Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog das Mini-bibliotecas de Caldas
Tela cheia Sugerir um artigo

Hans Christian Andersen

25 de Janeiro de 2014, 21:04 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 34 vezes
Vendedora de fósforos que vira estrela no céu escuro , soldadinho de chumbo que ama dançarina de papelão, bonequinho que arde abraçado no fogo da lareira, bailarina que ganha sapatos novos e morre de tanto dançar , figurinha de porcelana que se apaixona e vive até o dia em que vira caquinho, são alguns dos contos do dinamarquês Hans Christian Andersen.  

Entre os contos mais famosos de Andersen estão “O patinho feio” , " A pequena vendedora de fósforo"  “A roupa nova do imperador” " A pequena sereia " e "O soldadinho de chumbo".


Andersen escrevia suas histórias como se as contasse em voz alta. Ele também usou a própria experiência de vida para falar de personagens. A infância pobre teve grande influência em seus escritos. O “Patinho Feio” é considerado o conto mais autobiográfico de suas obras.

Esse grande escritor era também um mágico das tesouras, costumava ir contando uma história à medida que fazia os seus recortes e, no final da história, desdobrava o papel e surpreendia a todos. Ele desenhava com a tesouras pequenas bailarinhas, homens com vários rostos, cisnes, teatros de marionetes , corações e muito mais. 

Além de escritor, mágico das tesouras ele foi também um peregrino. Numa época em que nem trem havia, só cavalo e carroça,  Andersen fez uma verdadeira peregrinação pela Dinamarca, Ásia, África e Europa . E por onde ele passava contava, recortava e desenhava em troca de comida e pernoite.
Além das centenas de contos,  ele escreveu peças de teatro, poemas , romances e livros de viagens.

                                                                                                                                           
É de tal importância a contribuição de Hans Christian Andersen para a a literatura infanto-juvenil que, o dia em que o autor nasceu (2 de abril) foi escolhido como "Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil". Além disso, o mais importante prêmio infanto-juvenil de literatura, tem o seu nome. Ana Maria Machado e Lygia Bojunga são escritoras brasileiras que já levaram o prêmio para casa.

Por Pandorah

Fonte: http://caldasminibibliotecas.blogspot.com/2014/01/hans-christian-andersen.html

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar