Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Centrais de Cooperativas de Crédito realizam Seminário Nacional

29 de Abril de 2015, 20:20 , por Unicafes - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 88 vezes
Licenciado sob CC (by-nc-nd)

Mesa de abertuda do Seminário NacionalO III Seminário Nacional do Cooperativismo de Crédito Solidário reuniu mais de duzentas lideranças do cooperativismo de crédito solidário de todo o Brasil para discutir os avanços e desafios do crédito solidário para a Agricultura Familiar.

Na abertura oficial do evento ocorrido em 14 de abril, no Hotel Nacional em Brasília foi realizada uma mesa de honra com a presença do Presidente da Confesol, Ailton Croda, Presidente da Unicopas, Luiz Possamai, o Ministro do Desenvolvimento Agrário – MDA, Patrus Ananias, Ministro do Trabalho e Emprego, Manuel Dias, Senador da República/TO, Donizete Nogueira, Diretor Executivo FGCoop, Lucio Faria, Diretora Técnica do Sebrae, Heloisa de Menezes, representante da Contag, Alessandra Lunas, representante da Assessoria da Presidência da Caixa Econômica Federal, Eliane Mattioli, Gerente de Negócios Cooperativistas do Banco do Brasil, Álvaro Tosetto, além de deputados federais e homenageados.

O evento também contou com a presença dos diretores das cooperativas filiadas a Confesol, pertencentes às Centrais de Crédito Ascoob, Crehnor, Cresol Central, Cresol Sicoper e Central Cresol Baser.

Em sua abertura o Seminário realizou o lançamento da pauta institucional do Cooperativismo Solidário é um marco histórico do Cooperativismo no Brasil, onde os sistemas Unicafes – União Nacional das Coop da AF e Economia Solidária, a Unisol – Central das Coop e Empreendimentos Solidários e a CONCRAB – Confederação das Cooperativas da Reforma Agrária do Brasil, reúnem forças e constituem a Unicopas – União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias, que juntas através da sua base social, está presente em todos os Estados Brasileiros e representa mais de 2 mil cooperativas com atuação nos mais diferentes setores da economia e engloba um público de aproximadamente 550 mil organizados segundo os princípios do cooperativismo e da economia solidária.

“A pauta política da UNICOPAS representa a síntese de demandas e proposições dos trabalhadores do campo e da cidade que, organizados em cooperativas buscam a inserção nos processos de desenvolvimento local com geração de renda e trabalho de forma justa e solidária, promovendo a democratização das oportunidades na busca de qualidade de vida para todos e todas”, destacou o Presidente da Unicopas, Luiz Possamai.

Na oportunidade também foi realizado a assinatura de convênios entre a Confesol e o Sebrae Nacional, e entre a Unicafes e o Trias e o estado de Minas Gerais, em prol ao desenvolvimento do cooperativismo de crédito e da economia solidária.

Finalizando as falas, o Presidente da Confesol, Ailton Croda, destacou a importância do momento que contou com presenças representativas para o crescimento e desenvolvimento do Cooperativismo Solidário da agricultura Familiar, “Esse Seminário é um marco para que possamos cada vez mais avançar junto aos parceiros estratégicos e nos pautar nos desafios atuais do cooperativismo, voltando a promover a inclusão social, desenvolvendo produtos e serviços adequados articulando os diferentes ramos cooperativistas. Esses avanços dependem de cada um de nós: ministros, autoridades, diretores, colaboradores, nos desafiando na busca de novas oportunidades, superando os desafios a cada dia”, concluiu.

HOMENAGENS

Durante a primeira noite do evento o Seminário também contou uma homenagem aos grandes lutadores e defensores da Economia Solidária, do direito a Cidadania e do Cooperativismo, o ex-senador e Secretário de Direitos Humanos, Eduardo Suplicy, o Deputado Federal e fundador do Sistema Cresol, Assis do Couto e o Secretário da Economia Solidária, Paul Singer. A homenagem foi realizada pelo Presidente do Instituto Infocos, Vanderley Ziger, que lembrou a importante caminhada e cada um dos homenageados.

PAINEIS

O Seminário também apresentou uma programação envolvendo discussões e painéis com atores e parceiros do cooperativismo solidário, dentre eles BACEN, BNDES, Banco do Brasil, FGCoop, Sebrae e especialistas em Cooperativismo e Economia Solidária. Durante o dia 15 de abril foram realizados os painéis, com temas focados nas políticas públicas e o papel do cooperativismo solidário para promover o desenvolvimento rural sustentável, além de temas como os desafios da inclusão sócio financeira no Brasil e ainda a relação do cooperativismo de credito e órgãos reguladores.

ASSEMBLEIA GERAL

O Seminário contou ainda com os trabalhos em grupos que apresentou as discussões sobre os desafios e perspectivas, encerrando com a realização da Assembleia Geral da Confesol.

[+] FONTE: Confesol

Categorias

Crédito e finanças, Finanças Solidárias
Tags deste artigo: cooperativismo de crédito campanha confesol

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    [+] CANAL UNICAFES

    [+] ONDE ESTAMOS

    [+] ARQUIVOS

    Unicafes AM

    Manaus - Amazonas - Brazil