Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a blogdoalan
Tela cheia

Os argumentos mais comuns contra o MST

2 de Fevereiro de 2010, 22:00 , por Alan Freihof Tygel - 33 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 17129 vezes

Desde que voltei do EIVI tenho tido muitas conversas e discussões sobre o MST com amigos. Uma grande parcela dos argumentos que ouço são bem repetitivos, então vou fazer uma coletânea deles e colocar minha opinião sobre o assunto.

 

  • Fizeram lavagem cerebral em você!

Na minha humilde opinião, lavagem cerebral é quando enfiam algo que você não quer, ou não solicitou, pela sua cabeça adentro. Quando, por exemplo, você senta à noite cansado na frente da televisão e assiste porcarias contendo mensagens implícitas lá dentro. "Chefe do MST", "Invasão de terra", "A coisa tá preta"... Expressões que são usadas para criminalizar movimentos sociais, ou ressaltar preconceitos, e você achando que está só vendo televisão para se distrair.

Durante o EIVI, eu aprendi muito sobre o MST e sobre a questão agrária. Mas eu fui sabendo que encontraria pessoas com a mesma visão política, e que certos posicionamentos comuns seriam ressaltados e melhor embasados. Não disse em momento algum que o estágio foi "neutro" no sentido de apenas mostrar a "realidade"; de forma alguma. A realidade foi mostrada segundo o direcionamento político de pessoas que acreditam que a Reforma Agrária é necessária e que a forma como o MST luta para conseguí-la é legítima e válida. Até porque os conceitos de "realidade" e "neutralidade", ou "realidade neutra" são bem discutíveis.

Resumido: as minhas crenças que me levaram até lá foram apenas reforçadas e embasadas. Não foi nenhum "doutor padre ou policial" que me convenceu que o MST era bonzinho...

 

  • O MST tinha objetivos bonitos, mas hoje se perdeu.

Construi-se uma crença de que o MST um dia foi um movimento de trabalhadores inocentes plantadores de alface bonitinhos que um dia resolveram pegar em "armas" (facão, foice, enxada) e vão tentar tomar o poder. Na ocasião da marcha de 1997, existia uma certa simpatia da sociedade burguesa ao movimento, até por parte da Veja, quem diria.

É claro que existe muita coisa errada no MST: venda irregular de lotes, assentamentos com baixa produtividade, lideranças corruptas e totalitárias, etc, etc, etc, ... Mas num movimento que agrupa mais de 300'000 famílias, era de se esperar que nem tudo funcione idealmente.

A idéia que tenta se passar, no entanto é muito perversa: se um assentamento deu errado,  se um assentado vendeu o lote ilegalmente, então criminalizemos o MST, e usamos isso para provar matematicamente que a reforma agrária não presta.

NÃO! Se algo está errado, lutemos para que que dê certo. Uma lógica parecida é usada com o bolsa família, acham um "gato" e concluem que o bolsa família deu errado e não pode continuar.

 

A continuar....


33 comentários

  • B17a71fb5186201ed7ea238f35c96135?only path=false&size=50&d=404Lucas Ximenes(usuário não autenticado)
    2 de Dezembro de 2010, 14:05

    Pense bem !

    Minha colega Tays, eles estão lutando por um direito totalmente legal a "Reforma Agrária ". POis os mesmos não possuem terras para viver...eles querem apenas plantar para sua Subsistência. O que eles irão plantar, uma boa parte dos recursos conquistados ficará com o dono da terra ! Que por sua vez, existem muitos Grileiros envolvidos, pessoas que roubam terras alheias, falsificando documentos !!!
    O número de MST tão inúmeros, sendo que na maioria são pessoas de bem, querendo apenas melhorar a situação da nossa nação, certo , que tem alguns que se revoltam e partem pra violência( que é errado, isso não se discute ), mais o que pratica a violência são poucos, muitos poucos. A mídia quer nos mostrar que esse movimento são de forma geral REBELDES, porque há destruição de plantações e prejuízos aos cofres públicos, mas ela mostra apenas isso, mascarando o que é realmente esse MOVIMENTO, que são trabalhadores rurais querendo um pedaço de terra, nesse gigantesca área, para trabalhar e tirar seu sustento, apenas isso, além de melhorar a situação nas cidades, pelo aumento de comida no mercado. Por isso pense e faça um crítica sobre sua opinião, pois parece que cada vez nós tampamos nossos olhos diante de casos em que são justos e apenas os políticos e os detentores do poder estão ganhando.


    • 24e776ef55f014fa76431fd84ad5aa9e?only path=false&size=50&d=404Naylla(usuário não autenticado)
      13 de Novembro de 2013, 15:10

      Muiito beem

      adoreei seu ponto de vistta cara, mii ajudou muitto , poiis ate eu estava na duvida , maais muito obrigadaa bj*


  • 33a329f4e09bd9c94f8a5c6de6937167?only path=false&size=50&d=404Ana Clara(usuário não autenticado)
    13 de Março de 2011, 18:37

    agradendo aos comentarios

    Quero dirigir meu comentario ao comentario do Lucas, pois estou fazendo um trabalho da escola sobre reforma agraria e precisava encontrar depois de pessoas a favor do MST e encontrei o depoimento do Lucas. Lucas muito obrigada pela ajuda e gostei muito do seu ponto de vista sobre os sem terra você é um rapaz de atitude e opinião formada.


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Cancelar