Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Fórum Brasileiro de Economia Solidária

Voltar a Oportunidades
Tela cheia Sugerir um artigo

UFV cria mestrado em Agroecologia e doutorado em Extensão Rural

9 de Maio de 2011, 21:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1680 vezes

Fonte: Ascom UFV

A aprovação foi divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no mês de abril. A Universidade Federal de Viçosa (UFV) criou mais dois cursos de pós-graduação strictu sensu. Foram aprovadas as propostas de doutorado em Extensão Rural e de mestrado em Agroecologia, ambos com conceito quatro.

O mestrado em Agroecologia é uma novidade na Instituição. Com a UFV, existem apenas três cursos de mestrado nesta área e nenhum de doutorado por enquanto. O mestrado envolve os departamentos de Fitotecnia, Solos, Zootecnia e de Nutrição e Saúde. "É uma área que se abre na UFV. A reunião de departamentos competentes que se unem", ressalta o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, Cosme Damião Cruz. "Nosso enfoque é a sustentabilidade", diz o coordenador do programa Ricardo Henrique Silva Santos. São três linhas de pesquisa: Manejo de Agroecossistemas Tropicais; Recursos em Agrossistemas e Entorno e Sistemas Agroalimentares de Agricultores Familiares.

Já o mestrado em Extensão Rural é oferecido desde 1968. A UFV pioneira na área. Hoje, existem apenas três mestrados e dois doutorados, incluindo o da UFV. Segundo a coordenadora do programa, Ana Louise Fiúza, a criação do doutorado aguardava a aprovação da Capes. "Só recentemente a Capes autorizou programas de pós-graduação para pesquisas em áreas que não são voltadas apenas para questões econômicas e produtivas, relativas à inovação e difusão tecnológica, mas também para questões políticas e socioculturais". As áreas de concentração do novo curso, bem como as linhas de pesquisa, continuam as mesmas do mestrado. No entanto, o perfil do pesquisador para o doutorado é aquele que já trabalhe com meio rural, com publicações significativas voltadas para os temas da área.

O mestrado em Agroecologia está previsto para começar em agosto próximo. Já o Doutorado em Extensão Rural terá início no primeiro semestre de 2012. Com essas duas aprovações, a UFV completa 40 programas de pós-graduação. São 63 opções de cursos, sendo quatro mestrados profissionalizantes, 13 mestrados acadêmicos e 23 programas com mestrado e doutorado. Para cada programa, a Capes atribui uma nota de avaliação em uma escala de 1 a 7. O conceito quatro obtido pelos novos cursos é considerado como bom resultado. Atualmente a UFV tem sete programas com as notas 6 e 7, considerado nível de excelência internacional.

Mais informações sobre a pós-graduação na UFV: http://www.ppg.ufv.br ou (31) 3899-2147.


Fonte: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=6042&Itemid=62

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    FBES - Fórum Brasileiro de Economia Solidária

    Brazil