Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Rede Guandu e a ONU!

23 de Outubro de 2017, 18:48 , por Rede Guandu - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 302 vezes

E VOLTAMOS COM TUDO!

A mais nova noticia da Rede Guandu é resultado de 10 anos de muita dedicação, de todos os estagiários, voluntários, produtores e consumidores que fazem parte dessa grande Rede.

Vamos entender:

Você já conhece as 17 Metas de Desenvolvimento Sustentável estabelecidas pela ONU? 

”O desenvolvimento sustentável é aquele que consegue atender às necessidades da geração atual sem comprometer a existência das gerações futuras. Em setembro de 2015, percebendo que os indicadores econômicos, sociais e ambientais dos últimos anos eram pessimistas quanto ao futuro das próximas gerações, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs que os seus 193 países membros assinassem a Agenda 2030, um plano global composto por 17 objetivos (ODSs )e 169 metas para que esses países alcancem o desenvolvimento sustentável em todos os âmbitos até 2030. 

Cada objetivo e suas respectivas metas abordam aspectos diferentes que convergem pelo fato de serem essenciais para a viabilidade de uma sociedade sustentável. Todos os países membros da ONU assinaram a agenda 2030 e agora têm que arcar com o compromisso de alcançar as metas dos 17 objetivos.” 

Após  uma palestra com a FAO ( parte da ONU que cuida de agricultura) o diretor geral de desenvolvimento rural na América Latina e Caribe, Luis Beduschi, tirou um momento para falar sobre a Rede de Consumo Responsável do Terra Mater. Conhecida como Rede Guandu. 

Após a análise dos 17 itens, tivemos a gratificante noticia que a Rede se encaixa em 11/17 metas estabelecidas pela ONU. E estamos no caminho para nos tornarmos modelo de outras Redes de Consumo Responsável. Confira quais são os itens que nos encaixamos : 

 

  • 1. ERRADICAÇÃO DA POBREZA: 
  • 2. FOME ZERO E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL
  • 5. IGUALDADE DE GÊNERO
  • 8. TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO
  • 10. REDUÇÃO   DAS DESIGUALDADES
  • 11. CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS 
  • 12. CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS 
  • 13. AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA
  • 15. VIDA TERRESTRE 
  • 16. PAZ, JUSTIÇA  E INSTITUIÇÕES EFICAZES 
  • 17. PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO 

Para nós, essa noticia nos motiva a continuar, batalhar e acreditar em outras formas de produção, comércio e consumo. pois sim, são possíveis e somos uma grande prova e modelo disso. Em comemoração aos 10 anos de Rede, temos noticia melhor? 

Durante o ano todo, a Rede participou de muitas iniciativas, entre elas feiras agroecológicas organizadas pelo SESC, SESC SÃO PAULO, REDE LESTE DE AGROECOLOGIA, ARA!PIRA, participamos de muitas outras atividades  formativas e sempre com a ideia de fortalecer outras formas alternativas de comércio, produção e consumo. Afinal, em REDE somos mais fortes!


Fonte: http://terramater.org.br/guandu/?p=1682

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar