Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia

Blog

23 de Março de 2009, 21:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

PROJETO ECOSMAR

16 de Junho de 2009, 21:00, por Enerilena Bispo - 0sem comentários ainda

<!-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } -->

Tendo como objetivo principal trabalhar em prol da comunidade e seu crescimento socioeconômico o projeto ECOSMAR ( Economia Solidária e Sustentável de Matarandiba), vem trabalhando continuamente e produtivamente para a melhoria local.

Graças a esse projeto hoje temos já estabelecido e em funcionamento três empreendimentos de grande utilidade social: o Infocentro ( centro de acesso a computação), e o Banco Comunitário ( banco de acesso a microcréditos para consumo, produção e reforma de moradia) e a Biblioteca Comunitária que estava desativada por falta de organização, disponibilidade de pessoas para secretaria-la e de livros. Estes empreendimentos funcionam de segunda a sexta das 8:00h às 12:00h no horário matutino e das 13:00 às 17:00h do horário vespertino no centro comunitário profissionalizante.

Já em processo de articulação está chegando a terceira fase do projeto a qual virá com muitas transformações e novidades para a localidade.

O que é o Infocentro?

Missão do Infocentro:

É uma iniciativa comunitária, em que todos são chamados a participar, dando sugestões, críticas e se envolvendo na sua própria gestão.

Incentivar e promover a educação e a inclusão digital em Matarandiba, gerando desenvolvimento, oportunidades e conhecimentos e contribuindo com a formação profissional por meio do acesso às tecnologias da informação e comunicação.

O que é o Banco Comunitário?

Missão do Banco Comunitário:

São projetos de apoio a economias populares de município de baixo índice de desenvolvimento humano que prestam serviços financeiros solidário em rede de natureza associativa e comunitária voltados para a geração de trabalho e renda promovendo a economia solidária. Os bancos comunitários são propriedade da comunidade, que também é responsável por sua gestão.

Interagir a comunidade sócio-economicamente através do oferecimento de micro crédito solidário para gerar produção, consumo e serviços, criando oportunidades de trabalho e renda”.

<!-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } -->

MOEDA SOCIAL

 

Com alguns meses em circulação nossa moeda social a concha, já vem trazendo muitas mudanças no comércio local com compras e descontos de até 25% em alguns estabelecimentos comerciais, essa moeda parte da prerrogativa comum ao comércio local que menos de 20% do PIB produzido na localidade é gasto na mesma, o que empobrece a vila e leva sustentabilidade a outros lugares, portanto participar dessa iniciativa é um dever de todos visite o banco comunitário Ilhamar troque seu real por concha e fortaleça a economia local.

Hoje somos a segunda localidade da Bahia com moeda social o primeiro distrito baiano já que Santa Luzia é um município.

<!-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } -->

AULAS DE CAPOEIRA

 

Estão acontecendo desde o dia 21 de fevereiro aulas de capoeira na Escola Juvenal Galvão, aos sábados à partir das 14:30 e conta com a articulação da ASCOMAT (Associação Sócio Cultural de Matarandiba) e ASCOMA(Associação Comunitária de Matarandiba).

<!-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } -->

ARTESANATO

 

È o resgate da cultura e história local solidificando o processo de produção artesanal, visando o desenvolvimento local manutenção do processo de confecção e utilização de produtos recicláveis tais como: conchas (baseados na idéia de ser uma vila de marisqueiras e pescadores e conviver com realidade local de jogar os cascos dos mariscos – conchas – fora ),garrafas pet, retalhos, e etc.

Incluindo o fortalecimento da economia da vila através das vendas e exposições de peças em feiras culturais, de economia solidária e outros.

Esta iniciativa volta-se para as muitas artesãs locais, além de promover a interação e participação dos jovens aos feitos da arte- cultura do lugar e já pode expor suas peças na feira de economia solidária que aconteceu em Salvador em dezembro de 2008. Sendo assim o grupo convida a todos a visitar o centro comunitário conhecer as peças expostas e participar da sua produção e elaboração.

 

ASCOMA E ASCOMAT

 

Fundada aos vinte e nove dias do mês de Janeiro de 2007 e registrada aos oito de Agosto de 2008 a ASCOMA ( Associação Comunitária de Matarandiba)é um orgão que tem como objetivo principal trabalhar em prol da comunidade e seu crescimento socioeconômico. Mesmo em tão pouco tempo de existência já lidera projetos de suma importância para a localidade, tais como o projeto ECOSMAR ( Economia Sustentável e Solidária de Matarandiba), iniciado no final de 2007 e ganhador do 1º lugar do 5º Top Social, na categoria bem estar social. A ASCOMA está tendo o privilégio de ser uma das participantes do Fórum Metropolitano Social que acontece todas as primeiras quartas do mês e trata de soluções e iniciativas de melhoria para rede de economia solidária.

A ASCOMAT ( Associação Sócio Cultural de Matarandiba) é um empreendimento voltado para o aprimoramento das manifestações locais mediante a incentivos e organização de seus sistemas culturais, essa associação já desenvolve na localidade três das muitas manifestações culturais que haviam se perdido, sendo elas: o São Gonçalo, o Boi Janeiro e Terno de Reis e está agora fundando o grupo de samba de roda e já em seu planejamento estarão resgatando outras manifestações como a lavagem da fonte, quadrilha e o o Zé do Vale que tem 53 anos que não mais é apresentado na vila dentre outros. A associação ganhou recentemente dois editais de cultura e se apresentou na feira de economia solidária em Salvador que aconteceu no mes de novembro do ano anterior.

 



0 comunidades

Nenhum(a)

Empreendimentos Favoritos

Nenhum(a)