Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia

Blog

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Zonemaneto360

11 de Outubro de 2013, 9:45, por Flavianny Tiemi Otomura - 0sem comentários ainda

 

Atualmente, desenvolvo um projeto de Mapeamento Colaborativo da Cultura Cuiabana. Segue para saber mais: http://zoneamento360.com.br/

É um mapeamento cultural colaborativo de Cuiabá e quiçá de Mato Grosso. Que tem como objetivo, localizar os pontos que permitam traçar os possíveis caminhos da memória viva da cidade de Cuiabá. Os pontos são marcos escolhidos a partir do termo: Paisagens-canções, que são, nas palavras de Eduardo Ferreira: “cantos e encantos apresentados em sua gama de diversidade: étnica, artístico, cultural, gastronômica, poética, ecológica, religiosa, histórica, ou, o que poderíamos denominar de manifestações da cultura material ou imaterial” e que deve conter os modos de ser e fazer, onde se estabeleceu o Arraial que hoje denominamos de Cuiabá.

Neste projeto, a palavra cultura ganha profundidade antropológica e utiliza das expressões artísticas (fotografias, vídeos, narrativas) para o registro - o captar dessa realidade. O mapeamento torna-se um jogo coletivo de coleta de informações, identificação de fenômenos, classificação de conglomerados e associação de práticas e saberes. Permite e visualização das configurações sociais e seus significados. Mapeamento sempre recriado, transfigurado, a partir dos aspectos que compõe os modos de ser e fazer do ser humano vivente em Cuiabá, com abordagem afetiva, criativa e intuitiva do colaborador.

Tão Incrível que parece Cuiabá além de expressar as nossas perspectivas com o mapeamento, é também a página do facebook, que deu o pontapé inicial ao registro e compartilhamento espontâneo das impressões que temos da nossa cidade. A página é um aglutinador de várias percepções subjetivas e incentiva a participação dos usuários e gerou o conteúdo inicial da nossa plataforma.

Como estratégia para conhecer a cidade realizamos - e ainda realizaremos - as EXPEDIÇÕES Tão Incrível que Parece Cuiabá. Que são chamadas públicas, abertas e livres para se conhecer e registrar por fotos, vídeos e textos alguns lugares de Cuiabá. Acontecem sempre em um sábado ou domingo e os registro são compartilhados em álbuns pelas redes socais, com créditos aos seus devidos autores.

A equipe que desenvolve o projeto é composta por professores, pesquisadores, estudantes, artistas de diversas naturezas e outros envolvidos e interessados na cena cultural do estado de Mato Grosso, entre eles: Andrea Ferraz Fernandez (Prof. Drª da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso, coordenadora do grupo de pesquisa MID – Mídias Interativas Digitais); Flavianny Tiemi (filósofa, produtora cultural, pesquisadora do MID); João Batista Alves dos Santos (artista, escritor); Eduardo Ferreira (multi artista, artivista); Renato Kawakami (administrador, mestrando do programa de mestrado ECCO/UFMT –Estudos de Cultura Contemporânea e pesquisador do MID).



0 amigos

Nenhum(a)

0 comunidades

Nenhum(a)

Empreendimentos Favoritos

Nenhum(a)