Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Blog

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
      O desenvolvimento da economia solidária tem recebido atenção de diversas áreas do conhecimento, assim em vários países, sendo um tema importante a ser adotado pelas políticas públicas de desenvolvimento local e sustentável e de geração de renda. Como alternativa à situação social e política, os empreendimentos solidários surgem promovendo a autonomia, o diálogo e o desenvolvimento dos seus participantes e de suas comunidades. Em vista disso, o maior conhecimento desse tema permite outro olhar sobre possibilidades de políticas e ações em segmentos como agricultura familiar, assentamentos, territórios com segmentos mais vulneráveis do Município de Balneário Rincão, movimentos sociais, colônias de pescadores, entre outros.
 

Colônia de Pescadores Z-33

26 de Maio de 2015, 19:07, por Adas Pavei Fontana - 0sem comentários ainda

A Colônia de Pescadores Z-33,é subordinada pela Federação das Colônias de Pescadores do Estado e a Confederação Nacional dos Pescadores é a de número 33. Fundada em junho de 2004, a Colônia é composta por sete comunidades, chamadas também de Capatazias: Balneário Rincão, Balneário Barra Velha, Lagoa dos Freitas, Lagoa dos Esteves, Pedreiras, localizadas no município de Içara, Balneário Torneiro e Balneário Esplanada, no município de Jaguaruna. Atualmente, segundo informações obtidas na Diretoria da Colônia dos Pescadores, existem cadastrados 991 associados, aproximadamente 400 famílias ligadas a Colônia. A associação de pescadores apresenta característica diferente das outras associações ligadas ao setor primário da economia. Enquanto que nas associações agrícolas, apenas um dos membros da família, geralmente o patriarca, é o associado, nas colônias pesqueiras mais de um membro da família possui direito de se associar, desde que comprove que vive da atividade pesqueira artesanal. Por isso, na Colônia de Pescadores Z-33, existe diferença entre o número de famílias e de associados no setor de pesca. A grande quantidade de associados não é vista pelos participantes como um problema, isso porque consideram que quanto maior o grupo maior o número de pescadores em busca de interesses em comum.Estes pescadores praticam a captura do pescado basicamente no mar, utilizando como arte da pesca a rede de arrasto, utilizada para captura do peixe no mar; rede de espera, próximo da costa; redes de emalhe, empregada para captura do pescado em alto mar; tarrafas, usada próximo dos estuários; corrico, espécie de anzol em que o peixe é atraído por uma isca.

Estivemos dia 19/05/2015, para uma reunião de início do projeto Multiplicando o Conhcimento.

 

 



Reunião com a Colônia de Pescadores Z-33

22 de Maio de 2015, 11:22, por Adas Pavei Fontana - 0sem comentários ainda
21 de Maio de 2015, 21:00

Pojeto de Extensão: Multiplicadores da Ferramenta Cirandas. Produtos das artesã da Z33! Feitos com escamas de peixe e conchas. 

 

   
     
 

 

 

 

 

 

 

 

 



Projeto Multiplicando o Conhecimento

- -

Posts do blog