Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog das Mini-bibliotecas de Caldas
Tela cheia Sugerir um artigo

Oscar Wilde, o amante dos prazeres!

4 de Maio de 2014, 12:08 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 6 vezes
O "cara" deixou vários contos infantis, novelas e peças de teatro e um único romance: O Retrato de Dorian Gray, considerado uma obra prima da literatura inglesa e várias vezes convertido para o cinema. Na época causou polêmica, sendo considerado imoral pela sociedade vitoriana de mentalidade puritana e valores rígidos.


" Viver é a coisa mais rara do mundo - a maioria das pessoas apenas existem."
                                                                                                          Oscar Wilde

O livro conta a história de Dorian Gray , um belo e inteligente jovem que serve de modelo para um quadro e, ao ver sua beleza retratada, deseja ficar daquele modo para sempre! Seu desejo é atendido. Então a pintura vai envelhecendo e a vida do jovem vai desmoronando. O quadro torna-se cada vez mais repugnante a cada ato de maldade de Gray. Este romance foi censurado e banido, mas marcou a transição do período vitoriano para o moderno.



O poeta, dramaturgo e escritor , Oscar Wilde, criador deste romance, Retrato de Dorian Gray, foi um irlandês boêmio e escandaloso, que morreu com apenas 46 anos em 1900. Era muito lindo e charmoso, a cara do ator Hugh Grant! Talvez tenha sido o primeiro metrossexual da história, um poderoso antecessor do cantor David Bowie!


"Um cínico é um homem que sabe o preço de tudo , mas o valor de nada" 
                                                                                      Oscar Wilde
      

Wilde foi um gastador inveterado, muito inteligente, comunicativo, carismático e muito sedutor. Era um bocado crítico e gostava de chamar atenção , usava umas roupas muito estranhas para a época, bastante berrantes e estilosas! Foi casado , teve dois filhos e uma grande paixão por outro homem. Numa época em que ser gay era uma ofensa criminal, ele foi perseguido, julgado e condenado por sodomia.




E alguns trechos do romance "Retrato de Dorian Gray" foram utilizados pela acusação durante o julgamento do escritor, sob a justificativa de serem imorais e de fazerem apologia à sodomia. Teve que cumprir dois anos de prisão com trabalhos forçados.

Veio então a decadência, toda sua fama e sucesso financeiro começa a desmoronar. Suas obras e livros são recolhidos , suas comédias tiradas de cartaz , perdeu a tutela dos filhos e teve seus bens leiloados para pagar o processo judicial. Oscar Wilde, espirituoso e brilhante escritor, morreu pobre e sozinho , mas jamais foi esquecido, é admirado e relembrado pela genialidade! 

      " Estamos todos na sarjeta , mas alguns de nós estão olhando as estrelas" 
                                                                                          Oscar Wilde


Se a arte e o amor têm seu preço , realmente Oscar Wilde pagou caro, transformando-se em um "cara"  que, mesmo na sarjeta , olhou as estrelas.

Por Pandorah



Fonte: http://caldasminibibliotecas.blogspot.com/2014/05/oscar-wilde-o-amante-dos-prazeres.html

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar