Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Encontro de Pontos Fixos debate políticas públicas de comercialização

10 de Julho de 2011, 21:00 , por KADIO SERGE ARISTIDE - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 597 vezes

Fontte: http://www.ims.org.br/?p=2214

Encontro de Pontos Fixos debate políticas públicas de comercialização

 

Hoje (08/07) foi o segundo dia do I Encontro Nacional de Pontos Fixos de Comercialização Solidária, iniciativa que faz parte da programação dos eventos internacionais de Economia Solidária, Cooperativismo e Agricultura Familiar 2011, na cidade de Santa Maria (RS).

Durante a manhã foram apresentadas as políticas públicas para a comercialização solidária existentes no Brasil. O analista social do Instituto Marista de Solidariedade (IMS), Anderson Barcellos, iniciou com a apresentação do Sistema Nacional de Comercialização Solidária.

A articuladora regional do Projeto Nacional de Comercialização Solidária (PNCS), realizado pelo IMS e Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), Auxidora Barros, apresentou o Sistema Estadual de Comercialização de Produtos da Familiar e Economia Solidária (Secafes), presente em todos os estados brasileiros e gerido pelos governos estaduais, com articulações que apoiam a comercialização. Ela falou também sobre as bases de serviço de comercialização, estrutura em âmbitos territoriais, regionais, entre outros, que oferecem diferenciados pontos de apoio para a comercialização.

Já a articuladora regional do PNCS, Vania Diehl, trouxe para o grupo características do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a experiência do Sistema Unificado de Inspeção Agropecuária (Suasa), desenvolvida em Santa Catarina pelo Consórcio Intermunicipal de Segurança Alimentar, Atenção à Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local (Consad).

O diretor de Fomento da Senaes, Haroldo Mendonça, trouxe, em primeira mão, o novo programa da Secretaria: Brasil Justo e Solidário. Dentre as diversas ações da iniciativa, ele destacou sua intenção de constituir planos estaduais de economia solidária.

Daniel Tygel apresentou a rede social Cirandas.net

Daniel Tygel apresentou a rede social Cirandas.net

Não como política pública, mas como uma possibilidade de comunicação e fortalecimento, o representante da coordenação executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), Daniel Tygel, apresentou a rede social Cirandas.net, plataforma virtual que funciona como um ponto de encontro dos que militam no Movimento de Economia Solidária. Daniel apresentou a ferramenta e ressaltou a importância dela ser validada pelos empreendimentos econômicos solidários, construindo um espaço para divulgação de seus produtos e serviços. Uma proposta que saiu do encontro foi a criação de uma comunidade virtual para os Pontos Fixos de Comercialização no Cirandas.net.


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    Galeria de Fotos

    3 integrantes