Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia

Educação Tradicional

18 de Março de 2014, 16:44 , por Questionadores - 2323 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 364 vezes
Quando pretendemos caracterizar a Educação Tradicional deparamos logo com a "ambiguidade" com que o termo "tradicional" é frequentemente empregado.
 
Derivada do latim tradere (entregar, passar para outro, transmitir), a palavra "tradicional" quando aplicada à educação, como nos diz Not (1988), pode ter três significados. Quando refere-se ao processo, significa transmissão do conhecimento, podendo falar-se de transmissão ativa, em oposição à construção do saber pelo aluno. Quando refere-se ao conteúdo, designa a utilização da tradição constituída (obras constitutivas do património cultural) em oposição ao recurso aos materiais do mundo moderno. Quando refere-se à origem, designa o recurso a métodos que são antigos e que os pedagogos de hoje consideram que nada mudam do que existe em oposição aos que procedem da inovação. Estes três sentidos podem combinar-se de vários modos, podendo considerar-se uma determinada atuação metodológica de tradicional caso seja relacionado com pelo menos um destes três pontos de vista.
No presente estudo consideramos apenas os dois primeiros sentidos: o processo de transmissão (tradição ativa); e utilização da tradição constituída (obras constitutivas do património cultural).


2323 comentários

  • Download minorQuestionando
    18 de Março de 2014, 16:49

    Larissa Miranda

    Sendo a primeira a ser aplicada, era questão de tempo ser analisada em um contexto psicológico, visto que a Ciência não iria demorar para nascer, sabemos que ela sempre foi implantada e de forma muito afetivo no seu ideal.No meu ponto de vista ela não deve ser seguida a risca, somente se houver mudanças, pois quando foi criada a sociedade era outra, outros penamentos, então deve ser reformulada!


  • Download minorQuestionando
    22 de Março de 2014, 12:19

    Rebeca Argolo

    A Educação tradicional, é um método geral, utilizado por várias escolas e talvez por causa disso temos a formação de alunos limitados, incapazes de se questionarem e buscarem o novo. Nessa educação, o aluno se comporta como um robô, que ouve e obedece regras.Em um ambiente escolar, o professor é o chefe de tudo, só ele que fala e só ele que está certo, já o aluno se cala, se limita, não busca, apenas escuta o seu professor e pronto. Essa educação deve sim ser mudada, temos que optar por outra metodologia, onde o aluno esteja com uma grande interação com o professor,tirando dúvidas, opinando e construindo conceitos juntos, assim teremos a formação de alunos, e profissionais, capazes de buscar o novo e ser diferente.


  • Download minorQuestionando
    23 de Março de 2014, 6:32

    Caroline Mendes

    A Educação Tradicional, foi um método adotado desde antigamente e que hoje ainda é utilizado em diversas escolas. Tem como características como tendência liberal, esta chegou como pioneira e sem muitas mudanças ela fora sempre muito bruta, pois faltaram modificações drásticas. A educação tradicional, tinha como professor o principal foco, essa pedagogia tinha como principal objetivo ensinar de uma forma nua e crua para o aluno sendo mais ou menos mecanizado.
    Ou seja o assunto era aquele, dessa forma, não poderia discutir pois o professor sempre tinha a razão.

    Claro, que com tempo essa educação teve mudanças,sendo mudada em algumas redes os alunos poderiam já se manifestar e poder tirar as suas duvidas. Hoje em dia, alunos aprende com professores e professores com alunos. Assim, os direitos foram se igualando.


  • Download minorQuestionando
    23 de Março de 2014, 9:17

     

    Renata A educação Tradicional, pelo que estudei ,foi um método de ensino trata o conhecimento como um conjunto de informações transmitidas pelos professores aos alunos. O ato de educar é complexo e envolve, por exemplo, o desenvolvimento de formas de pensar, de estruturas mentais e, para isso, não basta que o professor transmita ao estudante um número enorme de informações. . Uma das decorrências do ensino tradicional, já que a aprendizagem consiste em aquisição de informações e demonstrações transmitidas, é a que propicia a formação de reações estereotipadas, de automatismos, denominados hábitos, geralmente isolados uns dos outros e aplicáveis, quase sempre, somente às situações idênticas em que foram adquiridos. As escolas mais conceituadas do mundo são bem tradicionais, entre elas as inglesas e suíças. É o modelo de ensino mais utilizado e até mesmo mais desejado pela sociedade.
    Minha conclusão : Na escola tradicional, a relação professor/aluno é centrada no professor e na transmissão dos conhecimentos. O professor detém o saber e a autoridade, dirige o processo de aprendizagem e se apresenta como modelo a ser seguido. A relação é vertical e hierárquica, de vigilância nos casos extremos a passividade do aluno, simples receptor da tradição cultural, sendo a obediência uma virtude.


  • Download minorQuestionando
    23 de Março de 2014, 9:43

    Stephanie oliveira

    Há educação tradicional consiste em ensinar valores,condutas e saberes que todo aprendiz tem que conhecer.Inclusive instigar o aluno a pensar e a ser um aluno de êxito.
    O papel do professor na vida do aluno é super importante pois além dele ensinar ele também irá tá aprendendo com o seu alono, ou seja é uma troca de conhecimentos.
    E ai acontece a grande sociedade educada, que sabe ouvir e sabe por em prática.
    isso é o que eu compreendi pela educação tradicional.


