Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

NESOL USP

Voltar a Destaques
Tela cheia Sugerir um artigo

II Encontro de Bancos Comunitários da Região Sudeste

4 de Setembro de 2011, 21:00 , por NESOL USP - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1196 vezes

Entre os dias 22 a 26 de agosto de 2011 foi realizado o II Encontro de Bancos Comunitários da Região Sudeste evento realizado pelo Núcleo de Economia Solidária da Universidade de São Paulo NESOL/USP em parceria com Secretaria Nacional da Economia Solidária – SENAES/MTE com apoio da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo - FUSP e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

5

Durantes cinco dias, estiveram reunidos representantes dos bancos comunitários de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, além de representantes das prefeituras do Rio de Janeiro, Várzea Paulista e São Carlos que também trabalham com a economia solidária e possuem projetos para implantação de bancos comunitários em suas regiões.  Eles participaram de diversas atividades de formação e visitas aos bancos comunitários da capital paulista.

4

O evento foi aberto no dia 22 com um seminário que apresentou os bancos comunitários como estratégia de desenvolvimento local, além de discutir uma política nacional de crédito popular. O evento contou com a presença de Paul Singer, Secretário Nacional da Economia Solidária, e João Joaquim de Melo Neto Segundo, Coordenador Geral do Banco Palmas.

 A diretora presidente do Banco Bem, Leonora Mol, ressaltou a importância do evento. "O encontro de formação é algo que é sempre bem vindo para todos os bancos, porque os trabalhadores dos bancos comunitários ficam muito isolados sem ter com quem conversar das suas experiências, das suas dificuldades, da operação do banco propriamente dita”, afirmou.

3

Nesse sentido, foi realizada na terça-feira, 23, uma vivência para aproximar os bancos e promover essa troca de experiências. O grupo foi conhecer os bancos Autogestão e União Sampaio, na zona sul de São Paulo. A programação de quarta contou com uma visita aos bancos Apuanã e Vista Linda.

“Cada um consegue achar soluções e fórmulas para resolver os seus problemas. Então, quando eles se encontram há a troca das soluções que se traduzem em ações que efetivamente podem transformar muita coisa nos outros bancos”, disse Leonora.

 O quarto dia do encontro trouxe o consultor financeiro Roberto Vilela. Ele trabalha com consultoria de gestão estratégica e microcrédito há 10 a1nos e dividiu um pouco dessa experiência com os participantes. Ele falou sobre gestão de carteira, apresentou os conceitos de microcrédito produtivo orientado e juros e compartilhou uma planilha que pode facilitar a gestão de carteira dos bancos comunitários. Os participantes aprenderam a utilizar a planilha e puderam sugerir melhorias que sejam adequadas aos bancos.

Em um balanço da atividade, os participantes reconheceram que é importante realizar a padronização da planilha, pois permite organizar um quadro geral da carteira ativa de todos os bancos, o que pode facilitar a captação de recursos para gerar um fundo para todos.  

"É muito importante essas trocas porque os bancos têm suas características próprias, suas realidades locais, mas algumas coisas são comuns a todos. Com essa troca de saberes, a gente sai daqui levando mais conhecimento e aplicabilidade para melhorar a gestão de carteira da nossa comunidade", enfatizou Itamarcos Coutinho, do Banco Terra, no Espírito Santo.

O evento terminou no dia 26/08 com uma visita ao Banco Paulo Freire, na zona leste de São Paulo.

2

Com colaboração de Mylena Lira e Taísa Santana

Fotos: Xandy


Categorias

Região Sudeste, Crédito e finanças, Finanças Solidárias, Formação
Tags deste artigo: bancos comunitários

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    Busca

    Feed FBES

    redirection forbidden: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_rss&feed=RSS0.91&no_html=1 -> https://www.fbes.org.br/index.php?option=com_rss&feed=RSS0.91&no_html=1