Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog das Mini-bibliotecas de Caldas
Tela cheia Sugerir um artigo

Imortal Ana Maria Machado

5 de Abril de 2014, 11:04 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 789 vezes
Não é fácil escrever um livro e fica mais difícil ainda quando o autor inverte o enredo. Foi o que fez Ana Maria Machado no livro História Meio ao Contrário. O clássico “Era uma vez...” foi colocado no final. O livro dela começa assim:  "E então eles se casaram, tiveram uma filha linda como um raio de sol e viveram felizes para sempre".

Ana Maria Machado é dona de um sorriso contagiante e imaginação pra lá de fértil, professora, tradutora, pintora e escritora. Escreveu mais de cem livros infantis, um mais fofo que o outro, publicados em dezessete países! Ela também escreve para gente grande, lançou recentemente o romance Infâmia e o Tropical Sol da liberdade que fala sobre o exílio!


E por falar nisso, em 2012 ela concorreu ao Prêmio Jabuti com o livro Infâmia. Era favorita de dois dos três jurados, mas o mais inacreditável aconteceu, ela não ganhou , pois o “Jurado C” deu zero para o livro ! Acho que ele é do contra, ops, “meio ao contrário”! 

Mas como bem diz o ditado "o que é do homem o bicho não come", o livro Infância , no ano de 2013, levou o prêmio Zaffari Boubon de Literatura e faturou $150 mil, bom nenão?


Ana Maria Machado nasceu na véspera de Natal, começou a carreira como pintora,  mas trocou os pincéis pelas palavras. Esse era o início de uma bela história! No período da ditadura ela resistia participando de reuniões e manifestações, foi presa, deixou o Brasil, partiu para o exílio levando cópias de algumas histórias para criança que estava escrevendo na época. 

De volta, fundou no Rio a primeira livraria infanto-juvenil. As suas histórias, antes publicadas em revistas, passaram a sair em livros. Ana Maria Machado ganhou o prêmio João de Barros por ter escrito “História meio ao contrário” e, de lá pra cá, não parou mais de escrever livros e ganhar prêmios, inclusive o Nobel da Literatura Infantil Mundial: o  Hans Christian Andersen e o maior prêmio literário Nacional : o Machado de Assis.

Desde 2003 Ana Maria Machado é uma imortal, ocupa a cadeira 1 da Academia Brasileira e Letras. Em  2011 foi eleita, por unanimidade, presidente da ABL  para o exercício de 2012.

                                   

Por   Pandorah

Fonte: http://caldasminibibliotecas.blogspot.com/2014/04/ana-maria-machado.html

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar