Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

IMS

Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Seminários de Avaliação dos Projetos Economia Solidária ocorrem pelo País

9 de Maio de 2012, 21:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 31 vezes

Paralelamente às Plenárias Regionais de Balanço da IV Plenária Nacional de Economia Solidária estão ocorrendo, também, os Seminários Regionais de Avaliação dos Projetos Governamentais para a Economia Solidária. Os projetos que estão sendo avaliados são o Brasil Local, Cefes (Centros de Formação de Economia Solidária), Fundo Solidário e o PNCS (Projeto Nacional de Comercialização Solidária). Os três primeiros são executados a nível nacional pela Cáritas Brasileira e em cada região tem suas replicações executadas por outras organizações, o último, o PNCS é executado apenas pelo IMS (Instituto Marista de Solidariedade). A Cáritas e o IMS convocam a todas as organizações envolvidas nesses projetos a participarem dos seminários regionais que ocorrerão nos próximos dias. No dia 4 e 5 deste mês, seguinte a Plenária de Balanço, foi a vez da Região Norte. Participaram aproximadamente 50 pessoas de empreendimentos, gestores e entidades de apoio.

Para a participação nos Seminários Regionais é fundamental que cada representante dos fóruns de Economia Solidária, das entidades executoras dos projetos, de gestões públicas e conselhos de economia solidária se preparem com seus respectivos coletivos. Ainda em dezembro foi encaminhado um roteiro com questões para as organizações se prepararem para o encontro.

Na avaliação do IMS fica clara a trajetória fecunda traçada por estes projetos. “De todo modo esses projetos, como todos os seus desafios, contribuíram para o avanço da Economia Solidária. É um trabalho árduo, pois demanda dos militantes se envolverem a ocupar seu tempo com a execução, mas, também, permite que o movimento se espalhe a lugares que antes não poderia, propicia encontros e debates produtivos. O desafio que fica é a construção de uma política pública para a economia solidária, pois ainda são apenas projetos e não políticas”, avaliou Shirlei Silva, coordenadora do IMS.

No próximo dia 10 e 11 Porto Alegre (RS), na Casa Betânia, seriará o Seminário de Avaliação da Região Sul. Nos dias 11 e 12 de maio, na escola 7 de outubro da CUT, em Belo Horizonte (MG), será a vez da Região Sudeste. É importante ressaltar que nesta plenária será avaliado o CEFES-SE (Centro de Formação de Economia Solidária da Região Sudeste) que é executado pelo IMS desde 2009.  Olinda (PE) será a sede da Região Nordeste nos dias 16 e 17 e encerrando o ciclo de Seminários de Avaliação, nos dias 18 e 19, na Escola Centro-Oeste da CUT (ECOCUT), em Goiânia (GO), ocorre o da Região Centro-Oeste.

 

 


Fonte: http://sites.marista.edu.br/ims/2012/05/10/seminarios-de-avaliacao-dos-projetos-economia-solidaria-ocorrem-pelo-pais/

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    IMS