  • Download minorQuestionando
    23 de Março de 2014, 18:45

    Lavinya Rosales

    De modo geral a educação tradicional é a ação do ensino que estão centradas na exposição dos conhecimentos pelo professor. O professor assume funções como vigiar e aconselhar os alunos, corrigir e ensinar a matéria .Por isso o professor é visto como a autoridade máxima sendo o único responsável pelos processos educacionais, outra característica dessa educação é que o professor tem a necessidade de passar exercícios repetidos para manter a memorização dos conteúdos ,impedindo o aluno de aprender métodos de ensino novos ,tornando o aprendizado monótono .Na minha opinião acho que a educação tradicional deveria mudar algumas coisas, como a relação do professor com aluno que deveria ser mais próxima ,o aluno deve interagir , opinar e trocar informações fazendo com que os dois aprendam um com o outro e, não só o professor ser o único a ter direito de voz.


  • Bf854618c095d8dd66da95a8d817888d?only path=false&size=50&d=404Álex silva(usuário não autenticado)
    24 de Março de 2014, 12:07

    Álex Silva

    realmente a educacional limita muito o aluno, que de acordo com esse método,é subordinado do professor ou seja o aluno esta restrito a aprender o que é esperado que ele aprenda durante a serie q ele está cursando, a uma hierarquia embutida nesse método de ensino. O professor é o responsável pela dinâmica da aula portanto caberia ao professor saber conduzir melhor as aulas, mas o fato é que se um professor tem uma boa metodologia,o aluno geralmente se auto restrita e assim fica refém desse tipo de educação, que não estimula o aluno a ter censo crítico, um olhar diferente para com a sociedade.


  • Download minorQuestionando
    24 de Março de 2014, 15:37

     

    Hellem Educação tradicional
    A educação tradicional se baseia na intenção do educador a transmitir conhecimentos para o educando . A educação tradicional pode ser aplicada de três significados, quando se refere ao processo, se trata do processo em que o professor procura passar todo conhecimento para o aluno, podendo falar de transmissão ativa, em oposição a construção do saber do aluno; Quando se refere ao conteúdo, se trata dos assuntos passados e dos métodos usados pelo educando para facilitar o aprendizado e da utilização dos assuntos culturais antigos e conteúdo moderno; quando refere-se à origem, designa o recurso a métodos que são antigos e que os pedagogos de hoje consideram que nada mudam do que existe em oposição aos que procedem da inovação .Esses três fatores podem se interligar-se de vários modos, podendo considerar-se uma determinada metodologia caso seja relacionada com um desses três temas .
    Para Snyders, o ensino tradicional é o ensino verdadeiro, onde a atividade de ensinar está centrada no professor que a expõe e interpreta, conduzindo o aluno ao contato com as grandes realizações da humanidade e da cultura em geral.

    Segundo Mizukami a educação tradicional, está presente, implícita ou explicitamente, de forma articulada ou não, “um referencial teórico que compreendesse os conceitos de homem, mundo, sociedade-cultura, conhecimento, educação etc...”


  • 7c9e8d42090afebfa7bd0954eceb904d?only path=false&size=50&d=404Emily Coelho (usuário não autenticado)
    24 de Março de 2014, 15:47

    Emily Coelho

    A "Educação Tradicional" ao meu ver é algo totalmente ultrapassado pois o aluno se limita ao conhecimento passado pelo professor, como em tudo na vida na educação também deve existir troca, toca de opiniões troca de conhecimento. O aluno tem que ter voz ativa participar da aula expor sua opiniões, apenas deverá ser o condutor dessa dinâmica e não "COMANDANTE" de uma sala de aula estática onde os alunos são robôs programados apenas para ouvir e absolver o que é dito.


  • Download minorQuestionando
    24 de Março de 2014, 15:47

    Laura Matos

    A educação tradicional limita o aprendizado do aluno. São criados em sala de aula robôs que tem como obrigação ser subordinado ao professor, o qual é o único a possuir conhecimento. Como consequência podemos observar a verdadeira ineficiência de alunos em interpretação de fatos, organização de ideias e censo crítico. Simplificando, o aluno é educado para ser uma máquina reprodutora, ou seja, reproduz aquilo que foi dito em sala de aula muitas vezes sem ter a compreensão daquilo que lhe foi dito.


  • 07988206e09f61fcaccabb19cdff7d2d?only path=false&size=50&d=404Juiana Fontes(usuário não autenticado)
    24 de Março de 2014, 17:00

     

    Concordo com Rebeca , a Educação Tradicional nada mais é que uma forma antiquada de ensino , já que o aluno não tem "voz" , não se questiona se determinado assunto é correto ou incorreto , se o modo de ensino é o certo . O que o professor diz é o certo e eles não se dão nem ao menos o trabalho de pesquisar sobre o assunto e mostrar interesse . É um método monotomo , onde tudo se torna "chato" já quem não possui novidades.


  • Download minorQuestionando
    24 de Março de 2014, 17:04

    Isaac Oliveira

    O modelo tradicional de ensino trata o conhecimento como um conjunto de informações transmitidas pelos professores aos alunos. O Adulto é considerado como um "homem acabado", "pronto" e o aluno é um "adulto em miniatura", que precisa ser atualizado.


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Cancelar