Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia

Planejamento do Curso - Mod VIII

10 de Dezembro de 2013, 18:50 , por Judite Fernanda Simionato - 44 comentários | 1 pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 50 vezes

Planejamento do curso Cirandas para empreendedores:

 

Realização do curso com duas possibilidades:

 

A.   Parceria com uma das universidades que já  trabalhamos juntos em 2013, utilizando  os computadores  e projetores  da universidade, em tempo em que estarão  disponíveis e

B.   Sala do Centro de Apoio ao Trabalhador (CPAT) ou sede da Cooper Art Camp;

 

 

Objetivo:

Apresentar o Cirandas  como ferramenta disponível e de fácil acesso e ensinar a utilizar o site e incentivar os participantes a serem Cirandeiros atuantes. 

 

Divulgação:

A divulgação será realizada de duas maneiras:

A - Através dos grupos de emails existente: do Forum Regional de Economia Solidária e da Rede de Economia Solidária de Campinas; e 

B -  Contatos diretos por telefone, utilizando o cadastro dos empreendimentos  de Economia Solidária do CPAT . 

 

 

Materiais:

 

 Possibilidade  A:  Fazer  o treinamento on line no laboratório da universidade;

 

Possibilidade  B: Orientação presencial e  realização das atividades  em casa,  pois não há um computador por pessoa e criar um grupo de emails para haver comunicação durante a semana e orientações quanto as dúvidas.

                   Projetor  (CPAT)

                  Computador e internet  (pessoal);

                  Bloco para anotações:   parcerias  com  as duas Universidades.

 

 

Região de abrangência: 

Para empreendedores  das cidades da  Região Metropolitana de Campinas

 

 

 

Início:

Mês previsto para início do curso em março de 2014 (se houver possibilidade, fevereiro)

 

 

Número de participantes e perfil:

Grupo de no máximo  de 15 pessoas, com noções básicas de computação e internet e participante de empreendimento econômico solidário.

 

 

Tempo de duração e horário:

O tempo de duração previsto é de três encontros  com possibilidade de mais um, ou  se porventura os participantes tiverem maior habilidade com o Cirandas, dois encontros serão suficientes. 

 

Horário: das 8:00  às 17:00 iniciando de manhã com um café no acolhimento, pausa de  01 hora  para  almoço e quinze minutos  para café da tarde.

Os alimentos para as  refeições  terão  contribuição coletiva dos participantes e  realizadas no mesmo prédio das aulas, seja no refeitório das universidades ou  em outra sala tanto da Cooper Art Camp quanto do CPAT. 

 

OBS: Repetir o curso durante o ano com apoio dos participantes da primeira turma.

 

 

 

Metodologia:

 Base:

Utilização do material disponível neste curso;

Apresentação de vídeos  com experiências reais de empreendimentos  a cada etapa  do processo de aprendizagem.

No primeiro momento do curso será feita a pergunta: "Por que utilizar o Cirandas.net?" . Esta pergunta será  repetida por diversas vezes durante o curso e na avaliação final  por escrito, solicitaremos que esta pergunta seja respondida, com o objetivo de que se pense a respeito da importância ou não do Cirandas. 

Para que haja a participação das pessoas na construção do Cirandas, de sua importância e aplicabilidade na prática, será mantido um painel se sugestões atualizado em tempo real, sobre o Cirandas.net.

 

 

 

Atividades Extras:

 Para cada dia,  utilizar uma atividade  cooperativa, com jogos que utilizam a participação em grupo.  Por exemplo, jogo com os pregos, contação de  estória coletiva, etc.

 

 

Avaliação:

 

Cada participante colocará a nota do curso em um painel fixado  na parede,  com uma caixa de  sugestões e no último dia, realizar um diálogo sobre o curso e  avaliação por escrito.


44 comentários

  • Eu minorrosana kirsch
    12 de Dezembro de 2013, 12:45

    Análise do planejamento

    O FBES, Petrobras e a cooperativa EITA estão responsáveis por dar um retorno sobre os planejamentos da atividade presencial, que foi o exercício do módulo 8 do EAD Cirandas. Então, abaixo seguem algumas considerações.

    Um planejamento com duas possibilidades de parceria para realização, considerando espaços já existentes e com estrutura e o próprio espaço da cooperativa que faz parte. Importante ter mais de uma alternativa para a realização de uma atividade!

    E, a atividade além de trabalhar com Cirandas, também tem momentos de integração e reflexão coletiva, com atividades cooperativas. Bem bacana para o pessoal se conhecer e fortalecer a rede de economia solidária da região!

    Algumas perguntas sobre a proposta:
    1 – Para fazer o convite para a atividade, indicas e-mail e telefone: já existe uma lista de e-mails e telefones dos empreendimentos da região de Campinas? É que algumas vezes os contatos do banco de dados do Cirandas/ SiES estão desatualizados.

    2 – Para fazer o convite por telefone, há alguma parceria que disponibilize ligações para que se consiga conversar diretamente com os empreendimentos?

    3 – Sobre a duração da atividade: Os três dias inteiros são em função do conteúdo ou de outro fator? Sendo mais de um dia, pode haver limitação de participação, por exigir este tempo de participação? Uma hora para almoço seria um tempo adequado, uma vez que a refeição teria que ser feita fora do local da atividade?

    4 – Ao trabalhar com Cirandas, além de conhecer o que já existe de funcionalidades, também se espera que o empreendimento indique o que mais poderia haver no sistema para ajudá-lo. Para além de um treinamento, é um processo educativo, de uma plataforma que se pretende em desenvolvimento participativo. O que esta abordagem acrescentaria ao seu planejamento?

    5 – Por que usar o Cirandas? Esta é uma pergunta muito importante a ser feita para o empreendimento, pois a realidade de cada grupo pode trazer um uso diferente do sistema. Esta pergunta, você considera que seria feita em qual momento da atividade?

    A partir destas considerações, pedimos que edite seu post até dia 20/12.
    Caso considere que algumas das questões acima não se adequam à sua realidade, deixe um comentário aqui também até o dia 20/12.

    Abraços!
    Rosana


    • Eu minorrosana kirsch
      18 de Dezembro de 2013, 13:08

      Atenção: 20 de dezembro

      Olá Judite!

      O prazo para alteração do seu planejamento e/ou comentar a análise acima é dia 20 de dezembro, sexta-feira!

      Abraços,
      rosana


      • Foto perfil minorJudite Fernanda Simionato
        19 de Dezembro de 2013, 4:43

        Edição do planejamento

        Rosana,

        grata por suas considerações, fiz a edição do planejamento no blog.
        Quanto ao tempo do curso, não tenho experiência deste tipo, coloquei o prazo de 3 dias, podendo de estender ou diminuir, não sei como será a resposta dos participantes. Se tiverem habilidade com o computador, é possível que até em um dia se faça o curso, mas não quero que seja de forma rápida, pretendo com este curso que o Cirandas faça diferença na vida dos empreendedores e do empreendimentos, senão será somente mais uma diversão. penso também no dia todo pois como as distâncias de locomoção são grandes, utiliza-se melhor o dia, programa-se as atividades no empreendimento para ter um dia livre e diminui o custo do transporte.
        abraços!
        judite fernanda.


        • Eu minorrosana kirsch
          19 de Dezembro de 2013, 17:16

           

          Oi Judite!

          Bacana que as considerações sobre o seu planejamento ajudaram!
          Boa sorte nas atividades e ótimo 2014!


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Cancelar

Judite Fernanda Simionato

0 comunidades

Nenhum(a)

Empreendimentos Favoritos

Nenhum(a)