Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia

Educação Física Francesa

25 de Março de 2014, 17:43 , por Questionadores - 33 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 133 vezes
A partir do século passado, os Estados europeus participam de maneira importante darenovação do sistema educacional francês e da modernização da educação corporal cujo ensinoobrigatório não cessa de ser reafirmado. Dependentes das relações internacionais, os discursos emmatéria de Educação Física não ficam menos à mercê das ideologias nacionais e dos imaginárioscoletivos. Além dos estudos de caso, esta reflexão tenta evidenciar a ambivalência dasexemplaridades estrangeiras, especialmente alemã e anglo-saxã, no domínio das educações físicasfrancesas.Historicamente, as rivalidades geoestratégicas de outrora dão lugar progressivamente àscooperações internacionais cad vez mais presentes, senão urgentes. À relação de dominantedominadosubstitui-se a de igualdade de direitos e de deveres, tanto no plano cultural quanto nopolítico.

33 comentários

  • Download minorQuestionando
    25 de Março de 2014, 17:49

    Larissa Miranda

    O legal deste método é a utilização de maneiras naturais, por exemplo correr, nadar,saltar, empurrar, puxar e etc.
    Outro ponto que eu concordo é a presença de jogos e e diversificação nos esportes. A pratica da ginastica e a observação do desenvolvimento torna esta maneira boa para ser reproduzida!
    Eu sugeria o maior uso deste método!


  • 1c226965aec86d86229e11eb598b976c?only path=false&size=50&d=404Fernanda Brasileiro(usuário não autenticado)
    26 de Março de 2014, 2:06

     

    A opção pelo Método Francês se deu em função da constatação da importância que este adquiriu no Brasil, não apenas por ter sido conteúdo hegemônico da Educação Física por um longo período de tempo mas, principalmente, porque pela maneira com que se desenvolveu acabou deixando marcas profundas no fazer pedagógico dessa disciplina


  • Download minorQuestionando
    27 de Março de 2014, 18:53

     

    Renata A escola Francesa teve como elemento principal o espanhol naturalizado Francisco Amoros Y Ondeano (1770-1848). Inspirado em Rabelais, Guts, Jahn e pestalozzi, dividiu sua ginástica em: Civil e Industrial, Militar, Médica e Cênica. Outro nome francês importante foi G. Dêmey (1850-1917). Organizou congresso, cursos (inclusive o Superior de Educação Física), regiu o Manual do Exército e também era adepto à ginástica lenta, gradual, progressiva, pedagógica, interessante e motivadora.

    O método natural foi defendido por Georges Herbert (1875-1957): correr, nadar, trepar, saltar, empurrar, puxar e etc.

    A nossa Educação Física, a brasileira teve grande influência na Ginástica Calistenia criada em 1829 na França por Phoktion Heinrich Clias (1782-1854).

    A escola inglesa baseava-se nos jogos e nos esportes, tendo como principal defensor Thomas Arnold (1795-1842) embora não fosse o criador. Essa escola também ainda teve a influência de Clias no treinamento militar. e eu concordo plenamente!


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Cancelar