Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Empreendimento de Economia Solidária

GPS São Manoel Empreendimento de Economia Solidária

Tela cheia

Quem somos

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 121 vezes

O Grupo de Mulheres, conhecido como Grupo Baru e Grupo de Produção Sustentável, está localizado no Projeto de Assentamento São Manoel no município de Anastácio-MS, a 120 km da capital do Estado. O Projeto de Assentamento conta com 140 (cento e quarenta) famílias assentadas. O Grupo de Mulheres teve seu inicio com a criação do assentamento em 1994, articulado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST-MS.

Em 2006, com apoio de um projeto de pesquisa da AGRAER o grupo começou a trabalhar com o beneficiamento de castanha do cerrado (cumbaru). Neste projeto foram feiras várias oficinas para a capacitação do grupo, viagem de intercâmbio a um grupo que trabalha com castanha do cerrado em Poconé - MT. Dentro do projeto foi construída uma unidade de beneficiamento, com os equipamentos, na agrovila do assentamento.

Em 2011 a pesquisa foi encerrada e a unidade de beneficiamento e todos os equipamentos foram cedidos para o Grupo. O grupo então começou a fazer todos os trabalhos, desde a colheita dos frutos, até o processamento, por conta própria. Nesse período, os homens que estavam na fase inicial do trabalho deixaram de participar, ficando somente 6 mulheres que tocam todas as atividades.

Em fevereiro 2012 o grupo começou a participar da feira da agricultura familiar e economia solidária do município de Anastácio, que acontece todas as sextas feiras. Com a participação nas feiras, o grupo começou a diversificar os produtos trabalhados, sendo trabalhado atualmente, além da castanha torrada, com pães, bolos, salgados e doces com a castanha do cerrado, e outros produtos como mandioca e milho.

Para fortalecer a experiência, em 2013, o grupo foi contemplado pelo edital PPP-Ecos com o projeto “Unidade de Produção de Alimentos à Base de Frutos do Cerrado“, ainda em execução, que já permitiu ampliar a estrutura de beneficiamento possibilitando que todos os produtos possam ser produzidos conforme as exigências da vigilância sanitária e a aquisição de equipamentos. Na última etapa do projeto será realizadas ainda capacitações e elaboração de materiais de comunicação.

Em 2015, através do Projeto Cadeia Produtiva do Pequi – MS, executado pelo Instituto Marista de Solidariedade (IMS), o Grupo foi beneficiado com capacitações, “layout” dos produtos, e equipamentos.