Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

MDA discute manejo florestal comunitário na Amazônia

27 de Março de 2015, 19:42 , por Unicafes - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 85 vezes
Licenciado sob CC (by-nc-nd)

Foto - Rômulo Serpa/MDARepresentantes da Rede de Apoio ao Manejo Florestal Comunitário e Familiar da Amazônia vieram a Brasília para apresentar ao ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, propostas para melhorar as condições dos agricultores extrativistas do estado. Na pauta, estavam a retomada de um Grupo de Trabalho e uma chamada de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) específica para esse público.

O ministro destacou a importância da Amazônia para o Brasil e o interesse do MDA nessa discussão. “A questão ambiental, social e econômica da Amazônia me interessa profundamente. No que depender de nós, esse assunto será prioridade”, garantiu.

O presidente do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Rubens Gomes, explicou que a retomada do Grupo interministerial entre os ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário é urgente. “O que nos traz aqui é um Programa Nacional de Apoio ao Manejo Florestal Comunitário que instituiu o GT. Mas de 2012 para cá, não se fala mais nesse manejo, não se tem uma política de estado que pode dar resposta aos anseios das populações da Amazônia. Então, estamos retomando esse contato com o MDA, no intuito de solicitar a reedição do GT e a retomada do Programa, buscando a construção de uma política pública nacional robusta para apoio ao manejo florestal comunitário e familiar na Amazônia brasileira.”

Outra questão importante que os representantes trouxeram foi a necessidade de serviços de Ater diferenciados para os extrativistas da Amazônia. “Queremos discutir com o MDA formas mais adequadas para Ater na Amazônia, considerando que a política está sendo implementada para os extrativistas, mas há ainda uma série de ajustes a serem feitos para que essa política possa ser eficiente e dar os resultados esperados”, disse Rubens.

Ao fim do encontro, foi definida uma reunião para o próximo mês para retomar os trabalhos e as discussões sobre o assunto.

[+] FONTE: MDA | FOTO: Rômulo Serpa/MDA

Categorias

Região Norte, Agricultura Familiar
Tags deste artigo: agricultura familiar mda gta manejo florestal

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    [+] CANAL UNICAFES

    [+] ONDE ESTAMOS

    [+] ARQUIVOS

    Unicafes AM

    Manaus - Amazonas - Brazil