Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Lidiane Freire

[email protected]

Voltar a Blog
Tela cheia

Planejamento de Oficina Ciranda.Net - Modulo VIII

7 de Dezembro de 2013, 19:01 , por Lidiane Freire - 1Um comentário | 1 pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 129 vezes

Planejamento de Atividade:

 Oficina: Mobilização para utilização do Cirandas.net - Introdução

 Carga horária: 8h

 Local: Centro Público de Natal

 Parcerias: Setor de Economia Solidária da Prefeitura Municipal de Natal, e entidades de apoio e fomento a economia solidária da região metropolitana.

Objetivo: Mobilizar e sensibilizar os empreendimentos econômicos solidário para a utilização do Cirandas.Net como ferramenta autogestionária no processo de comercialização justo e solidário.

 

Publico participante: 10 representantes de empreendimentos econômicos solidários inseridos ou não no cirandas.net da região metropolitana e entidades parceiras.

 

Conteúdos: Introdução a economia solidária, comercialização solidária e comercio justo, Redes de cooperação solidária e Cirandas.net.

 

Estrutura/Material necessário: 11 Computadores com acesso a Internet, uma sala, material didático sobre os temas abordados, papel madeira, piloto.

 

Plano:

 

Passo1- da mobilização e constituição de parcerias:  A oficina será precedida de um bom dialogo com os possíveis parceiros locais, dentre eles as organizações de apoio e fomento que desenvolvam ações junto aos empreendimentos econômicos solidários na região metropolitana.

 

Passo2 – da Oficina: a atividade será realizada em dois períodos, totalizando 8 horas. No primeiro momento (inicial) será dado ênfase ao processo de construção conhecimento político da ação, de forma participativa, dando prioridade ao tema da economia solidária e os diversos experiências/espaços de redes de cooperação, identificando no cirandas.net a pratica da comercialização justa e solidária, bem como espaço de divulgação e visibilidade do empreendimento solidário. No segundo momento, na seqüência é pensado a apresentação do cirandas.net e seus principais instrumentos de funcionamento.

 

Passo3 – sensibilizar os/as participantes para momentos posteriores que possibilitem a retirada de duvidas, e avaliação da utilização da ferramenta.

 

Passo 4 – Avaliação da atividade (conteúdo, metodologia, facilitador/a) e proposições.

 

OBS. Ciente de que um dia de atividade é insuficiente para uma compreensão da totalidade do Cirandas, esta atividade se propõe a apresentar o Cirandas.Net e sensibilizar os membros dos empreendimentos para a utilização desta ferramenta no processo de divulgação e visibilidade da sua experiência e nela identificar uma estratégia de comercialização justa e solidária. Podendo abrir possibilidades de outros momentos complementares para orientação e avaliação da utilização do Cirandas.Net.


Categorias

Política, Finanças Solidárias, Formação, Produção, comercialização e consumo, Políticas públicas, Comércio justo e solidário, Consumo ético e solidário

1Um comentário

  • Eu minorrosana kirsch
    18 de Dezembro de 2013, 12:59

    Análise do planejamento

    Oi Lidiane!

    Semana passada postei a análise de seu planejamento. Por algum motivo não está mais aqui.
    Segue novamente.

    O FBES, Petrobras e a cooperativa EITA estão responsáveis por dar um retorno sobre os planejamentos da atividade presencial, que foi o exercício do módulo 8 do EAD Cirandas. Então, abaixo seguem algumas considerações.

    A proposta da atividade articula o Cirandas como possibilidade de potencializar o comércio justo e solidário e tem parcerias importantes para a sua realização, sendo que o espaço a ser utilizado é o Centro Público. O uso e apropriação de espaços destinados ao fomento da economia solidária para atividades formativas consolida a perspectiva de que fazer uma nova economia demanda mais que produzir, comercializar e consumir: traz à tona a importância da formação e da reflexão coletiva.

    Considerando que há vários temas envolvidos na atividade de 8h, que tal ao apresentar o Cirandas focar nas funcionalidades do site de empreendimentos? As demais funcionalidades poderão ser usadas em momentos posteriores, caso venha a acontecer momentos complementares, como indicado ao final do planejamento.

    Dentro do Passo 1, será importante antes da atividade, preparar uma lista dos empreendimentos da região metropolitana (público descrito para a atividade) e solicitar ao FBES o código de ativação dos sites. Também, é necessário identificar entre os empreendimentos com site no Cirandas, quais foram indicados pelo Fórum Potiguar, pois para estes usarem o site não é necessário o código de ativação, mas seguir as orientações enviadas por e-mail.

    A partir destas considerações, pedimos que edite seu post até dia 20/12, incluindo:
    1 - Incluir na preparação a lista de empreendimentos com o site e a solicitação dos códigos de ativação.
    2 - Nos conteúdos, focar nas funcionalidades dos sites de empreendimentos.

    Caso considere que algumas das indicações de alteração acima não se adequam à sua realidade, deixe um comentário aqui até o dia 20/12.

    Abraços!
    Rosana


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Cancelar