Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Escolha Vegan

31 de Outubro de 2013, 12:58 , por Rede Guandu - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 318 vezes

Temos o prazer de apresentar como mais novo produtor/parceiro da Rede Guandu: “Escolha Vegan”. Os mesmos serão responsáveis pelo fornecimento de deliciosos hambúrgueres e alfajores veganos.

Para melhor conhecer e entender um pouco mais sobre “Escolha Vegan”, tivemos um papo com Alex Peguinelli, um dos responsáveis pelo sucesso e surgimento do mesmo.

Rede Guandu:

Gostaríamos de saber um pouco sobre como surgiu a ideia do “Escolha Vegan”, como vocês conheceram a Rede, porque decidiram oferecer seus produtos nesse sistema e o que mais você nos quiser contar sobre o movimento vegano aqui de Piracicaba.

 

Alex Peguinelli :

Então, o “Escolha Vegan” surgiu para que, primeiramente, pudéssemos fazer um certo tipo de ativismo pelos direitos animais, já que acreditamos que os animais humanos não deveriam ter nenhum direito sobre a vida de outros seres, sejam eles animais humanos ou animais não humanos. Pensamos em aliar essa maneira de fazer ativismo com uma maneira de pagarmos nossas contas; então decidimos mostrar para as pessoas o quão gostoso, fácil, barato e prático é se tornar vegano.

Nos aproximamos da rede por utilizar o espaço para eventos como o hardcore solidário, que reúne sempre bandas de cidades diferentes, inclusive de fora do país, uma palestra, comida vegana, etc.

Não existe um movimento vegano, existe um movimento pela libertação animal, que enxerga os animais não-humanos capazes de sentir, ou seja, que tenham senciência*, como sujeitos de direito; o veganismo é uma prática dessa teoria da libertação animal.

 

Senciência* “Capacidade de um animal não-humano de sentir prazer e dor, manifestando felicidade e sofrimento; incluindo seus anseios, sonhos, pensamentos e lembranças”.

 

Rede Guandu :

E qual a diferença entre movimento vegano e movimento pela libertação animal?

Vimos um post do ”Escolha Vegan”, no Facebook, dizendo no cardápio que vocês fizeram um “hambúrguer de carne de soja de frango”. Ficamos curiosos para saber o por quê de usar esse nome. É pra atrair os consumidores pra um sabor já conhecido?

 

Alex Peguinelli :

Na verdade, só existe o movimento pela libertação animal, se tornar vegano é uma prática dentro desse movimento. Posso fazer uma analogia pra ficar mais fácil; existe o movimento negro, não o movimento anti-racismo, não ser racista é uma prática do movimento negro, ou, existe o movimento feminista, então não ser machista é uma prática desse movimento. Tornar-se vegano é aplicar a teoria dos direitos animais, a teoria da libertação animal; na prática, você não se torna vegano pra ficar mais saudável, ou pra colaborar com a preservação do meio ambiente, você não se torna vegano por dó dos animais, mas sim por respeito, por acreditar que os animais não-humanos não pertencem aos animais humanos, e nada justificaria sua exploração.

 

 

Deixamos aqui, os nossos sinceros agradecimentos a todos os responsáveis e colaboradores da “Escolha Vegan”, bem como ao Alex Peguinelli, pelo depoimento prestado à Rede Guandu. Entendemos que é de valiosa importância termos um parceiro que compartilhe dos mesmos ideais e princípios de um verdadeiro consumo sustentável e responsável e que, sobretudo, leve tão a sério temas como estes.

 

Para comprar os produtos “Escolha Vegan” acesse : http://www.terramater.org.br/compras/.


Fonte: http://terramater.org.br/guandu/?p=750

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar