Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog das Mini-bibliotecas de Caldas
Tela cheia Sugerir um artigo

Lygia Fagundes Telles, eterna dama

27 de Abril de 2014, 8:07 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 41 vezes
É preciso ter cuidado com essa mulher, ela quer nos mostrar o que  geralmente não vemos: tristezas antigas, mistérios e paixões que nunca morrem. Ela mistura lembranças com imaginação, realidade com fantasia. De repente já não sabemos o que é uma coisa ou outra, sabemos apenas que estamos refletindo e presos em seus livros. O perfil e a alma da mulher estão muito presentes nos personagens criados por essa grande dama das letras: Lygia Fagundes Telles. Embora ela seja a maior contista brasileira, suas obras de maior sucesso são “Ciranda de Pedra” e “ Disciplina do Amor.” O primeiro livro citado foi transformado em novela de grande sucesso na Rede Globo, e o segundo foi recentemente reeditado. 


A paulistana e ariana Lygia Fagundes Telles fez direito e se tornou Procuradora do Estado de São Paulo, casou-se duas vezes, teve um filho e é mãe de 17 livros de contos e romances traduzidos em várias línguas. Quando jovem ganhou o título de Princesa dos Estudantes, participou ativamente do Grêmio Estudantil organizando saraus com famosos autores, entre eles Cecília Meirelles e Guimarães Rosa. Teve a oportunidade de se apresentar a Monteiro Lobato quando ele estava preso e este retribuiu o carinho chegando de surpresa em seu aniversário, levando flores. 


Suas grandes amigas foram as escritoras Clarice Lispector e Hilda Hilst. E, de seu ciclo social, só feras faziam parte: Manuel Bandeira , Carlos Drummond de Andrade, Érico Veríssimo, Darcy Ribeiro, Cyro dos Anjos e Paulo Emílio Salles Gomes, com quem foi casada. 

Lygia Fagundes Telles é uma mulher linda de 91 anos, de pele intocada pela cirurgia plástica, de bem com a vida, bem humorada, simpaticíssima, estilosa e elegante como seus escritos! A dama das letras tem ganhado condecorações e prêmios ,entre eles o Camões e dois Jabuti e a imortalidade na Academia Brasileira de Letras e na Academia Paulista de Letras. Admirável e eterna Lygia e suas histórias deliciosas! 


Por : Pandorah

Fonte: http://caldasminibibliotecas.blogspot.com/2014/04/lygia-fagundes-telles-eterna-dama.html

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar