Em 29 de julho de 1990 a colônia do Roxinho era distrito de Mucajai, foro jurídico na comarca do Município de Caracaraí/ RR. Já havia acontecido alguns encontros de Produtores Rurais no município de Mucajai e se decidiu lançar o edital de convocação da formação da ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS DA COLÔNIA DO ROXINHO – APROX.
Nesta época, a APROX tinha, então, 50 produtores. Seu estatuto social tinha o objetivo de:
- Estimular o desenvolvimento progressivo e a defesa das atividades econômicas, sociais e seus associados;
- Estimular o uso de tração animal;
- Realizar compras em comum dos insumos necessários as atividades agropecuárias dos seus sócios;
- Prestar serviços de transporte, beneficiamento, armazenagem, classificação, embalagem e outros necessários as atividades á produção dos seus associados.
A associação continuou durante um bom período com suas atividades normais. Em 1996 aconteceu uma reunião extraordinária para organizar a documentação da Associação e de seus sócios para financiar matrizes leiteiras no BANCO DA AMAZONIA - BASA. Segundo informação de alguns ex-sócios, somente alguns sócios conseguiram o financiamento em nome da Associação e isso foi desestimulante para quem não conseguiu. Associação, mesmo com poucos sócios, durou algum tempo e depois foi abandonada.
Depois de algumas conversas na vicinal entre nos produtores e produtoras, resolvemos criar uma associação para comercializar os nossos produtos da agricultura familiar promovendo o contato direto com consumidor e excluindo os atravessadores.
Para nos formalizarmos, lembramos a antiga APROX e fomos conversar com um ex-presidente Associação para reativá-la. Em 14 de janeiro de 2010, convidamos todos para a reativação da Associação e eleição da nova diretoria, reforma e aprovação do estatuto social, mudança de endereço e da denominação para ASSPRAM.
Nesta época tivemos notícias que existia um Fórum de Economia Solidária em Boa Vista/ RR. Fomos nas reuniões e dai em diante participamos de varias formações. Apesar das dificuldades, conseguíamos participar ativamente do movimento de economia solidária. Somos o único empreendimento de economia solidária do município de Iracema.
E, hoje esse empreendimento foi além do que pensávamos, porque se tornou muito importante para a nossa comunidade, dando exemplo de trabalho coletivo, com honestidade e respeito aos companheiros e companheiras: mostrando que a economia solidária é um novo jeito de viver.
0sem comentários ainda
Por favor digite as duas palavras abaixo