Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia

INSTITUTO MAUÁ COMPRA ARTESANATO DOS MUNICÍPIOS ATINGIDOS PELA SECA

27 de Maio de 2012, 21:00 , por Otávio Santos de Miranda - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 114 vezes

INSTITUTO MAUÁ COMPRA ARTESANATO DOS MUNICÍPIOS ATINGIDOS PELA SECA

Diante da situação de emergência em que se encontram 242 municípios baianos, em virtude do longo período de estiagem, o Instituto Mauá, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), elaborou um plano de ação para ser desenvolvido nessas regiões, aproveitando o potencial da atividade artesanal como fonte de renda. Para isso, o instituto investirá, até dezembro deste ano, R$ 350 mil - o equivalente a 50% do seu orçamento total para 2012 - na aquisição, em caráter especial, de peças de artesanato produzidas em 34 cidades.

“Com esse investimento, queremos incrementar e movimentar a economia dos municípios. A ideia é comprar e escoar essas peças nas feiras e lojas do Mauá”, explica a diretora geral do Instituto, Emília Almeida, informando que até o final do ano, em todo o estado, serão adquiridas 42 mil peças.

Ainda de acordo com Emília Almeida, nos demais municípios em situação de emergência, o órgão irá investir na capacitação artesanal. Já estão programadas oficinas de bordado à máquina, artesanato em crochê, tecelagem com sisal e desenvolvimento de produtos com a fibra da bananeira.

 

Polos de referência

 

O cadastramento de artesãos também será intensificado prioritariamente nas cidades atingidas pela seca, que terão sua produção artesanal incrementada com a cessão de equipamentos. Na lista dos beneficiados estão polos referência na produção de cerâmica, como Irará e Barra, localidades de tradição em cestaria, a exemplo de Santa Brígida, Valente e Nova Fátima, os municípios distintos pela qualidade do bordado (Rio de Contas e Guanambi), os produtores de tecelagem (Paulo Afonso, Jeremoabo e Nova Soure), entre outras.

 

Parcerias

 

O Instituto já está consolidando parcerias com shoppings de Salvador para a realização de eventos de promoção e comercialização de artesanato, priorizando, mais uma vez, os municípios afetados pela estiagem. “É imprescindível garantir que estas cidades continuem produzindo e movimentando a economia local para assegurar renda aos artesãos e à comunidade”, disse a diretora.

 

FONTE: http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2012/05/22/instituto-maua-compra-artesanato-dos-municipios-atingidos-pela-seca


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar