Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog do Arthur
Tela cheia

Dissertação sobre Ecosol e Software Livre

8 de Janeiro de 2011, 22:00 , por Luiz Arthur Silva de Faria - 22 comentários | 1 pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 903 vezes

Enfim (!!!!), minha dissertação de mestrado, "Softwares Livres, Economia Solidária e o Fortalecimento de Práticas Democráticas: Três Casos Brasileiros", foi defendida, concluída e está disponível no site do PESC/COPPE (http://www.cos.ufrj.br/).

Um dos principais objetivos do trabalho é contribuir com o movimento da economia soldária, no debate sobre as tecnologias da informação - computadores, sites, internet, redes sem fio e outros bichos do tipo.

O texto fala sobre projetos brasileiros que envolvem tanto softwares livres como economia solidária, e procura discutir seu potencial no fortalecimento de práticas democráticas que alcancem além das eleições e dos partidos políticos.

Os casos analisados são: o Portal Comunitário da Cidade de Deus, gerido por organizações comunitárias da Cidade de Deus, no RJ; o Cirandas, software que disponibiliza um espaço na Internet para empreendimentos brasileiros de economia solidária; e o [email protected], cujo objetivo é prover acesso sem fio à Internet para o Morro dos Macacos, em Vila Isabel, no RJ.

O link direto para download do texto é o http://www.cos.ufrj.br/index.php?option=com_publicacao&task=visualizar&id=2162

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Categorias

Software, cultura e conhecimentos livres, Pesquisa e tecnologia, Organização do movimento, Comunicação, Educação e formação, Cultura, Região Sudeste, Nacional

22 comentários

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Cancelar