Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Empreendimento de Economia Solidária

COOPERARTEBAN Empreendimento de Economia Solidária

Tela cheia

Historico

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 3285 vezes

A Cooperativa dos Artesãos de Barra Nova (COOPEARTBAN) foi fundada no dia 23 de novembro de 2005 com a missão de gerar renda através do trabalho coletivo e promover a inclusão social de mulheres artesãs através da produção e da comercialização do artesanato local atendendo a demanda do mercado por meio a oferta de um produto de qualidade.

            Durante esses anos a nossa organização vem estimulando a economia local, promovendo a inclusão social via inclusão produtiva e proporcionando o resgate da identidade cultural da comunidade e da história do município que é expressa por meio de uma tradição da produção de artesanato do Filé nascido neste município desde a colonização, tradição trazida pelos portugueses e que vem sendo passado de geração para geração. Essa atividade produtiva, além de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da comunidade vem contribuindo também para a emancipação de mulher nas suas dimensões políticas, sociais e cultural.

            A Cooperativa dos Artesãos de Barra Nova foi pensada por um grupo de Artesãs que produziam o Filé de forma individual e que foram percebendo que enfrentavam problemas comuns, geralmente ligados a comercialização de seus produtos, foi então que passaram a se reunir para discutir esses problemas que nasceu a idéia da criação de uma Cooperativa que pudesse contribuir na resolução desses e de outros problemas ligados a atividade que desenvolviam. Essas iniciativas surgiram no ano de 2004 com um grupo de mais ou menos 30 artesãs, nesse mesmo ano o grupo procurou a ajuda da Incubadora de Empreendimentos Solidários da UNITRABLAHO/UFAL que iniciou desde então um processo de formação abordando temáticas de diferentes áreas, principalmente as ligadas a Economia Solidária, cooperativismo, empreendedorismo e trabalho coletivo, trabalho que resultou na criação da Cooperativa no ano seguinte.

            Atualmente a Cooperativa é formada somente por mulheres e conta com 21 cooperadas e mais 39 que vêm participando indiretamente das atividades promovidas pele grupo totalizando assim um total de 60 mulheres que são beneficiadas por nossas ações. Nosso objetivo principal é promover inclusão social das artesãs de Barra Nova por meio da inserção produtiva e da geração de renda.

Hoje, somos uma Cooperativa de Economia Solidária que praticamos os princípios da solidariedade, cooperação e autogestão, temos uma sede no povoado de Barra Nova – Marechal Deodoro, que foi cedida por empréstimo a nós pela prefeitura municipal onde, além de produzir e comercializar nosso artesanato, oferta também, alguns cursos e oficinas de produção do artesanato para pessoas da comunidade.

            Nossos principias parceiros são a UNITRABALHO/UFAL, o Fórum Brasileiro de Economia Solidária, o SEBRAE, Banco do Brasil – DRS e Ministério do desenvolvimento Agrário - MDA.

Desde 2005 recebemos o acompanhamento da Incubadora de Empreendimentos Solidários – UNITRABALHO/ UFAL, tendo como foco à economia solidária, o cooperativismo, a comercialização e a elaboração e do plano de negocio; participamos do Arranjo Produtivo Local – APL / região das lagoas, desenvolvido pelo SEBRAE;  participamos de ações nacionais desenvolvidas pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária (www.fbes.org.br) e secretaria nacional de economia solidária (SENAES),fazendo parte da comissão gestora do mapeamento - CGE.

No estado, participamos em 2008 do projeto Encantos do Artesanato desenvolvido pela ONG Encantos do Artesanato que beneficiava as artesãs com matéria prima, patrocinado pela Petrobrás, que foi o pontapé inicial para que pudéssemos começar a desenvolver a própria produção. Participamos do programa de desenvolvimento real sustentável – DRS, desenvolvido pelo banco do Brasil que facilita para as cooperadas aberturas de conta e financiamento.

Participamos da coordenação do Fórum estadual de economia solidaria de 2004 a 2007; assim como  também de Políticas publicas direcionada a mulheres produtoras desenvolvido pela assessoria especial de gênero, raça e etnia- AEGRE e ministério do desenvolvimento agrário – MDA.

Uma das preocupações de nosso grupo é com a produção e comercialização coletiva do artesanato feito por nossa cooperativa, assim como as formas de escoamento desta produção que é um dos maiores entraves visto que não disponibilizamos de infra estrutura que o mercado consumidor exige, desta forma compreendemos que o trabalho coletivo contribui para o processo de consolidação da união e força do grupo promovendo mais cidadania.

As principais ações voltadas para a nossa sustentabilidade têm sido por meio de cotas, onde cada cooperada contribui mensalmente com um valor determinado pela assembléia geral e de um percentual das vendas que é destinado ao pagamento de custos fixos, onde as sobras dessas contribuições têm sido para a compra de matéria prima e manter o ciclo da produção; através de feiras patrocinadas pelos parceiros: UNITRABALHO, SEBRAE, FBES, MDA e prefeitura de Marechal 

 


Categorias

Marechal Deodoro