Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Novas funcionalidades
Tela cheia

Cadastro e apresentação de produtos e serviços

15 de Julho de 2009, 21:00 , por Daniel Tygel - 1Um comentário | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1025 vezes

Descrição:

Para que o Cirandas consiga atingir seus objetivos, é de fundamental importância obter dados sobre os empreendimentos. No entanto, caso estes dados não sejam inseridos de forma estruturada, não serão convertidos em informação útil para o sistema. Por isso, uma das demandas mais delicadas do Cirandas hoje é o cadastro de produtos e serviços pelos empreendimentos. A entrada correta de dados é crucial para o funcionamento de toda inteligência econômica do sistema.

Neste sentido, uma das funcionalidades a serem aperfeiçoadas dizem respeito à apresentação do formulário de entrada, pois é preciso que o sistema consiga gerar o máximo de resultados com o mínimo de informações fornecidas pelos empreendimentos e consumidores. Mais que isso, é preciso permitir que o empreendimento possa gradativamente fornecer mais informações, dependendo das distintas demandas e interesses que manifestar pelos respectivos resultados.

Assim, quando um empreendimento está motivado a divulgar seus produtos e serviços na vitrine de seu site, esta pequena informação (produtos e serviços oferecidos) já é aproveitada pelo sistema no Farejador de Oportunidades, que identificará outros empreendimentos que necessitam dos produtos ou serviços deste empreendimento como insumo. O empreendimento pode, entretanto, ficar interessado em identificar potenciais fornecedores para poder comprar seus insumos de outros empreendimentos solidários: para isso, ele informa ao sistema quais são os insumos de cada um dos produtos e serviços oferecidos, e com isso o sistema tem mais informações e oferece a outra face do farejador de oportunidades. É possível ir mais além: sendo o sistema baseado nos princípios e critérios definidos no Comércio Justo e Solidário, os empreendimentos que fornecerem informação da composição do preço de seus produtos e serviços oferecidos terão vantagens comparativas nos resultados de buscas feitas por consumidores. Isso motiva o empreendimento a informar o sistema da composição, e com isso dando uma idéia mais precisa sobre a natureza econômica do empreendimento. Elementos qualificadores como “agroecológico”, “artesanal”, “quilombola”, entre outros, também serão valorizados na interface pública, o que motiva o empreendimento a fornecer este tipo de informações. Por fim, como há o objetivo de fomentar a construção de redes e cadeias solidárias, o empreendimento poderá também informar quais de seus insumos são obtidos de outros empreendimentos solidários e quais vêm de empresas convencionais, dando uma idéia aos consumidores da porcentagem de insumos comprada dentro da economia solidária e sendo valorizado na interface pública.

Uma etapa crucial na inserção de produtos é categorização. Somente através dela conseguiremos relacionar produtos iguais ou similares. O fato de haver empreendimentos de economia solídária de norte a sul do Brasil ocasiona, entre outros problemas, produtos iguais com nomes diferentes. O Cirandas deve reconhecer que um empreendimento que vende jerimum pode negociar com outro que compra abóboras.

Deve haver um processo dinâmico de construção de uma árvore de produtos, que começa com categorias bem gerais e têm os produtos e serviços nas folhas. À medida que o sistema for alimentado, a árvore deve crescer, ser podada e ajustada de acordo com as necessidades dos usuários. Existem hoje 5.900 produtos e serviços no Cirandas, já organizados parcialmente. É preciso avançar no aperfeiçoamento da árvore, que permite também o diálogo com outros sistemas no Brasil e no exterior. Já estão em curso diálogos nacionais e internacionais para a construção e adoção nos diferentes sistemas desta árvore-padrão de produtos e serviços da economia solidária. A apresentação dos produtos é outro ponto chave. É preciso definir quais dados serão mostrados, e em qual contexto. Produtos mostrados no site do empreendimento devem ter formatação e conteúdo diferentes quando aparecerem em outros pontos do sistema (por exemplo, no Farejador de Oportunidades). As ferramentas de inteligência de negócios podem sugerir produtos em determinados pontos do sistema, e a forma de apresentação precisa ser modelada.

O modelamento do cadastro e apresentação dos produtos representa um enorme passo no Cirandas. Serão as principais portas de entradas de dados e saída de informações.

 


Ideias específicas:

Backend: É preciso melhorar os campos e a usabilidade para a inserção de produtos e serviços, associar produtos à árvore (descrita acima), dar a opção do usuário colocar as matérias-primas (insumos) do produto, e, se quiser detalhar mais, também as quantidades de cada matéria-prima (em uma dada unidade), e, se quiser detalhar ainda mais, também os valores de cada matéria-prima, de modo a mostrar a composição do preço, e, se quiser, também indicar, para cada matéria prima inserida para aquele produto, se ele é comprado de outros empreendimentos solidários ou de empresas convencionais.

Frontend: fazer esquema de rankeamento dos produtos e serviços nos resultados de busca priorizando aqueles que tenham composição de preços aberta, identificação da origem dos insumos, etc, via logos. Isso o Pedro Jatobá estará trabalhando e pode dialogar com outros.



Forma de trabalho:

Neste momento, o Pedro Jatobá está fazendo o modelo para entrada e apresentação de produtos no sistema


Tags deste artigo: cirandas

1Um comentário

  • 63eb18f4aa6ff8fbfe39d50516cf4a69?only path=false&size=50&d=404estelino da trindade(usuário não autenticado)
    6 de Janeiro de 2011, 8:16

    um amigo do cantinho do brasil.

    eu quero ter mais informação sobre todas as experiencia alcançadas .hoje sou chefe de departamento da economia solidaria de XINGUARA.PA presto serviço voluntario na radio comunitaria da associação comunitaria de comunicação popular de xinguara .fiquei muinto interesado ter aeconomia solidaria junto com acomunicação espero poder ser respondido por voces?


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Cancelar

Soluções TIC

- -