PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE PRESENCIAL COM EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS DE SÃO CARLOS-SP SOBRE O CIRANDAS
6 de Dezembro de 2013, 19:31 - 3 comentários | 1 pessoa seguindo este artigo.Objetivo Geral
Fomentar a interação em rede e troca de informações entre atores do movimento da Economia Solidária em São Carlos, bem como possibilitar que empreendimentos econômicos solidários da cidade divulguem e comercializem seus produtos e serviços por meio da rede social Cirandas.
Objetivos específicos
- Divulgar o Cirandas;
- Fortalecer a rede social Cirandas enquanto espaço de articulação, trocas de experiências, de informações, e de divulgação e comercialização de produtos e serviços oferecidos por empreendimentos econômicos solidários;
- Fomentar a articulação em rede entre as pessoas ligadas ao movimento da Economia Solidária;
- Divulgar oportunidade de divulgação e comercialização de produtos e serviços de empreendimentos econômicos solidários do município de São Carlos-SP.
Público alvo
Membros de empreendimentos econômicos solidários e demais pessoas envolvidas com o movimento da Economia Solidária em São Carlos-SP.
Local e infraestrutura
Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária da Universidade Federal de São Carlos (NuMI-EcoSol/UFSCar) ou Centro Publico de Economia Solidária de São Carlos “Herbert de Souza – Betinho”. Ambos os locais possuem computadores com acesso à internet. Enquanto que a vantagem da utilização do espaço do NuMI-EcoSol para realização da atividades é a maior oferta de materiais, como quadro, cartolinas etc., a localização do Centro Publico de Economia Solidária, na região central da cidade, pode ser um aspecto facilitador para a participação das pessoas.
Materiais Necessários
Computadores com acesso à internet; Datashow; Materiais didáticos (sobre Economia Solidária e sobre o Cirandas); Quadro, ou lousa, ou cartolina, e canetas esferográficas.
Parcerias
NuMI-EcoSol, Fórum Municipal de Economia Solidária (FMES São Carlos), Conselho Municipal de Economia Solidária (COMESOL) e Departamento de Apoio à Economia Solidária (DAES).
Conteúdos
- Breve apresentação da Economia Solidária e de alguns conceitos principais (Autogestão, Redes, Controle Social etc.);
- Redes Sociais (papel das redes, oportunidades etc.);
- Cirandas: apresentação da plataforma e de todas suas funcionalidades (acesso à informações diversas, tais como eventos, cursos e formações, articulações, amizades, divulgação dos empreendimentso e produtos, comercialização etc.) e utilização dos recursos na prática (gerenciamento de perfil pessoal e do empreendimento, busca de informações, comercialização e aquisição de produtos e serviços etc.).
Plano
A divulgação da atividade e inscrição dos participantes acontecerá nas reuniões do FMES, do COMESOL e mediante visita aos empreendimentos, no caso daqueles que não estiveram presentes nas reuniões citadas.
As atividades serão desenvolvidas em dois módulos, sendo que cada um terá de duas a três horas de duração.
No primeiro módulo acontecerá breve apresentação da Economia Solidária e de alguns conceitos principais, e o Cirandas será apresentado aos participantes. Ao fim desta apresentação os participantes criarão um perfil individual, e ficarão com a tarefa de navegar no Cirandas, de explorar suas funcionalidades, até o dia de realização do segundo módulo. O ideal é que entre o primeiro e o segundo módulo tenhamos um intervalo de no mínimo dois dias e no máximo uma semana. No início do segundo módulo os participantes poderão tirar possíveis dúvidas que tenham surgido, e será feita uma conversa sobre a impressão que tiveram do Cirandas. Em seguida focaremos na questão dos empreendimentos, como criar página, divulgar os produtos/serviços, comercializar, manter a página atualizada etc.
Avaliação
A avaliação acontecerá de forma contínua, com o intuito de tentar sanar todas as dúvidas que forem surgindo. Após o término do curso, será criado um canal de diálogo, trocas de experiências e informações entre os participantes e o facilitador, de modo a sanar dúvidas futuras e a propiciar um ambiente de cooperação e autoajuda. Este espaço pode estar dentro do Cirandas ou acontecer em determinado momento das reuniões do Fórum Municipal, por exemplo.
33 comentários
Análise do planejamento
Rosana
Retorno da avaliação
Rosana
Por favor digite as duas palavras abaixo