Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog das Mini-bibliotecas de Caldas
Tela cheia Sugerir um artigo

"A viagem de José Saramago"

20 de Fevereiro de 2014, 4:53 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 6 vezes

"A jangada de pedra"

I

            O que podemos dizer de um escritor que nos faz acreditar que, um dia,                         simplesmente os Pirineus racharam e a Península Ibérica se separou da                       Europa?


Península Ibérica (Portugal/Espanha)

II
E que, praticamente transformando-se em uma ilha flutuante, a Península  afastou-se cada vez mais, Atlântico afora, a ponto de o mundo todo apavorar-se, prevendo catástrofes como uma colisão com ilhas ou outro continente?

III
Bem, se você sabe que o autor é Saramago, com sua força e genialidade, vai entender porque lemos o livro todo com curiosidade sobre o que poderia acontecer, mesmo estando com a certeza que é obra de ficção, uma ficção maluca que convive, em todas as páginas, com a realidade.

IV
Do enredo fantasioso consta a história de três homens e duas mulheres, um cão, dois cavalos que  se juntam
          neste tempo tormentoso de crise( lembrem-se que a Península navegava como             uma jangada mar afora)...
          Voltando aos seres que se uniram atravessando Portugal e Espanha, por talvez             acreditarem que poderiam ser responsáveis por aquela tragédia, ou por
          buscarem  a salvação, veremos que, apesar do espanto, a vida continuava com             seus     detalhes  sonhos, desejos, rotina e relações...com os seus governos                   cegos a espalharem  palavras vazias e inúteis.
         Pelas páginas perpassam cenas e paisagens ibéricas, a sabedoria popular com              seus dizeres, ditados, costumes, as manobras políticas...
E assim ficamos nós, espantados, com a capacidade de adaptação das pessoas vivendo no dia-a-dia seus amores e prazeres, mesmo estando em risco total a cada momento.



V

De repente, damo-nos conta, percebemos que assim é a nossa vida, a de todos nós, navegando por rumos desconhecidos em rotas ignotas pelo Universo sem fim...


    Postado por Amora.doce


Fonte: http://caldasminibibliotecas.blogspot.com/2014/02/a-viagem-de-jose-saramago.html

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar