Vivência Solidária: Comunidade do Terceiro Plano - Uma proposta para o mundo de regeneração.
2 de Junho de 2013, 21:00 - sem comentários ainda
A Comunidade do Terceiro Plano desenvolve a 20 anos, no meio rural, atividades socioeducativas de caráter ambiental e solidário. É uma associação sem fins lucrativos com o objetivo de promover e desenvolver a vivência solidária em harmonia com a natureza, através de atividades solidárias diversas como, produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, autoconsumo e comércio justo. Funciona através de gestão participativa, onde as hoje, 18 famílias de agricultores familiares por meio de seu Conselho Comunitário, elegem as ações prioritárias dos setores de produção, assim como do cotidiano da Comunidade.
Nossa agricultura é de base agroecológica onde além do cultivo orgânico e diversificado para o nosso consumo, produzimos in natura e processados que atende alguns supermercados da capital e também a Programas Institucionais. Ao longo dos anos, outras atividades foram sendo efetivadas, de acordo com as orientações da espiritualidade que nos assiste, e em favor das vocações e aptidões das pessoas: Marcenaria, Cabras leiteiras, Gráfica, Artefatos de concreto e mais recentemente, uma Confeitaria.O recurso financeiro é gerado na própria instituição, através da comercialização local dos diferentes produtos obtidos nos setores de produção descritos anteriormente. A Comunidade do Terceiro Plano conta com a mão-de-obra de seus próprios membros residentes, os quais atuam e se ocupam de forma integral e exclusiva nela mesma, sendo os responsáveis pela execução direta e ativa das diversas atividades de autossustentação.
A Comunidade possui também algumas atividades complementares, tais como: Apiário, Floricultura, Confecção de Roupas, que, embora em pequena escala, devido a falta dos recursos apropriados, supre basicamente suas necessidades de consumo. A instituição conta com a colaboração de profissionais de áreas como: Cozinheiros, Marceneiros, Costureiras, Pedreiros, Confeiteiros, Agricultores, Agrônomos, Telefonista, Gráficos, ou seja; técnicos de várias áreas, todos trabalhando em prol do bem estar do ser humano, de forma voluntária. É objetivo também da Comunidade CTP manter-se como um núcleo social estável, autossustentável e capaz de gerar os bens, serviços e recursos necessários para a sua manutenção e desenvolvimento, assim como ser farol seguro para quem dela necessite, nesse oceano de adversidades e incertezas que a sociedade e o modelo de desenvolvimento econômico atual se permitiram.
Edson Nunes - Comunidade do Terceiro Plano