá a troca do produto sem custo algum.

     

     

    Agradecemos sua visita!