Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia

Sistema de Numeração Binários e Computadores Digitais

2 de Dezembro de 2017, 12:16 , por Caio - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 79 vezes
Licenciado sob GNU FDL

No início do desenvolvimento dos primeiros computadores, quando estes ainda eram apenas máquinas capazes de realizar vários cálculos e de armazenar os resultados em alguns poucos meios físicos (cartão perfurado), era utilizado o sisema de números decimais. Naquela época, 1940-1960, toda a passagem de informações entre as partes do computador (valvulas e transistores) era feita eletrônicamente, por cargas eletríca, sendo necessário medições constantes para verificar que valor estava sendo transmitido. O problema de trabalhar com decimais é que cada algarismo armazenado possui 10 estados possíveis, representando os números de 0 a 9, o que torna a quantidade de erros muito frequentes. Bastava que uma válvula estivesse fora da temperatura ideal para que os resultados das operações começassem a sair errado. Von Neumann recomendou em sua arquitetura que os dados e instruções fossem agora armazenados em binário, facilitando a análise dos mesmos e reduzindo a quantidade de erros. (1)

 

O que mudou com o sistema bińario?

Antes de aprofundar esse tópico, é preciso entender o que um sistema de numerações representa. (Pesquise sobre o assunto um pouco e retorne aqui)....por exemplo o sistema de números romanos é diferente do binário, mas ambos tem o mesmo objetivo.

Agora que você já conhece alguns sistemas de númeração, com o sistema binário, as informações analógicas como a medida de calor de uma válvula que a variação superficial era representada pelas casas decimais (19,2ºC, 19,21ºC, 19,22ºC,19,23ºC,19,24ºC...19,3ºC), tendo uma representação contínua, passa a representado de forma discreta, que pode considerar essas pequenas variações ou não, dependendo da necessidade de precisão.

 

O sinal analógico pode ser representado graficamente por uma curva, admitindo o sistema númeração decimal, que possibilita diversas combinações possíveis para cada momento da informação. Obseve as figuras (01 e 02) a baixo, que mostram uma curva, sendo possível observar que numa fração de tempo (uma ondulação) o valor muda entre o mínimo e o máximo de forma continua.

 

 

Figura 1: Exemplo de um esboço gráfico de um sinal analógico. 

Figura 2: Uma ondulação


 Já no caso de uma representação discreta, com sistema binário, apenas dois valores são possíveis, 0 ou 1, logo diminiu a chance de erro para interpretar que valor uma determinada variável assume em cada momento. 

 

 

 

Uma vez que as infomações tiveram sua base de representação modificadas o armazenamento e transmissão também mudou.

Costuma-se dizer, erroneamente, que a digitalização transformamos a informáção analógica em digital, quando na verdade a representação digital é uma nova representação, que não altera a análógica e, em falando de transmissão pode ser necessário enviar sinais digitais via meios analógicos, como o caso das rádio FM que usam um computador para tocar as músicas no estúdio, mas a antena de transmissão emite onda para os aparelhos da redondeza. (2)

Na maioria das situações, a ideia de digitalizar também está associada a comprimir, visto que ao representar um certo fenomeno através de números binários, informações discretas, ignora-se alguns valores, ou seja, reduz o "conteúdo" original.

 

Referências:

1 - http://producao.virtual.ufpb.br/books/edusantana/introducao-a-arquitetura-de-computadores-livro/livro/livro.chunked/ch01s08.html

2 - http://www2.ufba.br/~romildo/downloads/ifba/transmissao-digital-analogica.pdf

 


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar