Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia

SEMINÁRIO SOBRE A CONSERVAÇÃO E USO SUSTENTÁVEL DOS SOLOS

28 de Abril de 2015, 17:08 , por José de Arimatéia Silva - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 11 vezes

Boa noite, lutadores/as do Seridó

Em alusão ao Dia Nacional da Caatinga, acontecerá amanhã-terça-feira (28) e quarta-feira(29) no Instituto Nacional do Semiárido (INSA), em Campina Grande, um seminário sobre a Conservação e uso sustentável dos solos. O objetivo do evento é debater com diferentes segmentos da sociedade a governança do uso e conservação do solo na área de abrangência do bioma Caatinga, visando gerar subsídios para reflexões e tomadas de decisões acertadas, uma vez que este bioma apresenta uma elevada diversidade socioambiental.

Os solos constituem insumo fundamental para o desenvolvimento humano e encontra-se no centro dos principais desafios do planeta: a produção de alimentos, de fibras e de energia, além da prestação de serviços ambientais (ecossistêmicos). Tem ainda papel fundamental na mitigação de efeitos de mudanças climáticas, na manutenção dos mananciais e na sustentação da biodiversidade. Apesar de toda a sua importância, os solos do semiárido estão sob risco.

A região é considerada uma das maiores áreas em vulnerabilidade ao processo de desertificação. Nesta perspectiva, o uso sustentável dos solos no Semiárido é tema estratégico para as gerações presentes e futuras. A educação, comunicação e capacitação para o manejo e uso sustentável dos solos, das águas e da vegetação são consideradas estratégias fundamentais para combater a degradação e promover o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecologica como estratégia de conservação dos recursos naturais e sua sociobiodiversidade.  

Como articulador estadual do Seapac e ponto focal da sociedade civil brasileira junto à convenção de combate a desertificação da ONU participarei desta iniciativa para colaborar na realização de um debate construtivo e propositivo sobre a sustentabilidade do bioma Caatinga, com ênfase no uso e conservação do solo e mobilização da sociedade para a importância deste recurso como parte fundamental do estoque de água no ambiente, assim como dos perigos que envolvem a sua degradação e vulnerabilidade no Semiárido brasileiro.

Saudações Ecossocialista

Engº Agrº José Procopio de Lucena

Articulador Estadual do Seapac

Ponto Focal da Sociedade Civil para convenção de combate a desertificação-ONU


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    Nenhum artigo selecionado ainda.

    Posts do blog