Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias do FEPS

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.

OFICINA LOCAL CFES - SÃO MATEUS

2 de Novembro de 2011, 22:00, por Rubens - 0sem comentários ainda

OFICINA LOCAL CFES – SÃO MATEUS – Breve Resumo

Nos dias 28 e 29 de outubro no Auditório da Cáritas Diocesana de São Mateus - CENTRO DE EVENTOS VIA SUL, realizou-se as atividades da Oficina Local de Formação de Formadores em Economia Solidária/ ES.

Participaram da oficina companheiros e companheiras de diversos lugares da Região Norte do estado do Espírito Santo, o que enriqueceu o grupo com a diversidade de conhecimentos, que é importante para o desenvolvimento social.

A Oficina integrou diversas ações voltadas para a Economia Solidária que compõe as propostas de intervenção de três projetos financiados com recursos públicos na perspectiva da articulação entre os projetos que apresentam demandas semelhantes para o mesmo perfil de público e no sentido de fortalecer e atender demandas reais do movimento da economia solidária no estado. Neste sentido foram realizadas/integradas as seguintes atividades:

·        Oficina sobre Fundos Solidários – Projeto Rede Sudeste de Fundos Solidários – SENAES/MTE/Cáritas Brasileira;

·        Oficina Local – Projeto Centro de Formação em Economia Solidária - CFES – SENAES/MTE/ Instituto Marista de Solidariedade – IMS;

·        Curso de Economia Solidária - Projeto Plantando Vidas e Construindo Espaço, - Cáritas Brasileira Regional Espírito Santo/Cáritas Diocesana de São Mateus/Banco do Nordeste Brasileiro/BNB;

·        Articulação e mobilização do grupo no sentido da integração com o movimento de Economia Popular Solidária no estado a partir da interface com o Fórum Estadual de Economia Solidária – FEPS-ES, com vistas no processo de amplitude da sua abrangência para além da Grande Vitória.

O coletivo participante do evento congregou uma diversidade de organizações da sociedade civil representada por Associações de Pequenos Agricultores, Sindicatos, Movimento Quilombola, Movimento dos Pequenos Agricultores, Desabrigados pelas Enchentes, dentre outros.

Participaram também um sacerdote da igreja católica, pe. Fernando Forzas do Município de Montanha e o Pastor José Carlos Ângelo da Igreja Evangélica Avivamento da Fé, do município de Pedro Canário.

Pe. Fabiano Marchesini, presidente da Cáritas Diocesana de São Mateus acolheu o grupo, desejou bom trabalho a todos e ressaltou a importância das parcerias para a região que é tão carente de ações. Destacou também que a proposta do projeto executado pela Diocese está sendo aprimorada dentro das técnicas para que seja auto-sustentável, na proposta de Economia Solidária.

A metodologia do encontro propiciou a integração do grupo, a troca de experiência e muitas reflexões sobre os desafios que as comunidades enfrentaram no passado e enfrentam ainda hoje.

A economia solidaria foi o tema principal, com destaque para as metodologias dos Fundos Rotativos Solidários, que proporcionou ao grupo reflexões sobre suas práticas e a identificação com essa experiência, neste sentido, foram identificados três experiências de Fundos Rotativos Solidários já existentes e um que está em processo de formação na Comunidade Quilombola São Jorge, que conta o apoio e incentivo da FASE

Esse momento foi extremamente importante e participativo e causou comoção coletiva, visto que um dos participantes mora na região há sete anos, mas sua origem é de Alagoas. Ao assistir o Vídeo/Cordel de Fundos Solidários ele se emocionou, chorou e disse reviver a saudade da sua terra, da família e dos Fundos - Casas de Sementes que conheceu lá.

Na apresentação de experiências enquanto empreendimento de economia solidaria o grupo pode tirar muitas dúvidas relacionadas ao trabalho coletivo e à geração de renda. Ressaltou-se que todo o processo de desenvolvimento desencadeado na Comunidade do Morro São Benedito começou com uma experiência de Fundo Solidário, que na verdade nem sabiam que era, mas que hoje resultou em vários empreendimentos e num Banco Comunitário (Banco Bem)

Esse processo formativo teve como facilitadora a Elizabeth Regina Lopes - representante da Cáritas Brasileira Regional Espírito Santo e contou com as contribuições de Rubens Patrocínio Senna, Itamarcos Pitomba Coutinho, Martinha dos Santos e Antonio Vidal, todos representantes do Coletivo Estadual do CFES e do Fórum Estadual de Economia Popular Solidária – FEPS.

Rubens patrocínio Senna