Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia

O que, para quem e como Educar?

3 de Fevereiro de 2014, 20:26 , por Caio - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 47 vezes

 

Michel Serres um filosofo francês que caminhou por diversas áreas é o autor do livro A Polegarzinha onde analisa as mudanças ocorridas no último século, e o surgimento de Polegarzinhos e Polegarzinhas, jovens que pretendemos ensinar, a partir de estruturas que datam de época que eles não reconhecem mais: prédios, pátios, bibliotecas, salas de aulas, auditórios universitários, campus e os próprios saberes, estruturas que datam de uma época que os seres humanos eram diferentes.Diante destas transformações, sem dúvida é necessário inventar novidades inimagináveis. Nossas instituições tem o mesmo brilho das constelações que os atrônomos nos dizem ter morrido a muito tempo.

Nas civilizações classícas o saber tinha como suporte o corpo docente do erudito, que eram como bibliotecas vivas. Pouco a pocuo o saber foi objetivado, primeiro em rolos, velinos e pergaminhos, depois em livros de papel, suporte do impresso, e hoje o saber esta na Internet. Com a mudança de suporte muda a tecnologia de ensino-aprendizagem. Se a paideia surge para educar os cidadãos livres, com a Internet não há um único lugar para educar-se, pois o saber está disonível e distribuído por todos os espaços que nos deslocamos.

Sem que nos dessemos conta um novo ser humano nasceu. Não temos mais a mesma relação com o corpo, o mesmo modo de vida, não nos comunicamos mais da mesma forma, não tememos a mesma morte, inclusive o trabalho se transformou. Os alunos que emergem dessa (re)produção humana são diferentes. A grande maioria mora nas cidades, são mais sensíveis ao meio ambiente, habitam um mundo muito povoado.

Junto com estas mudanças de lugar de tempo, de suporte e das pessoas, mudam também as funções cognitivas para assimilar tudo isso. Na verdade a mudança que necessitamos não afeta apenas o ensino, mas o trabalho, a saúde, o direito e a política, isto é conjunto de nossas instituições.


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar