Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Grupo Pandeirada

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Crianças do Buscapé emocionam público durante a VII Conferência
Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Salvador


Meninos e meninas com idades entre 10 e 14 anos do grupo Pandeirada, do Projeto Buscapé, subiram ao palco durante a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e emocionaram uma platéia de aproximadamente 150 pessoas. A apresentação foi marcada pela diversidade de ritmos e instrumentos musicais. O evento aconteceu na última sexta-feira (31/07), no Colégio das Mercês, em Salvador.

Ansiedade, “frio na barriga” e nervosismo não faltaram às crianças quando se depararam com o auditório cheio. Mas, assim que pisaram no palco e pegaram os seus instrumentos, essas sensações foram mandadas para bem longe e o que as crianças queriam mesmo era mostrar o que sabiam. E mostraram muito bem. “No começo, eu fiquei com medo, nervosa, mas depois me soltei”, contou Rebeca Cerqueira, 10 anos. Para Jeferson Brito, 10 anos, o motivo foi simples: “eu estava muito sério, mas as pessoas foram tão gentis que eu relaxei”. Seja com aplausos, seja cantarolando canções o público participou a todo o momento da apresentação musical.

No repertório do grupo, uma variedade de ritmos: funk, baião, samba, capoeira, xodó, coco e ritmos latinos. Além dos pandeiros, claves e flautas, a Pandeirada apresentou um novo instrumento percussivo apelidado pelo grupo de pet-chique. O instrutor de música, Berg Campos, explica que o instrumento é feito com garrafas pet recicladas. “O que queremos mostrar é que arte e consciência sócio-ambiental podem e devem andar lado a lado”, ressaltou o educador responsável por ministrar as oficinas de música para um grupo de cerca de 20 crianças e adolescentes moradores de Cosme de Farias, bairro popular de Salvador.

Diane, presidente da Rede Social do Adolescente e da Juventude da Associação Unidos de Periperi adorou a invenção. “O som é muito legal e é fácil de aprender, repare, já estou quase aprendendo”, disse a jovem animada com os pet-chiques nas mãos. Diane contou que está desenvolvendo um trabalho de arte-educação na comunidade onde mora e ficou encantada com o trabalho do Buscapé. “Quero fazer algo parecido lá em Periperi!”, concluiu.

A VII Conferência Municipal – O evento, que aconteceu durante os dias 29 e 31 de julho de 2009, teve como objetivo deliberar sobre a Política Municipal de defesa e garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. O tema desta edição da Conferência foi “Construindo Diretrizes da política e do Plano Decenal”. Após palestras e debates em grupos os delegados e delegadas elegeram as propostas que serão apresentadas ao Poder Municipal. Durante o evento também foram escolhidos através de votação as pessoas que irão representar a Bahia na Conferência Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

Sobre o Buscapé - Criado em 1997, o Buscapé é um projeto de arte-educação inclusiva e cidadania composto por cinco instituições: Associação Vida Brasil; OIMBA – Oficina de Investigação Musical da Bahia; CRPD – Centro de Recuperação e Prevenção das Deficiências; CAMA – Centro de Arte e Meio Ambiente e Organização Sementes do Amanhã.

O Buscapé oferece oficinas de artes cênicas, artes visuais, percussão, pandeiro e confecção de instrumentos para crianças e adolescentes (incluindo pessoas com deficiência), moradores de bairros populares de Salvador, entre eles Alagados/Uruguai, Cajazeiras, Ilha Amarela, Cosme de Farias e Centro Histórico.

Além dessas atividades, os meninos e meninas participam de formações nas áreas de cidadania, direitos humanos, equidade, comunicação, entre outras temáticas. O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA é a grande base de todo o trabalho desenvolvido. Com o ciclo de seminários temáticos, objetivamos ampliar entre as crianças e os adolescentes as discussões sobre a promoção e garantia dos direitos humanos.

 


My home page

14 de Novembro de 2008, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Essa comunidade é para todos que tem interêsse pelo assunto " Trabalho Social".

O trabalho social desenvolveu-se no âmbito dos ideais humanitários e democráticos, assentando no respeito pela igualdade, unicidade e dignidade da pessoa humana. A sua intervenção consiste, sobretudo, no desenvolvimento de capacidades individuais, coletivas e sociais aos níveis cognitivo, relacional e organizativo, encarando o indivíduo sob diferentes epistemas.

Essa comunidade visa:

Intercâmbio ideológico.
Criar uma relação de entretenimento entre educadores e seus participantes.
Divulgar debates, palestras etc...

Pensamento:

Só através da arte povos se unirão para um fim comum, deixando de lado sua rivalidade e preconceito racial, religioso, ideológico, étnico e econômico. Através de todo tipo de educação, mas principalmente da educação artística, contribuiremos para que jovens aflorem seus mais puros sentimentos. Assim teremos não só cidadãos, mas sim, cidadãos sensíveis de espiritualidade.



Trabalho social

- -

Posts do blog

Integrantes

Nenhum(a)