Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Núcleo de Estudos

e Práticas em

Políticas Agrárias

 

Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Sem Terra marcham com 5 mil trabalhadores na Bahia

16 de Abril de 2013, 21:00 , por Caio - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 256 vezes

Após três dias em marcha, trabalhadores Sem Terra chegam a capital baiana

 

Hoje (11) cerca de 5 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais Sem Terra que estão marchando desde a terça (09) de Camaçari, chegaram em Salvador. Os principais objetivos da marcha é dialogar com a sociedade sobre a importância da Reforma Agrária, exigindo a implementação de políticas públicas de convivência com a seca no semiárido baiano e denunciava a não desapropriação de terra por parte do Governo e a execução do Dirigente Fábio dos Santos Silva. Pensando nisto, o MST neste ano homenageia o Companheiro Fábio, dando a marcha estadual de 2013 o nome do Sem Terra.


O Movimento recebeu neste ultimo dia de marcha a participação da Secretária de Políticas para as Mulheres, Verá Lúcia Barbosa; o Vice Presidente do PT na Bahia, Weldes Queiroz; o Deputado Estadual Isidoro; e representantes municipais de várias cidades baianas;

A marcha realizou neste ultimo dia o percurso Lauro de Freitas, passando pelo Centro Administrativo do Estado, até o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) onde os trabalhadores montaram acampamento.

De acordo com a Direção Estadual do Movimento no Estado, a partir da próxima segunda (15) será realizado mobilizações para a entrega das pautas de reivindicação, referente a melhoria de vida de mais de 24 mil famílias assentadas e acampadas no estado. 

Enquanto isso ocorrerá no espaço de acampamento momentos de formação com oficinas diversas durante o dia e a noite, momentos culturais, com músicas, danças e poesias típicas do nordeste brasileiro.

Pauta

Neste ano de 2013 o MST traz três pontos principais para serem entregues ao Incra: 

Primeiro, a obtenção de terra, tendo como ponto de partida a desapropriação e a apresentação de um cronograma das áreas que já estão em processo de desapropriação, tendo em vista que na Bahia já fez 2 anos que não desapropriada nenhuma área;

Segundo, a realização de demandas emergenciais relacionadas a seca no semi árido baiano, tendo em vista, a perfuração de poços artesianos, a liberação de carros pipas e entre outros; 

Terceiro, o desenvolvimento dos Assentamentos, visando a liberação de crédito para a produção, a demarcação dos lotes, chamada pública para a assistência técnica e outras demandas;

Jornada de Abril

Estas ações do MST no estado fazem parte da Jornada de Luta pela Reforma Agrária, mas conhecida como abril vermelho, onde durante o mês de abril trabalhadores rurais de todo o país realizará mobilizações e ocupações dos latifúndios improdutivos visando a imediata desapropriação de terras.

Este mês também, o Movimento relembra o Massacre cometido em Eldorado dos Carajás, onde 21 trabalhadores foram mortos, e exigi da justiça federal a prisão dos responsáveis pela chacina. 

Fonte: Caio

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar