Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

“Reinventando Freire” é lançado para comemorar os 50 anos da “Pedagogia do Oprimido” e os 27 anos do Instituto Paulo Freire

13 de Agosto de 2018, 15:26 , por Instituto Paulo Freire - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 68 vezes

Publicação reúne artigos de 63 autores(as) que apontam caminhos para a educação do futuro.

o

 LançamentoIPF ReinventandoFreire 070818 52

o


     “Reinventando Freire: a práxis do Instituto Paulo Freire” é o nome do livro lançado pelo Instituto Paulo Freire e Lemann Center, na terça-feira (07/08), em São Paulo.

 

     O livro traz artigos e depoimentos de 63 autores, sobre educação Freiriana, e comemora os 27 anos de existência do Instituto que leva o nome do seu fundador e um dos maiores educadores do século XX.

 

    LançamentoIPF ReinventandoFreire 070818 21De acordo com Moacir Gadotti, um dos organizadores do livro, o trabalho é fruto de inúmeras reflexões e diálogos sobre a vida e o método de ensino implantado por Paulo Freire por meio da Educação Libertadora no contexto da Pedagogia do Oprimido. “Nós somos frutos de uma história e de opções de vida. Nossas experiências e inspirações têm que estar na revolução da educação, por meio de propostas que passam pela responsabilidade e comprometimento de políticas públicas, em produzir conhecimento a partir de vivências do povo mais sofrido”, afirma Gadotti.

 

     Para Gadotti, nos 50 anos da Pedagogia do Oprimido, a educação não só alfabetiza, mas principalmente, conscientiza o indivíduo na transformação da sociedade. “Nós temos que ter ousadia de construir uma nova mensagem de esperança para trabalharmos uma educação inclusiva, num momento delicado de transição do país. Temos que transformar a sociedade tornando-a mais justa e que a democracia seja acessível a todos”, conclui.

 

     LançamentoIPF ReinventandoFreire 070818 68Já Martin Carnoy, o outro organizador do livro, salienta que a história de vida de Paulo Freire é fundamental para a educação no Brasil. “Recriar o debate sobre o método freiriano é celebrar Paulo Freire da melhor lembrança que temos sobre ele e sua dedicação na transformação da educação no País. A história pode e deve ser relevante, trazendo amplo desempenho com procedimento eficaz na redemocratização da educação”, infere Carnoy.

 

    Para Carnoy, temos um grande compromisso pela frente. “A vida interfere na luta contra uma sociedade antidemocrática. Nós estamos no escuro, mas sabemos para onde ir. Sabemos que direção tomar. Temos que trabalhar a educação em sua amplitude, tornando-a libertadora e transformadora e não objeto de opressão e repressão do povo”, finaliza Carnoy.

 

     O livro pode ser adquirido pelo endereço eletrônico: https://bit.ly/2Lu89cs.



    LançamentoIPF ReinventandoFreire 070818 265iPF.Tv 

 

     O lançamento do livro foi realizado com transmissão ao vivo iPF.Tv, um novo canal no Youtube, criado para divulgar vídeos, séries, programas e cursos relacionados à vida e obra do Patrono da Educação Brasileira e do Instituto Paulo Freire.

 

      Assista à iPF.Tv em: https://www.youtube.com/c/iPFTv2018.

 


Fonte: http://www.paulofreire.org/noticias/682-reinventando-freire-e-lan%C3%A7ado-para-comemorar-os-50-anos-da-pedagogia-do-oprimido-e-os-27-anos-do-instituto-paulo-freire

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar