Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog das Mini-bibliotecas de Caldas
Tela cheia Sugerir um artigo

A um bruxo, com meu amor também.

2 de Março de 2014, 8:13 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 23 vezes
Nasceu no Morro do Livramento no Rio de Janeiro . Era neto de escravo, filho de uma lavadeira e um pintor de parede. Além de mulato, era pobre, míope, gago e sofria de epilepsia. Foi engraxate, vendedor de bala e não teve uma educação formal, mas aprendeu a ler e escrever. Só que,  além do português ele aprendeu francês com um padeiro e o inglês e o alemão estudando sozinho. Era apaixonado por xadrez e livros. 

Certa vez, foi demitido de uma tipografia por estar lendo escondido. Casado, morou até morrer no Cosme Velho, 18, numa ruazinha sossegada. Diante de sua casa, havia um riachinho, ladeado por um pequeno muro de pedra. Era aí que ficava a famosa Bica da Rainha, cujas  águas tinham propriedades miraculosas: transformavam senhoras e senhoritas, pouco ajudadas pela natureza, em lindas mulheres. 

Superando todas as dificuldades, tornou-se jornalista, poeta, dramaturgo,escritor romancista,cronista, contista, crítico literário e presidente da Academia Brasileira de Letras, onde ocupou a cadeira nº 23. Foi consagrado em vida, teve sua imagem estampada na cédula de mil cruzados.
                                                                                                               
Estou me referindo ao maior escritor que o Brasil já teve : Machado de Assis! Um cidadão negro, brasileiro, um cara humilde que tinha tudo para não dar certo. Não teve riqueza, mas graças a literatura conseguiu a glória , a imortalidade! 


Ele escreveu romances, contos, poemas, crônicas , peças de teatro, críticas literárias e teatrais. A obra de Machado de Assis é vasta. Livros mais vendidos? Dificil citar,  mas Memórias Póstumas de Brás Cubas é imperdível além do intrigante Dom Casmurro. Personagens famosos? Sem medo de errar, vou citar Brás Cubas, Quincas Borba, Helena, Bentinho e Capitu .

As obras de Machado de Assis correram o mundo, foram traduzidas em alemão , dinamarquês , holandês , árabe , polonês , romeno , sueco , theco e estoniano. Se fosse nos dias atuais, com certeza estaria no topo e no ranking da revista Forbes .

Ele trabalhou no Ministério da Agricultura, era encarregado de dois assuntos: cuidar e acompanhar a aplicação da Lei do Ventre Livre e tratar da Política daTerra. Essas batalhas cotidianas, muitas das quais o Machado perdia, acabou tendo influência grande na maneira como ele passou a representar a sociedade. 

Muitos intelectuais renomados internacionalmente rasgam elogios ao genial Machado de Assis. Os gringos descobriram aquilo que nós já sabíamos: que Machado de Assis é craque e poderia jogar em qualquer time dos melhores contistas e romancistas do mundo! Além de ser o Pelé da Literatura, é também o Bruxo do Morro Velho! Esse apelido ganhou força quando Drummond dedicou a Machado de Assis o poema: A um bruxo, com amor, e como o meu também!



Por Pandorah

Fonte: http://caldasminibibliotecas.blogspot.com/2014/03/a-um-bruxo-com-meu-amor-tambem.html

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar